terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Descobri que não sei a hora de vender

 É isso pessoal. 

Olhando aqui meu portfólio e pensando como eu poderia vender minha primeira ação/etf/bitcoin. Este último teve uma queda bacana de 20k neste final de semana e eu me perguntei porque não vendi antes. Hoje ele voltou ao patamar anterior e, mesmo eu prometendo que na próxima máxima eu venderia, não consegui fazê-lo. 

Isso tem acontecido em várias ações também: banco Inter, Magalu, Eztec. Eu simplesmente chego no momento que deveria fazer a venda (e recomprar mais pra frente se eu achar que faz sentido) e não consigo fazer. É como se eu tivesse sempre achando que é uma péssima hora para vender. 

Curioso que na compra isso não acontece. Mesmo que o ativo caia logo em seguida, eu sempre mantenho a esperança no longo prazo de que ele suba e eu embolse o lucro. Fico me perguntando qual o meu problema em me desfazer dos ativos, transformar em cash e esperar uma nova oportunidade de entrada caso ele realmente seja sensacional. 

Vocês passam por isso também? 

Preciso ainda identificar a minha identidade como investidora nessa parte da venda. Talvez também seja alguma questão de ser "primeira vez", depois que a gente passa pela primeira, as próximas tendem a ser mais fáceis. 

Bitcoin especialmente tem uma volatilidade tão grande e eu comprei tão pouco, que tenho ainda mais "dó" de realizar uma venda. 

Quem tiver dicas sobre como me desapegar de ativos, agradeço! rs. 

Abs, 

IFM


6 comentários:

  1. o melhor que eu consegui foi atribuir um percentual a cada ativo e se subir ficando 10% acima daquele valor eu vendo uma parte. Ainda corro o risco de vender e o negocio continuar subindo mas enfim, nao da pra ser perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vagabundo, pode ser uma estratégia. Acho que vou adotar algo como o quanto já estou positiva no ativo + rentabilidade histórica. Chegando nas máximas me desfaço...

      Excluir
  2. Não dá pra necessariamente saber antecipadamente a "hora certa" de comprar ou vender uma ação.

    Porém, tem algumas ações que tem movimentações razoávelmente repetitivas e por isso se tornam até certo ponto previsíveis, mas pra isso tem que acopnhar essas ações durante algum tempo, pra perceber as motivações desses movimentos.
    Que pulveriza oa investimentos em ações dificilmente conseguirá acompanhá-las nesses detalhes, isso é mais fácil pra quem investe em poucas ou mesmo uma ação.

    Por outro lado tem ações muito imprevisíveis e altamente especulativas, difícil acompanhá-las.
    Pra quem investe em várias ações, acho besteira essa preocupação com compra e venda "perfeita", é estresse gratuito quer ficar acertando isso, coisa pra quem é esclusivamente investidor, pra quem não é, acho interessante imaginar uma espectativa de ganhao e procurar alcançá-la.
    Alcançando a espectativa a missão está cumprida, se depois a ação subiu mais, paciência, faz parte do jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem total razão Anon. Acho que a trava vinha de eu nunca ter vendido nada. Agora que realizei a minha primeira venda, já realizei a segunda e a terceira em seguida!rs.
      Em todas elas o valor subiu depois da venda, faz parte, mas coloquei no bolso o lucro.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  3. Oi Anon,
    Obrigada pelo comentário. Com certeza muito válido. Acho que o que me atrapalha hoje é esse mindset de que estarei perdendo se o ativo subir mais. Preciso abandonar isso, focar no lucro atual e partir pra próxima, rs.
    Abs,
    IFM

    ResponderExcluir
  4. Pra saber a hora de venda é necessário um pouco de conhecimento em analise técnica. Você precisa esperar um pivot de baixa ou um candle de reversão em uma resistência previamente estabelecida, com isso vai diminuir as probabilidades do ativo continuar subindo.

    Grande abraço
    Rumo a IF.
    https://rumoaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)