sábado, 25 de julho de 2020

Uma pandemia no meio do caminho e alocação de portfólio

E aí pessoal, como vão?

Pode parecer surreal dizer isso, mas pela primeira vez na vida montei uma planilha para acompanhar a alocação do meu portfólio e, mais do que isso, montar uma estratégia. Alguns vão dizer: mas IFM, como você pode ter chegado até aqui sem isso? Também me pergunto isso, mas o fato é que eu surfei na onda das altas taxas da renda fixa nos últimos tempos e, vamos combinar, não precisa ser um grande gênio para isso.

Além disso, foquei muito na minha carreira e em ganhar cada vez mais, então além das altas taxas da RF (muitas vezes acompanhada de alta inflação, mas digamos que esta esteve mais controlada nos últimos anos, então tive sim ganhos reais), tive também aumentos substanciais de ganhos nos últimos anos.

Isso tudo me fez chegar onde estou, mas definitivamente não é isso que vai me fazer chegar à IF ou ao próximo patamar. Primeiro, porque as altas taxas, se voltarmos a ter, serão porque tivemos um retorno aos sombrios tempos de inflação alta (espero que não seja esse o nosso caminho, mas com tanta impressão de moeda pelo mundo e pelo Brasil, é provável que seja). E se realmente tivermos uma alta na inflação e na Selic, no fim esta acompanha àquela com um "delay", então vamos sofrer principalmente no início.

Meu segundo pensamento é que atingi uma marca que dificilmente vou crescer muito mais (e até mais importante que isso, muito rápido) na minha carreira. O objetivo aqui vai ser manter este patamar que conquistei e, se vier uma boa surpresa pela frente, não imagino que seja nos próximos meeses. É aquela velha máxima: é mais fácil crescer e mais rapidamente no início do que quando você atinge patamares mais altos.

Dado isso, sabendo que não conto mais com as altas taxas de RF e nem com grandes saltos de carreira, meu caminho tem que se voltar a investir melhor. A conhecer mais desse mundo. A não continuar passivamente investindo em ações que parecem bacanas e em CDBs e LCIs com taxas atraentes.

É fácil falar isso depois de chegar a esta conclusão. Porém, parei para refletir depois de um fato que não foi legal neste ano: a chegada da pandemia. A reflexão que fiz é que foi somente com a quarentena que consegui investir algumas horas que eram desperdiçadas em transito e em outros afazeres, em horas realmente úteis.

Percebi que eu vivia em um looping que era composto por: trabalhar ferozmente de segunda a sexta, gastando meu tempo entre trabalho/pilates/transito. Sair e me divertir de sexta à noite à sábado. Preparar para começar tudo de novo no domingo (e descansar). Era isso. Não parava para pensar se eu estava de fato contente com essa rotina, se ela me levaria a um novo patamar. Estava acostumada a ela e com ela eu convivia bem.

A pandemia chegou e algumas horas a mais surgiram no meu dia. Eu não precisava acordar mais as 7h30 (estou acordando literalmente às 8h30). Com isso, descobri que posso dormir mais e melhor. Trabalhando de casa, continuo trabalhando muito. Mas ao fechar o laptop, já faço minha yoga (que substituiu o pilates - suspenso desde o início da quarentena). Religiosamente estou buscando fazer yoga todos os dias (com isso, perdi já em tornod e 5kg). Foi em uma dessas pausas que temos em casa, porque não estamos rodeados de pessoas a todo momento, que vi que tinha feito um investimento errado. E aí me surgiu uma idéia.

A idéia era: por que não ocupar meu tempo que muitas vezes eu achava que estava "ocioso" nesta nova fase de vida, com um curso realmente profissional de investimentos? E com isso, investir no meu conhecimento. Foi aí que comprei o curso e lá se foram 2 meses estudando (dos um pouco mais de 4 que estamos em quarentena). Estou aprimorando meus conhecimentos e foi assim que cheguei hoje na fase de analisar a alocação (acho que vou comentar mais dela no próximo post).

A grande conclusão que chego é que estou vivendo melhor. Claro que sinto falta do relacionamento humano e não quero ficar neste "mode" o resto da vida. Mas vi o quão importante tem sido não ter que me deslocar para o trabalho. Sigo com uma rotina rigorosa de exercícios, estou me alimentando melhor, faltando pouco mais de 5kg para eu chegar no meu objetivo de peso há pelo menos 10 anos. E, ainda por cima, estou estudando algo que há muito tempo eu queria e nunca tinha tido 1. coragem de investir dinheiro nisso 2. tempo para me dedicar.

A dedicação é grande. Além de alguns minutos ao longo do dia durante a semana. Tenho ficado muitas horas no final de semana estudando também, já que durante a semana é mais complicado. Claramente com minha rotina agitada de final de semana anteriormente, eu jamais teria comprado o curso / deixado a minha rotina de lado para me dedicar.

Obviamente além desses "ganhos" que são mais claros, vejo que estou mais disposta, me sentindo mais útil, me sentindo evoluir não só em mente, mas em corpo. Isso é muito importante para quem quer viver uma IF feliz: mente e corpo em harmonia, cuidado de nós mesmos ao longo do caminho e quando chegar lá.

E vocês? O que estão fazendo enquanto a pandemia não passa? O que querem contar sobre esse longo período presos em casa?

Confesso que escrever esse artigo me deu um mix de felicidade / orgulho. Façam isso por vocês.

Abs,
IFM

4 comentários:

  1. Oi IFM, acompanho seu blog há mto tempo, mas nunca tinha postado.
    Gosto mto das suas reflexões, e fico feliz de ver uma mulher falando sobre finanças, pq a grande maioria são homens (e alguns só por Deus, post machistas...péssimo)....
    Tenho refletido bastante tb, tenho um filho de quase 2 anos, e me possibilitou ficar mais tempo com ele, curtir a casa, enfim, dar valor para o que temos, e me dedicar ao que eu considero importante.
    Minha situação é bem parecida com a sua, peguei taxas ótimas de RF, tinha um pouco de RV, principalmente fundos de investimentos, FIIs antes da pandemia, e agora com alguns títulos vencendo estou considerando aumentar minha exposição a RV....mas como minha rotina é bem maluca, com home office, o bebê e tudo q a casa demanda (antes eu tinha a babá e uma diarista...outra reflexão q tenho feito, pq como a nossa realidade aqui no BR é tão desigual, eu classe média posso pagar, e pensando mesmo, pouco para ter ajuda...ou seja, explorando outras mulheres....enfim, continuo pagando elas, mas vou considerar mesmo rever isso, ou pagar mais, ou não ter), vou tentar algumas ações q gerem dividendos e os fundos....
    Tenho assistido bastante uns vídeos do Greg News...não fala bem sobre finanças, mas acho q são aspectos bem válidos para considerar....

    É isso, parabéns pelo blog, e te desejo tudo de bom no seu caminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Classe média" com uma babá e diarista??? Desculpe-me, mas classe média não tem babá e diarista. Aliás, é uma hipocrisia vc dizer que "explora outras mulheres"....se fosse homens, não seria exploração? Isso é contratatção de mão de obra e serviços, é o que faz a economia girar, não é exploração. Sua visão esquerdista é deturpada, sugiro que pare de assistir esse Greg News e se dedique a algo mais esclarecedor.

      Excluir
  2. Bela reflexão, você acaba percebendo que não estava numa corrida dos ratos pelo dinheiro, mas também pelo tempo. Usando esse tempo "ocioso" com qualidade começamos a ver muito mais vantagens e querer mais.

    Essa quarentena de fato veio pra dar muitos resets mentais, não só econômico haha

    Abçs

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)