domingo, 22 de dezembro de 2019

Ações, queridas ações

E aí pessoal, tudo certo?

Última grande semana de trabalho do ano finalizou de forma intensa. Muitas coisas me aguardam no início de janeiro, rs.

Mas deixando um pouco trabalho de lado, quero aproveitar estas próximas e tranquilas 2 semanas para poder fechar o ano e me preparar para o próximo. Sigo religiosamente seguindo o acúmulo do meu capital semana a semana, e claro, com essa onda de otimismo no Brasil, eu não poderia deixar de destacar a felicidade com uma das modalidades de investimentos: ações.

Cheguei à grande marca de 20k de ganho em ações, em um pouco mais de 1,5 ano investindo nelas. Como vocês sabem, eu tenho menos de 8% do meu portfólio nelas, o que significa que esses 20k representam um grande ganho, algo em torno de 17%.

Claro, não são 17% em um ano, mas mesmo se considerarmos 2 anos, eu ainda estaria ganhando do CDI com folga, fazendo um conta não muito inteligente, em torno de 8% ao ano. Isso é espetacular, pensando que tenho 2 grandes micos entre as ações: uma desvalorização de SMLS3 de mais de 50% (yes!) e outra da MPLU3 (falecida), de mais de 40%. Mesmo assim, quando olhamos o portfólio com pouco mais de 15 papéis, temos esse resultado que acho fenomenal, para uma leiga como eu.

Não tem muito segredo na verdade. Depois que "peguei o jeito", ficou um pouco mais fácil de identificar oportunidades (quedas e potenciais) e entrar na hora correta. Ainda não vendi nenhum dos meus papéis, quero ver como ficará a declaração de IR da MPLU3, por exemplo, e depois entenderei melhor como funciona isso.

Para o próximo ano, quero seguir diversificando cada vez mais minha carteira com FIIs, ações, ouro, dólar, ações no exterior e, quem sabe, até bitcoin.

Tranquilidade e sabedoria, é isso que vale na vida.

Abs,
ifm

2 comentários:

  1. Boa Tarde! Mais a multiplus não saiu da bolsa ? vc continua sócia mesmo assim ? como faz para vender agora ?

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)