quarta-feira, 13 de março de 2019

Os 31 chegaram! Balanço geral da Vida

É meus amigos, mais um ano passou voando!

Não sou mais a garotinha de 20 e poucos anos, na verdade a década dos 30 está evoluindo super rápido! Senti menos a passagem dos 30 para os 31 do que a dos 29 para os 30. Acho que isso é normal né?

Fato é que os aniversários nos fazem refletir muito, assim como na virada do ano. Pensamos onde queríamos estar, o que fizemos até aqui e qual o valor mesmo da vida. O bom é que a IF já nos faz refletir bastante sobre isso.

No geral, estou muito satisfeita com o que conquistei. Cheguei num patamar de renda que eu nem mesmo sonhei que poderia chegar. Fui além do que me propus neste quesito. Com relação à gastos, não tenho o que reclamar, achei um ponto de equilíbrio entre viver para economizar e gastar para viver. Conquistei um patrimônio que eu considero muito significativo para quem chega aos 31. Por isso, nota 9,5 para mim aqui! rs.

Vida pessoal, eu dou nota 7. Muita coisa mudou da garotinha dos 20 para os 30. Eu sonhava em me casar e formar uma família com filhos já aos 30. Mas fato é que muita coisa mudou na última década e esses sonho ficou muito distante. Hoje namoro, mas não sei se quero me casar mais. Filhos é quase certo que quero, mas sem um companheiro que queira o mesmo que eu, tudo fica mais complicado. Por outro lado, tenho uma família muito presente e amigos muito especiais. Eles fazem tudo valer a pena na vida.

Quando olho para minha carreira, vejo que estou chegando na reta final. Me preparo e anseio isso. O que farei depois dos 40, não faço menor idéia. Quero fazer algo por puro prazer, fazer uma escolha extremamente acertada, algo que não fiz no passado, porque só pensei em dinheiro. Nota 9 aqui, apenas por ter chegado no patamar que eu queria e ter até ultrapassado ele.

Saúde, bem-estar foram os grandes assuntos que deixei para trás na última década. A fome por resolver a vida financeira era tão grande, que qualquer outro assunto foi deixado de lado, inclusive este. Agora pago o preço de ter me descuidado e brinco que estou passando pelo extreme makeover, porque estou mesmo 100% focada nisto este ano. Nota 3, mas com tendência a ser recuperada nos próximos anos e para o resto da vida. Pena que a recuperação é muito mais difícil e lenta que a prevenção.

Também tem um item que eu não tenho o que reclamar: viagens. Nossa, como viagem nesss últimos anos. Até me perco um pouco na linha do tempo para lembrar de todos os lugares para os quais já viajei. Isso sempre foi uma prioridade na minha vida e continuará sendo. Agora, muito mais focada em destinos mais caros (que deixei para quando eu tivesse mais grana) do que os baratinhos (esses todos acabei conhecendo na última década).

Fazendo um desafio para mim mesma e pensando no que vou querer refletir no meu aniversário do ano que vem, quero ter dado um up na minha condição de saúde e bem-estar. Quero não só ter feito disso uma rotina na minha vida e estar me sentindo melhor, mas também ter conseguido controlar melhor o stress do dia-a-dia, que é algo que eu sempre tive dificuldade e achava que com quantias maiores de patrimônio seria tranquilo de conseguir (não é verdade). 

E você, já parou para pensar tudo que você conquistou nesses últimos anos? O que deixou de lado? O que quer focar nos próximos?

Abs,
IFM

28 comentários:

  1. Parabéns IFM! Tanto pelo aniversário como pela retrospectiva! Nada melhor que olhar para trás que saber que as decisões, sacrifícios valeram a pena. Mais importante que NÃO errar é aprender com os erros.
    Abraço!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada EI!
      Pois é, um grande erro foi descuidar da saúde. Agora é correr atrás e seguir rumo à IF!
      Abs

      Excluir
  2. Também pretendo namorar bastante, mas com uma mulher mais nova que eu.

    Biologicamente ela tem mais tempo pra ter filhos mais tarde. Uma coisa é uma mulher de 19, 20, outra é uma de 30, 35, 40. Gravidez depois dos 35 já é mais de risco.

    Depois dos 40 acho que fica bem pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que troll o que? Eu falei um fato oras. Um fato e um gosto pessoal meu.

      Ou é errado agora? Quem é você pra julgar?

      Excluir
    2. Esqueceu do "fato" que o esperma do homem envelhece 5x mais rápido que o óvulo da mulher (que já nasce com ela em quantidade definida).
      Então preocupe-se mais com a sua idade ao querer ter filhos do que com a saúde da companheira. Afinal, a partir dos 22 a gente começa a morrer, rs.

      Excluir
    3. A taxa de fertilidade masculina começa a cair a partir dos 50 anos de idade. Já no caso das mulheres, aos 25 anos a taxa começa a cair cerca de 20% ao mês e, após os 40, a chance de engravidar chega a 1% por mês.

      Excluir
    4. É muito triste ter que apagar 2 comentários que não conseguiram manter a discussão no nível do respeito. Não tolerarei xingamentos e ofensas no blog pessoal, aqui é discussão com respeito e nível alto.
      Obrigada!

      Excluir
    5. Não falei em fertilidade, falei da qualidade do óvulo/espermatozóide.
      Me referi a uma pesquisa que diz que quanto mais velho o pai, maiores as chances de transmitir alterações genéticas relacionadas à doenças. Os pais passam 4x mais mutações que as mães.

      Excluir
    6. Fertilidade tem tudo haver com qualidade. Óbvio que ser pai depois dos 50 aumenta os riscos.

      Mas a mãe é nos 40. Não fale o que não sabe.

      Excluir
    7. Vocês anons e Ryca estão equivocados.

      Perigoso pra mulher engravidar, é depois dos 40. Homem, fica mais arriscado depois dos 45 ser pai...

      Excluir
  3. Vale a pena investir em ações não tendo nem 100k ainda?

    Acho que não em, sei lá. Melhor deixar pra aplicar em ações depois do milhão. Pra usar como uma reserva.

    ResponderExcluir
  4. Meu aporte atual é 1k, acho que pensar em renda variável é loucura.

    Claro, uma aposta aqui e ali em criptomoedas é válida porque se investe menos.

    Deixar tudo em renda fixa mesmo, o que acha?

    ResponderExcluir
  5. Você tem carro? Faça um post sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns IFM! Faz um filho em mim!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo aniversário, IFM! O clube dos 30 é ótimo, hahaha.

    Já passei por tanta fase, já quis tanta coisa, mudei outras... acho que nunca estaremos satisfeitas com 10 em tudo, mas faz parte. É a insatisfação que nos movimenta.

    Sucesso na sua caminhada e que esse próximo ano seja excelente e que você colha cada vez mais os frutos de todo seu trabalho!

    P.S.: você é peixinha, que nem eu? hahaha

    ResponderExcluir
  8. Pelo visto fazemos aniversário no mesmo dia, apenas dez anos de diferença...rs Parabéns pra gente!

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
  9. Aniversário é sempre uma boa oportunidade pra fazer uma reflexão da vida.
    Vejo que você fez muita coisa interessante e também conseguiu conciliar isso com o ganho em patrimônio, que bom, essa é uma junção que poucos conseguem fazer com sucesso em ambas as frentes.
    Também já passei dos 30 e acho que a gente pode começar a entrar numa fase de menores expectativas quanto a trabalho e outros assuntos, porque já passamos pela fase de conhecer a realidade de muitas coisas, creio inclusive que isso pode ter feito você mudar seus planos quanto a casamento e filhos.
    Vamos caindo na real quanto a muitas coisas e isso faz com que fiquemos menos empolgados com isso (o que pode ser bom ou não) temos que saber equilibrar as coisas. É fácil? Nem sempre.
    Acho que daqui pra frente você pode e até deve se preocupar um pouco mais com a saúde e bem estar e evitar os excessos no trabalho, na medida do possível, stress faz muito mal no longo prazo.

    É isso, parabéns por mais um ano e sucesso nos objetivos que virão.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo relato. O seu namorado não quer ter filhos? Se isso for fundamental pra vc, deveria procurar um companheiro com o mesmo objetivo. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.

      No meu caso por exemplo, se fosse pra ter, só depois dos 40.

      Excluir
  11. Olá IFM!

    Primeiramente parabéns! Feliz Aniversário! Interessante a sua trajetória!

    Não se lamente por não cuidar tão bem do físico. Isso você coloca em dia rapidinho... É só querer! O que deves ter em conta durante a sua vida é ter a certeza de não estar perdendo tempo, pq ele é o nosso bem mais precioso!

    "E você, já parou para pensar tudo que você conquistou nesses últimos anos?" Sim!

    "O que deixou de lado?" Muita coisa!

    "O que quer focar nos próximos?" Evolução como pessoa. Sempre.

    Aparece!

    Um abraço, Fernando do Sou Poupador.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei curioso pra saber o que cursou na faculdade para chegar a um patamar tão satisfatório aos meros 31 anos de vida. Parabéns moça!

    Sei que muitos blogueiros (com certa razão) preferem omitir este fato aqui na blogosfera financeira, mas se puder ou quiser compartilhar, seria interessante.


    Anon 2.4

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, Feliz Aniversário. Tudo de bom!

    Achei interessante você ter feito a analise das suas metas de vida de 0 a 10, reparei que está bem na maioria delas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ola IFM!

    Cheguei há pouco tempo aqui ao blog e estou amando
    Que percurso interessante!
    Tão nova e já com tanta coisa vivida e objectivo alcançado! É muito raro ouvir alguém, com 31 anos apenas, dizendo que está a chegar à reta final da sua carreira. Só mesmo um jogador de futebol hahaha
    Incrível, os meus parabéns :)
    Há alguns posts onde explique melhor a sua trajectória a nível profissional? Fiquei muito curiosa, porque achei um grande exemplo de determinação e foco!
    Keep going! :D

    Bjo

    Maria do Equilíbrio da Precisão

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)