terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Metas 2019

E aí pessoal, como foram de virada?

Espero que tenham projetado muita energia boa ao universo, porque uma coisa é fato, justiça divina existe e tudo que desejamos volta para nós! =)

Falando um pouco das metas 2019, resolvi manter um número pequeno de metas novamente para poder me focar:

1) Saúde: preciso ter este foco este ano. Deixei esse assunto totalmente de lado e isso não é promissor para quem quer alcançar a IF. No próximo ano procurarei ir em pelo menos 1 médico a cada 2 meses (especialistas diferentes) e fazer exercícios físicos 3x por semana.

2) Finanças: como não poderia deixar de ser, uma meta de patrimônio financeiro. Considerando uma média de 0,6% de rendimento por mês e aportes razoáveis, eu chegaria no ano que vem em torno de 1,4 milhão. Mas não é isso o que eu quero. Quero atingir 2 milhões em 2020, então preciso chegar pelo menos no 1,5 milhão este ano. Esta será minha meta, 1 milhão e meio de reais.

3) Intelectual: desde que terminei minha pós em 2014, eu praticamente fiz nada para me desenvolver intelectualmente. O objetivo neste ano é ler 12 livros ou ler 8 livros e fazer um curso.

4) Blog/Renda extra: até hoje levei o blog de forma leve e como  hobby. Mas eu gostaria de dar um "up" nele. Dar uma profissionalizada e conseguir, mesmo de que de forma tímida, uma pequena renda extra. Até hoje não consegui juntar os 100 dólares necessários para a retirada (saldo atual, após 20 meses de blog: 29 dólares) e gostaria de somar esses 100 dólares no ano que vem. 

Não é uma meta, mas quero continuar com as boas práticas de 2018. A melhor delas foi o desapego e o desacumulo material. Quero levar isso para o resto da minha vida.

De resto, aproveitar amigos, amor, me divertir mais, me preocupar menos. Afinal, preocupação não leva a lugar nenhum e a diversão deixa a vida mais leve.

IF, quero você, vamos juntos até ela!

Abs,
IFM

21 comentários:

  1. Sobre o item 4, acho bacana, mas precisará criar um projeto novo. O erro de todos aqui no finansfera é tentar monetizar o blog de finanças, não dá certo.
    Abraço e excelente 2019!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Uó? Poxa, queria muito conseguir alavancar este blog, acho que posso levar um mindset bacana para as pessoas, principalmente mulheres...
      Obrigada e um feliz 2019!

      Excluir
    2. Meu blog também e de finanças e de investimento do blogger e nos últimos meses tenho conseguido entre 6 e 10 dólares por mês, a manter essa frequência de postagens vou conseguir mais de 100 dólares num ano.

      100 dólares ou mais num blog de finanças mesmo do blogger é possivel. É uma questão de levar mais gente para seu blog, partilhando nas redes sociais, fazer SEO, e colocar bem os anúncios.

      O VDC conseguia 30 dólares por mês com o blog dele, num ano tirava mais de 300 dólares.

      Com o tempo acho que você consegue sim, pois o google começa a ranquear melhor seu site e seus artigos.

      Feliz 2019!

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  2. Olá IFM,

    Muito sucesso em 2019, tomara que você alcance suas metas. Mas tem uma pergunta que eu gostaria de fazer sobre a sua estratégia : Se os juros da renda fixa oferecem um prêmio de 2,5% acima da inflação (6,5% da Selic e IPCA de 4%) como você pode considerar a TSR de 4%?

    Feliz 2019, grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou ela, mas veja só. Título do tesouro direto paga, hoje, inflação + 4.99%.

      Além disso, você pode tirar um pouco mais, de forma que o capital acabe quando você tiver 100 anos, por exemplo. Não precisa só tirar os juros, afinal o objetivo não é levar o dinheiro pro caixão...

      Excluir
    2. Olá Aportador,
      Além do que o Anon falou, a própria teoria da TSR mostra que em grande parte dos casos, por mais que a inflação seja menor ou maior ou que o ganho real varie um pouco, os 4% são seguros para manter relativamente o patrimônio até o falecimento.
      Ainda assim, creio que quando eu atingir a IF não vou retirar os 4% todos os meses, muito provavelmente será menos que isso.
      Por isso, sigo tranquila.
      Abs e feliz 2019!

      Excluir
  3. Pra começar com o pé direito... o primeiro aporte do ano tem que ser amanhã rs

    ResponderExcluir
  4. Espero que consiga alcançar todas as suas metas! Se você atingir 2 milhões de patrimônio em 2019 será excelente.

    Eu no meu blog, vou começar a escrever cada vez mais dicas de como melhor as visualizações no blog, de como ganhar mais dinheiro com o blog nos anúncios e de outras maneiras. Acredito que vai ajudar os sites de finanças e investimentos que tem esse mesmo objetivo.

    Feliz 2019!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada DIL.
      Mas é impossível atingir 2 milhões em 2019. Prefiro manter o pé no chão e sonhar com o difícil, que são os 1,5 milhão e quem sabe chegar nos 2 em 2020, o que seria um grande sonho também.
      Legal, vou acompanhando o seu blog também. Feliz 2019!
      Abs

      Excluir
  5. Feliz ano novo e sucesso nos investimentos !

    ResponderExcluir
  6. Feliz 2019 IFM.
    Que tudo corra como idealizado.

    Acho sempre ótimo quando alguém se preocupa em aumentar o leque de conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, te desejo o mesmo!
      Não tenho me preocupado muito com isso nos últimos anos (só foco na carreira), mas agora quero retomar.
      Abs

      Excluir
  7. Quantos de aporte para chegar ao primeiro milhão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Anon, pelas minhas estatísticas nos últimos 3 anos eu vejo que a variação sempre foi entre:
      3/4 ou 2/3 a proporção de aporte x rendimento.
      2017 2/3 foram aportes
      2018 3/4 foram aportes
      Então eu diria que entre 666.666 mil reais (2/3) e 750.000 (3/4) em aportes.
      Isso considerando que eu fui MEGA conservadora e sempre foquei em aportar mais e melhorar minha carreira.
      Abs

      Excluir
    2. Legal demais! E qtos anos de investimentos? O juro composto começa realmente a fazer diferença depois de quanto?

      Excluir
    3. Anon, invisto desde que me conheço por gente pequenas quantias, mas o ano que de fato eu falei: agora é pra valer e comecei a acompanhar meus números e investimentos de perto foi em Fev/2015.
      Honestamente, até hoje não vejo os juros compostos MEGA fazendo a diferença. Eu via no ano de 2017 que foi um ano de selic alta e sem fazer nada seu dinheiro crescia 1% ao mês. Hoje em dia, essa grana me parece ínfima. Quem sabe depois dos 3 milhões eu consiga ver essa bola de neve todo que o pessoal fala...

      Excluir
  8. Mas pra atingir 2 milhões até 2020, 1,4 milhão em 2019 já não está razoável? Lembre-se que os juros compostos serão ainda maiores em 2020, o que vai facilitar mais ainda a chegada nos 2M.

    Boa sorte com as metas, e feliz 2019!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JP!
      Não acho 1,4 razoável, primeiro porque significa que eu acumulei só 250 mil no ano. Como acumular 250 mil num ano e depois ter que ir atrás de 600 mil no outro? Prefiro fazer 350 mil neste ano e aí trabalhar para 500 no ano que vem, para mim é isso que o juros compostos vão me ajudar a fazer.
      Abs e feliz 2019 para você também!!

      Excluir
  9. Muito interessante, a algum tempo atrás entendi que planejamento e metas são essenciais para quem deseja crescer.

    como funciona a minizinha

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)