terça-feira, 14 de agosto de 2018

Aportes e reflexão

E aí amigos, tudo bem?

Por aqui seguimos na luta. Fiz alguns aportes nesta semana:

1) ITSA3 - deu uma bela de uma caída no final da semana passada e resolvi apostar. Afinal, com todos os papéis da RV no "vermelho", o que seria mais um a curto prazo né? rs

2) Fundo Alaska - nunca investi em fundos de investimentos, resolvi apostar um valor baixo neste que dei uma pesquisada e ver se ele me ajuda a dar um up no portfólio. Se der errado, o 0 é o limite e se der certo, talvez eu consiga alavancar alguma coisa do preju que estou na RV. Vamos ver.

Coincidentemente ontem e hoje a bolsa fechou em um patamar legal, vou dar uma atualizada no meu patrimônio para ver como estou (faço isso 1x por semana, mais ou menos).

Agora, mudando um pouco de assunto, estava refletindo o quanto vale a pena fazer fechamentos mensais e detalhar certas situações na finansfera. É um pouco do que alguns outros blogs vem falando e que vejo que se repete em todos os blogs da finansfera: algumas pessoas mal intencionadas cortam a nossa vontade de continuar escrevendo.

Não quero ser mais uma dessas pessoas que desiste de atualizar blogs (finansfera anda bastante em baixa), mesmo porque o blog me ajuda muito a colocar os pensamentos em ordem, traçar estratégias, chegar à conclusões. Mas ao mesmo tempo, me pergunto se vale a pena essa exposição frente à alguns comentários maldosos e pessoas também desocupadas.

Sem inspiração, queria deixar aqui registrado esses aportes em RV que vai ajudar o % da minha RV em aumentar um pouquinho.

Vamos que vamos que não chegamos nem à metade desta semana!

Abs!
IFM

26 comentários:

  1. Essas questões que você citou não são questões da finansfera, são da internet como um todo.
    Qualquer vídeo do youtube, perfil em facebook, instagram etc. Recebe comentários de todos os tipos, sejam eles bons ou ruins.
    Até acho que a finansfera tem um ambiente de comentários inclusive o de anônimos bastante saudável.

    Sou contra a falta de respeito, escracho etc. Mas sou totalmente a favor de que as pessoas tenham o direito da discordância respeitado. Tem muito blogueiro que não aceita crítica, e considera toda crítica ou desconfiança como haterismo e não é por aí.
    Tem gente que quer um blog, ou perfil em qualquer outro veículo de internet apenas pra ser bajulado e se auto afirmar recebendo cometários positivos sobre suas idéias.

    Fora isso, também acho que a finansfera não está nos seus melhores momentos e conheço esse ambiente desde 2012. Mas pode ser apenas uma fase.
    Porém os temas ligados a investimentos e finanças não são infinitos, nada mais natural que a queda no número e qualidade dos posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão anon, isso qualquer pessoa pública passa. Minha questão não é com relação à críticas não, que por sinal são muito bem vindas as divergências de opinião.
      Me refiro mais à ameaças que qualquer outra coisa. Isso não acho saudável....

      Excluir
  2. Caramba, 1x por semana! Faço 1x por mês... como é Buy and Hold não vejo o que poderia calibrar num espaço tão curto (a não ser que sejam aportes semanais). Também se tiver muita coisa em TD aí é que observar de uma semana para a outra pra mim não funciona mesmo pois aquele valor que está lá é o valor do momento e não o valor que vou receber na data do vencimento.
    Ultimamente tenho utilizado o blog mais como uma rede de pessoas com os mesmos interesses do que acompanhar o balanço de cada um. Mas é um bom exercício de disciplina :D

    ResponderExcluir
  3. IFM, seus ficantes costumam questionar suas finanças ou procurar saber sobre seus investimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficantes ou não, eu gosto de falar de investimentos sobre as pessoas. Nunca falo sobre valores, mas sobre estratégias de investimentos.
      E ninguém sabe que quero atingir a IF.

      Excluir
  4. Se tem uma pessoa que parece ser gente boa na blogosfera é você. Se tivesse a oportunidade, seria uma das que levaria para um chopp ;)

    ResponderExcluir
  5. Fundo Alaska tá indo muito bem...
    http://abacusliquid.com/tag/melhores-fundos-de-acoes/
    De vez em quando troco umas ideias com o gestor lá no Twitter, rs
    https://twitter.com/hbredda
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal UO, obrigada pelas dicas!
      Eu não tenho twitter, bem que ele poderia atualizar umas outras redes sociais também né? Dá a dica para ele! rs
      Abs!!

      Excluir
  6. Foi na finansfera que descobri que o gerente do banco não é meu amigo. rssss ,....Espaço como esse nos ajudam a crescer e ter uma visão diferente sobre vários assuntos da vida financeira e até pessoal.

    Os engraçadinhos sempre vão aparecer. Pessoas idiotas e até com um pouco de maldade, infelizmente tem em toda parte.

    Divulgar patrimônio é algo bem pessoal. Eu gosto mais de entender sobre estratégia de investimento, e acompanhar a determinação e disciplina de alguns blogueiros do que saber o tamanho do patrimônio. Mas vai de cada um.

    Uma pessoa que já esta com seus 3 ou 4 milhões, dá uma motivada para nós que temos esse objetivo, nos ajuda a persistir.

    Abs e faço votos para continuar postando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que foi na finansfera que eu descobri que era possível viver de renda (citando meu mestre VDR!).
      Obrigada Kspov!

      Excluir
  7. A parte de renda variável eu só vejo no fim do mês mesmo. A parte de renda fixa eu dou uma olhadinha sempre no fim do dia, porque essa parte cresce um pouco todo santo dia. Aí eu sempre durmo feliz haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs eu acabo olhando o montante como um todo Filipe! Terapia para mim!

      Excluir
  8. Que é mais bonita você ou a Nathalia Arcuri?

    ResponderExcluir
  9. Esse fundo Alaska andou sendo citado recentemente em alguns canais de Youtube famosos, não sei se foi apenas propaganda ou se realmente tem uma boa gestão. Depois conte para a gente, ainda tenho ranço de fundos por cobrarem taxas, se tem algo que eu odeio são taxas e impostos!rs

    Olho minha planilha diariamente, desde que descobrir como fazer para os preços de ativos se atualizarem automaticamente gosto de ver o dinheiro crescendo e diminuindo, alem de que várias vezes no mês recebo os dividendos dos FIIs e é sempre um prazer enorme colocar esses valores na planilha. Posso até chamar de hobby para não dizer terapia.


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sr. IF.
      Também não tenho certeza de sucesso, mas olhando retabilidades passadas (que não são garantia de futura), resolvi arriscar um pouquinho e colocar um valor bem pequeno que não vai fazer diferença para mim. Posteriormente conto para vocês!
      Eu também tenho exatamente a mesma sensação que você. Acompanhar semanalmente me dá uma alegria enorme de ver que pouco a pouco os números evoluem. Sempre gostei, sempre vou gostar. A RV dificulta um pouco isso e deve ser até por isso que eu prefiro manter 90% do meu dinheiro em RF...
      Mas estamos em constante evolução, vamos que vamos!
      Abs!

      Excluir
  10. Olá IFM,

    Também sou cotista do Alaska, se vc quiser entender o mindset do gestor acompanhe o Henrique Bredda no Twitter.
    Eu costumo utilizar o Metodo dos Aportes Dobrados na Renda Variável (https://blogdoportinho.wordpress.com/2011/01/07/mad-metodo-dos-aportes-dobrados-excecoes/)
    Você está no caminho correto, mas pense no custo de oportunidade em estar excessivamente exposta a renda fixa.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aportador, obrigada pela dica!
      Não tenho twitter, será tem alguma outra maneira de ficar por dentro?
      Eu sou uma grande fã da renda fixa, mas estou me expondo um pouco mais à RV aos poucos. Pelo o que tenho enfrentando, continuo fiel à RF! rs.
      Abs e obrigada!

      Excluir
  11. Olá!

    É normal nesses períodos de crise prolongada o pessoal ficar mais pessimista mesmo... além do que nos últimos anos a blogsfera estava bem movimentada e os assuntos sobre finanças, como o anon comentou, são um pouco limitados mesmo.

    Agora, fiquei curioso sobre o Fundo Alaska que você comentou... seria o "Alaska Black Fundo de Investimento em Ações BDR Nível"? Se for, achei a taxa de administração um pouco alta e não curti a taxa de performance... você sabe mais algum detalhe da estratégia de investimento deles?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aportei no Alaska Black Institucional FIA. A taxa de administração é alta mesmo, mas o retorno também parece ser e aí não vejo problemas.
      Aportei pouco, ainda estou estudando sobre isso...
      Abs!

      Excluir
  12. Não esquente a cabeça com isso,não. Continue firme no seu propósito. O seu blog é um oásis no meio do deserto na finansfera. É muito interessante acompanhar a busca da independência financeira pela ótica feminina. Abraços e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  13. IFM, quero te conhecer melhor pessoalmente. Como faço?

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)