quarta-feira, 4 de julho de 2018

Como planejar e curtir uma viagem longa!

E aí pessoal, tudo bem?

Conforme prometido, tirei uns minutos hoje para escrever sobre a minha viagem. Ela era um grande sonho meu de muitos anos atrás que eu nunca tinha conseguido colocar em prática por conta de dinheiro.

Há uns 3 anos, pensei que deveria começar a realizar meus sonhos, mesmo tendo em vista que queria ser independente financeiramente. Foi aí que comecei a pensar na quantidade de dias e no roteiro apropriado.

O primeiro passo foi comprar a passagem aérea. Isso foi feito com 1 ano de antecedência. Mesmo sem saber o roteiro exato (e acho que aqui eu faria diferente, pensaria primeiro no roteiro e depois nas passagens), eu comprei a passagem de ida e volta por exatos 3 mil reais. Naquela época eu não tinha milhas suficientes e nem conhecimento disso suficiente para utilizá-las, por isso paguei pela passagem mesmo.

Depois, o segundo passo foi determinar o roteiro. Essa é a parte mais trabalhosa. Eu tinha muitos destinos em mente, mas no fim fui selecionando aqueles que realmente faziam sentido pensando na passagem já comprada. Ainda assim foram muitos destinos, o que fez com que eu tivesse que planilhar dia a dia para não me perder nas reservas. Essa etapa foi feita com uns 10 meses de antecedência da viagem.

Os 6 meses seguintes passei fazendo reservas em hotel e airbnb e também passagens de trem e de avião.  Isso foi uma operação  grande, apesar de não parecer. 25 dias, se deslocando de cidade a cada 3 dias em média, não é para qualquer um, mas é muito gratificante.

E como decidir hotel ou airbnb? Airbnb funciona bem. Nada excepcional. Fiquei em casas que superaram as expectativas, outras que foram decepcionantes. Fato é que o airbnb tem um marketing sensacional e transforma qualquer espacinho num lugar mega bonito, iluminado e cheio de oportunidades. A realidade não é bem essa. Desconfie daqueles textos e frases chamativas.

A realidade é: airbnb - bom e barato se você vai ficar pouco tempo em casa (espero que seja a realidade na maior parte da viagem). Muitas vezes não muito confortável, por isso, eu não recomendo ficar em airbnb a todo o momento. Eu intercalei hoteis e airbnb, ou seja, quando estava bem cansada, chegava em um hotel tranquilo e aí sim descansava bem.

Transporte aéreo ou de trem também foram exaustivamente pesquisados. Cheguei a voar com quase todas as cias aereas (rs). As viagens de trem me surpreenderam muitíssimo principalmente pelo preço e conforto. Vale a pena! 

Todas essas reservas foram feitas ao longo de 6 meses, ou seja, com 4 meses de antecedência, eu já estava mais tranquila e já estava pagando essas despesas (ou já havia até pago). Tive alguns problemas com algumas reservas, que me fizeram buscar novas alternativas quando a viagem estava perto. Nada que ameaçasse a viagem, porque como disse, tudo foi feito com bastante antecedência.

O que deixei de fato para última hora e que não recomendo é a compra de moeda, como relatei aqui no blog mesmo. Prefiro ir comprando mês a mês em uma próxima viagem do que deixar a compra para o final. Sugiro que vocês façam o mesmo.

No fim, sobrou bastante moeda. Até quero ver se consigo vender para conseguir investir esse dinheiro  que sobrou. Até agora não encontrei compradores.

O melhor de todo esse planejamento foi chegar na viagem com dinheiro o suficiente para não ter que passar nada no cartão de crédito e com praticamente todas as despesas de transporte e hospedagem pagas. Isso é muito bom para fins de organização e tranquilidade. Tudo que era possível pagar em dinheiro foi pago, aproveitando a vantagem de um IOF bem menor.

De resto, a viagem em si foi uma delícia. Eu amo viajar. Aproveitei cada minuto, dormi muito pouco, andei 15km por dia em média e tirei fotos até ter que apagar todos os aplicativos do celular. Desliguei totalmente do trabalho. Do mundo dos investimentos. E foi a melhor coisa que fiz.

Ainda nao fechei as contas, mas estimo algo em torno de 15 mil reais que foram gastos na viagem. Quando eu fechar as contas poderei confirmar melhor esse valor. Pensando que foram 25 dias intensos, acho que ficou bem ok. 

Encorajo vocês a planejarem sua próxima viagem. Não só o durante, mas o "antes" pode ser muito curtido. Eu já estou pensando na minha próxima. Ano que vem de preferência. E o melhor de tudo, é que já tenho milhas suficientes para não gastar em passagem. Maravilha, não?

Abs!
IFM

14 comentários:

  1. Show. Eu comprei as passagens. Este mes defino roteiro e hospedagens. Achei airbnb caro, pelo booking tá valendo mais a pena pelas fotos. As moedas comprarei em agosto / setembro / outubro.

    Estas de trem foram tranquilas e sem problema né? Vou ver se faço isto. Você nao alugou carro nao?


    Bem legal o post me ajudou muito. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e quanto levou em cash? Gastou muito com comida?

      Excluir
    2. Que bacana VDC! É isso aí! Trem super tranquilo. Logico que comprar antes ajuda.
      Aluguei carro em 1 dos destinos, também reservei antes.
      Não cheguei a gastar muito com comida, no fim era um café da manhã e uma refeição. Não senti necessidade de tomar café, almoçar e jantar.
      Uns 2.000 euros dá e sobra para 1 pessoa...
      Abs!

      Excluir
  2. Viajem À PASSEIO é tão viciante que tive que cortar um pouco pois estava pesando no meu orçamento.
    Algumas pessoas preferem gastar em "coisas" e não em viagens pois dizendo que uma viagem acaba e "coisas" ficam, pode apostar que esse tipo de gente nunca viajou uma vez que a realidade é outra, viagens ficam enquanto "coisas" acabam.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro mil vezes gastar em experiências que em coisas Sr IF! Mas aí vai de cada um né?

      Excluir
  3. Bacana! Só vou reiterar uma coisa, que aprendi com a experiência. O ideal é primeiro fechar roteiro (ao menos o roteiro básico), depois passagens de ida/volta ao Brasil. Assim você não corre o risco de ter que voltar ao ponto de partida só para pegar voo de volta. Passagens open jaw em geral não são mais caras do que uma passagem ida/volta pela mesma cidade, e podem te poupar um deslocamento desnecessário. Ah, uma outra coisa (daí é bem pessoal, vai de cada um), eu não costumo vender dinheiro que sobrou, guardo para a próxima. Na minha opinião, raramente compensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Alexandra. Eu tive que fazer exatamente isso, voltar ao ponto de partida.
      Sobre o dinheiro, estou pensando. Se ano que vem eu for para um destino que use a moeda, pode até ser, caso contrário, prefiro investir! =P

      Excluir
  4. Que delicia passar 25 dias viajando!
    E qual foi o roteiro? Vc foi para quais cidades?
    Partilho da opinião do SrIF365, viagem é muito melhor do que coisas.
    E tb partilho da opinião da Alexandra, melhor guardar o dinheiro e usar em uma próxima viagem do que vender, nunca vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem? Depois de uns comentários de anons investigadores, prefiro nao abrir essa info! rsrs
      Abs!

      Excluir
    2. Não deve ser fácil manter um blog anônimo mesmo, tem que tomar cuidado com tudo para não começarem a te expor, uma pena pq perdemos a chance de saber mais, mas super entendo vc manter a sua privacidade.

      Excluir
  5. Olá IFM,

    Primeiramente, mando meus parabéns pelo 1o milhão! Sei bem como esse momento é esperado e me alegro que tenhas conquistado! Agora é bater a meta de 2018.

    Planejar a viagem faz diferença, também para se ir aprendendo com os erros. Por exemplo, algumas companhias aéreas low-cost parecem vantajosas em princípio, mas geralmente possuem tarifas escondidas ou exigências bem específicas quanto a tamanho e quantidade de malas. Foi algo que aprendi na prática. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada DM! Poxa, acabo de ver que vc publicou seu fechamento e teve uma queda! Aconteceu isso comigo em Maio, faz parte! E você com esse salário em dólar, só deve sair ganhando nesse período, maravilha!!

      Sobre as cias aéreas, tem razão. Eu não cai em nenhuma pegadinha porque fiquei muito atenta...mas é sempre bom dar essas dicas mesmo!

      Excluir
  6. Uma mulher que aporta, gosta de investir e frugal é a exceção da exceção. E se for bonita é a exceção da exceção da exceção da exceção.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)