quarta-feira, 25 de abril de 2018

Minha rotina na IF

Tem dias que tudo é tão corrido, eu não tenho tempo para nada e me pego pensando no final do dia como teria sido um dia na minha IF. Me pego fazendo planos de ter uma vida mais equilibrada, onde o foco seria eu e não outras pessoas ou o trabalho ou o dinheiro. E hoje quero compartilhar aqui como seria um dia típico na IF.

Em primeiro lugar, eu acordaria em um horário razoável (principalmente no começo). Nada de ficar acordando às 5h ou 6h da manhã. 8h, depois de 8hs de sono, seria o ideal. Estudos mostram que as 8hs de sono evitam doenças como câncer, por exemplo. Então esse será um dos pilares da minha vida na IF mais equilibrada.

Logo em seguida, eu iria para academia. 40 minutos de musculação, 40 minutos de aeróbico, com um personal trainer. 1h30 de de treino, muitas vezes fazendo um pilates no lugar da musculação, uma natação quando quiser, entre outras atividades físicas como dança também, que é algo que gosto e nunca tive tempo de fazer. A manhã seria dedicada a exercícios físicos e relaxamento.

Após mais ou menos 2h, 2h30 dedicadas a exercicio, voltaria para casa e tomaria um belo banho, sem grande pressa. Hora do almoço logo em seguida, momento de cozinhar alguma coisa saudável, sem pressa e no conforto do meu lar. 2h entre cozinhar e almoçar de fato.

Parte da tarde dedicada a 2 afazeres: análise de investimentos (que seria meu novo "trabalho") e leitura de livros. Eu revezaria entre uma atividade e outra, sempre buscando melhorar meu portfólio e de fato me dedicando a estar atualizada e aprender cada vez mais. Haveria um espaço para cursos nesse horário e também pela noite.

Fará parte da minha agenda, consultas médicas que eu sempre preciso ir e nunca tenho tempo. Eu faria uma agenda de 1 ou 2 vezes ao mês ir a um especialista diferente: cardio, endócrino, dermato, vascular, oftalmo, etc. Um bom plano de saúde será necessário para isso. 

A noite, procuraria ter uma vida social mais ativa, aceitando convites de jantares e outros eventos sociais que acontecem uma semana sim outra não e que muitas vezes tenho que me esforçar muito para ir. Momento também de planejamento de férias, viagens, cursos que eu queira fazer.

Terminaria o dia assistindo um bom filme ou série, descontraindo em redes sociais, enfim, fazendo algo para puro lazer.

E assim seria meu dia-a-dia na IF, com muito equilíbrio, pensando no meu bem estar corporal, mental e desenvolvimento intelectual. Dias sem correria, sem pressa, muito bem planejados e focados em fazer com que a minha vida nos próximos anos seja saudável, para eu aproveitar tudo que a independência financeira possa me proporcionar até o final da vida.

E vocês, o que incluiriam no seu dia-a-dia?  Como seria sua rotina?

Fico curiosa para saber!

Abs,
IFM

40 comentários:

  1. Olá,
    Rotina dos seus sonhos essa! Não mudaria quase nada, talvez gastasse menos tempo cozinhando rs

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, mas cozinhar é bom, quando não fazemos por obrigação né? Sempre haverá espaço para repensar...rsrs
      Abs!!

      Excluir
    2. penso assim tb hehehe Cozinhar e otimo, quando vc nao precisa fazer disso uma rotina corrida

      Excluir
    3. Eu até gosto de cozinhar, meu problema maior é com a louça gerada depois hahahah

      Excluir
    4. Eu não tenho máquina de lavar louça, mas já me falaram que faz uma diferença enorme! rs

      Excluir
    5. É tem essa opção também, confesso que nunca procurei comprar uma rs, mas já li em algum lugar que ela gasta muita energia.

      Excluir
  2. Excelente dia a dia, ótimo para ter corpo e mente saudável.

    A minha rotina não seria muito diferente, apenas incluiria viagens durante a semana para outras cidades ou países, adoro viajar!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também DIL, mas reservaria as viagens para feriados e férias!
      Tão bom sonhar né?
      Abs!

      Excluir
  3. Olá IFM,

    Sinceramente mudaria pouca coisa viu... Acredito que também dedicaria a manhã para o corpo, a tarde eu estudaria e a noite seria para o lazer (video games, filmes, séries, livros, vida social rsrs)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Achei legal como seria sua rotina, também sou bem caseiro, acrescentaria uma caminhada ou corrida no parque, talvez um trabalho voluntário, acho super legal o trabalho da Luíza mell, ler sobre investimentos com certeza estaria na minha rotina, participar de reuniões de minhas empresas e ou fundos imobiliários rs...muita coisa para pensar e fazer. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela idéia essa do voluntariado Beto! Com certeza seria algo que me interessaria muitíssimo e que eu poderia agregar à agenda 1x ou 2x por semana. Até para ajudar outros a terem uma vida mais digna também, não é mesmo?
      Obrigada pela sugestão!
      Abs

      Excluir
  5. Acredito que a minha também não fugiria muito disso também não. Fazer o que gosto, pensando mais em mim e no que me satisfaça. Falta uma enorme caminhada até conseguir isso, não sei, talvez nem consiga chegar lá, vamos ver...

    ResponderExcluir
  6. Durante minhas ferias antes da viagem tive dias parecidos e foi muito bom.

    Esta parte de treinar de manha apos um cafe reforçado e otima.

    ResponderExcluir
  7. Com quanto de renda passiva você espera atingir para viver essa rotina que está relatando?

    ResponderExcluir
  8. Tenho vivido minha IF desde o fim do ano passado e está sendo uma mistura de sentimentos. Meus planos estavam semelhantes ao seu, porém na prática as coisas não são tão lineares pois o ser humano nunca está satisfeito (e o dia que estiver, tudo perde a graça). Minha questão atual é: Continuar vivendo de renda como classe média alta ou aceitar uma nova proposta de trabalho e viver como classe alta? Pode parecer obvio a resposta com a primeira opção, mas num mundo onde a matrix que vivemos é muito sedutora, essa resposta se torna mais complexa do que parece.

    É um sentimento difícil de lidar saber que a cada mês, mesmo que dentro de uma TSR de 4% aa, começou o estágio de “manutenção” do portfólio e não mais de evolução.

    Muitas pessoas param quando são surpreendidos pela vida com um infarto ou alguma tragédia que o faça repensar suas prioridades. Mas parar “apenas” ao chegar no número mágico e falar: “Pronto, agora posso parar”. Isso é mais difícil do que parece!

    Em breve farei um post de como está sendo essa experiencia no dia a dia e detalhar mais as duvidas e conflitos. De qualquer forma, caso esse plano não seja utópico no dia a dia, certamente trará uma excelente qualidade de vida.

    *Obs: Pode parecer que o momento está sendo ruim pois relatei alguns conflitos, mas pelo contrário. Jogar tênis numa quarta feira de manhã, cortar o cabelo no meio da tarde e acordar as 9:00 durante a semana é muito gratificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IO, entendo seu ponto, de verdade entendo, apesar de ser difícil imaginar. Principalmente quando você tem um dia considerado péssimo no trabalho, onde pessoas tentam te puxar o tapete, pessoas que não tem inteligencia tomam decisões e você nem consegue almoçar.
      Esse foi meu dia de hoje.
      E por mais que o dia-a-dia da IF seja monótono e eu esteja insatisfeita, pelo menos estarei com a minha saúde em dia (tirando em casos imprevistos) e estarei valorizando as coisas que realmente importam na vida.
      Hoje estou na matrix do trabalho, onde de segunda a sexta apenas sobrevivo e de final de semana tento aproveitar, sabendo que na segunda voltarei a ter a mesma sensação de não aproveitamento da vida.
      Ainda que a IF não seja perfeita, temos que tentar e passar por ela e aprender e que se for para voltar para o mercado do trabalho, que seja uma escolha e não uma falta de opção...
      Abs e obrigada pela contribuição!

      Excluir
    2. Perfeito seu comentário! Legal que tenha essa clareza. Ler vc falando sobre as “tretas” de trabalho, de fato bem sei mais o que isso significa. Ahhh, e 15k é uma ótima retirada passiva hein. Estamos falando de 4,5 milhões investidos pelo menos, certo?

      Excluir
    3. Fala Investidor Oculto. Então Broder , aconteceu algo parecido com meu pai, quando alcançou a IF. Embreve farei um post sobre o assunto também. A Verdade que é igual ele fala , " se parar de trabalhar = morre "

      Excluir
    4. Oi IO, sim, estou falando de 5 milhões...
      Lógico que conforme eu estiver cada vez mais perto (passando do 1º milhão, 2º milhão, etc) vou pisando no freio aos poucos!

      Excluir
  9. Muito legal seu dia-dia pós IF , também penso em algo parecido.

    Só que acredito que mesmo após a IF , deve haver uma rotina para a pessoa não se sentir entediada e depressiva.

    Acredito que na minha IF , querendo ou não terei um pouco mais de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja contei no meu blog sobre a história do meu pai e sobre ele ter alcançado a IF aos 40 anos.

      E em breve contarei oque se sucedeu depois dessa IF precoce dele.

      Mas o fato é , o trabalho é algo abençoado por Deus
      a pessoa tem que fazer alguma coisa e as vezes necessita de uma Rotina

      Uma pessoa que passou 20 anos seguindo uma rotina de trabalho , dificilmente irá se acostumar com uma vida de rotina sem trabalho.

      O Ser humano quer sempre evoluir e progredir . Muitos pensam que é só alcançar a IF , dormir e curtir Lazeres.

      Como meu pai diz " Parou de trabalhhar = Morreu "

      Excluir
    2. E Temos vários exemplos disso que estou falando na sociedade. Várias pessoas pensaram assim e depois acabaram voltando a trabalhar novamente. Não por Obrigação e sim por hobbie , mas querendo ou não se vê estas pessoas na mesma rotina de acordar cedo e sair do trabalho tarde.

      As os grandes Thrusts do Sucesso são um exemplo nunca pararam de trabalhar arduamente.

      Ja dizia também algum sábio

      " A Minha sorte acaba no momento que paro de acordar as 4h da manhã"

      Excluir
    3. Vou ler seus posts FC! Fico bastante curiosa para chegar lá e ver se realmente é isso...acredito que as pessoas tem reações diferentes, comportamentos diferentes, etc.

      Excluir
  10. Olá IFM,

    Parece interessante sua rotina na IF. Gostei muito.
    A minha vai ser um pouco diferente, pois pretendo morar na zona rural. Lá vou plantar horta e criar animais, mais isso tudo para o meu consumo. Quero viver uma vida tranquila no campo e viajar umas 2 vezes ao ano. Também vou fazer minhas corridas para me manter em forma.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente cowboy, o importante é fazermos o que sempre sonhamos, não é mesmo?
      Abs!

      Excluir
  11. IFM, já pensei muito nisto e minha meta de if seria ter o poder de escolher onde viver. Por exemplo morar nos Alpes suicos, ou mesmo em alguma vila italiana. Sem luxo, mas com conforto.

    A vivência entre outras culturas e grupos é muito gratificante para mim.

    Uma rotina diária uma hora entedia, por melhor que seja!

    Abs e sucesso na if!

    ResponderExcluir
  12. Você conseguiu o cartão black? Tem usado quais cartões de crédito? Qual melhor na sua perspectiva para viagens? Estou pensando em trocar meu visa platinum do BB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon, consegui sim, pelo banco inter. Eu uso do itaú, que é onde eu tenho conta e fiz um investimento 3 anos atrás (que me arrependo enormemente) para não pagar anuidade.
      Na perspectiva de viagens atende, porque ele é platinum, junta bons pontos e normalmente eu transfiro para a multiplus quando tem alguma promoção de bônus adicional.
      Abs!

      Excluir
    2. Foi complicado conseguir o Black do Inter? Eles quase nem divulgam as condições

      Excluir
  13. Menina, já virei tua fã! Você é uma das maiores inspirações femininas nessa blogosfera financeira. Conseguiu tanto em tão pouco tempo. Sinal de determinação para poucos! Confesso que minha rotina seria completamente diferente na IF... Bom para sonhar e dar ânimo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =)
      Muito feliz TLBB! Vamos junto!
      Como seria sua rotina? Conta pra nós!
      Abs!
      IFM

      Excluir
  14. Seria esta a receita para ultrapassar os 100 anos de idade? hahaha muito interessante este planejamento e reduzindo uns minutos de um lado e de outro, consigo até encaixar este nas minhas 8 horas de trabalho diários haha. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)