domingo, 26 de novembro de 2017

Ampliando portfólio em FIIs + Resultado da Black Friday

Finalmente comecei a agir em direção à RV pessoal!

Medo, muito medo envolvido, mas agora está feito. O medo paralisa a gente e faz com que não tomemos ação sobre o que de fato vai fazer diferença para nós. Então, vamos com medo mesmo rumo à IF.

O que de fato fiz foi aproveitar o dinheiro novo que entrou neste mês e um pouco do dinheiro que estava parado na conta corrente para investir em FIIs. Os escolhidos form: RNGO11 e BRCR11. Minha estratégia será a mesma do FIGS11 (que já valorizou mais de 30% desde que eu comprei em meados de julho), ou seja, comprar e esquecer que esses ativos existem. Não compro para tradar, para conseguir um resultado rápido. Eu de fato quero manter esses ativos por muito tempo, acho que só assim para conseguir rentabilidade superior. Pelo menos, assim acredito/espero.

Fiquei ainda com um valor pequeno investido em RV, mais especificamente 1.80% do total do meu portfólio de investimentos, mas a idéia é realmente ir aportando os valores novos em FIIs. Os valores que forem vencendo da RF eu quero manter em RF e somente os valores novos aportar em RV. O balanço que estou buscando é entre 10% - 15% na RV. Vamos ver com os boatos das eleições no ano que vem se eu manterei isso em mente (olha o medo por aí...rs).

Sobre a black friday: último post estava um pouco apreensiva sobre o resultado dela, visto que eu passei por um momento de descontrole financeiro. Ainda bem que passou. Não comprei absolutamente nada na black friday, além de ativos (obrigada Pai Rico, Pai Pobre). Aproveitei umas boas taxas do Sofisa para reinvestir uns valores que venceram de RF. Aproveitei também para aportar em um CDB de liquidez diária do Daycoval (valor esse que foi reinvestido mesmo). As taxas não estavam espetaculares, mas estavam boas. O Sofisa fez uma promoção bem furada de uns 1000% do CDI, tentei participar no primeiro dia, mas vi que era furada e desisti, porque de fato o meu trabalho não me deixa ficar de olho nessas coisas.

Vi muita black fraude por aí. Estou de olho em um produto específico pela casa que gira em torno de 350 reais. Fiquei observando as promoções em diversas lojas (ponto frio, magazine luiza e etc) e as "grandes promoções" eram: de 500 por 350, de 600 por 350. Sério, acho que de fato eles pensam que não existem seres pensantes no Brasil.

No próprio trabalho vi  muita gente "correndo" para aproveitar as promoções, se endividando para comprar produtos que não estavam com um preço espetacular e que não precisavam, com um dinheiro que não tinham. É aquela sensação de "não posso falar que não comprei nada na black friday, preciso falar que aproveitei!" que impulsiona as pessoas a tomarem decisões erradas. Sorte dessas lojas que não precisam mexer nem 10% na margem delas para que as pessoas comprem. Super sacada.

Enquanto as pessoas então fazem contas para saber como vão pagar a próxima fatura do cartão de crédito, vou vendo por aqui qual será o próximo FII que vou aportar a "sobra" de salário do final do mês. Alguma sugestão de vocês?

Será super bem vinda - ainda não estou com os estudos em FIIs como eu gostaria, infelizmente.

Abraços,
IFM

16 comentários:

  1. RNGO11 também faz parte da minha carteira. Ótima aquisição, sucesso!

    Ah, sugiro para você dar uma olhada no GGRC11, acho que irá gostar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Os Fundos Imobiliários quando mantidos na carteira e reinvestindo os dividendos, a renda passiva aumenta ano após ano.

    ResponderExcluir
  3. Perdi a entrada do BRCR11. Vc pagou quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que você considera que "perdeu" enriquecendo? Peguei a 101.1, se não me engano...
      Abs!

      Excluir
    2. BRCR girou na casa dos 88-91 por muito tempo, assim que a Petro saiu da Torre Almirante... agora está recuperando com a entrada da Caixa como inquilino..

      Espero que esse fundo se recupere, estou bem posicionado nele

      Excluir
    3. Maravilha Japa, espero que se recupere também, afinal, agora estou nele junto! hahaha

      Excluir
  4. Olá Independência!
    Estou comprando KNCR11 e VRTA11 são FIIs de papel de títulos de dívida. Estamos na melhor parte da curva de Juros para adquirir esses fundos. Se o preço da cota patrimonial estiver próxima do valor de mercado você estará comprando com uma margem de segurança boa.
    Nas ações estou de olho em Taee3, egie3, mplu3 e bbse3.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Janota, valeu pela visita e sugestões! Vamos que vamos rumo à IF!

      Excluir
  5. Olá IFM,

    o fii que passei a olhar com mais atenção é o ABCP11. Estou gostando do que estou vendo rs

    Já quanto a black friday, eu até tentei comprar algo (queria comprar um smartphone para a mulher, mas não vi uma, uma promoção decente). Assim, também deixei passar

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse está no meu radar também investidor...um dos próximos aportes será nele, está na fila... ;)

      Pois é, black friday por aqui é mais black fraude que qualquer outra coisa...

      Abs!

      Excluir
  6. Ola IFM,

    Ja tive ambos FIIs, hoje nao mais.

    RNGO é concorrente direto do CBOP, mesma regiao, entre os dois eu preferiria um contrato mais amarrado do CBOP, mas a administracao do RNGO agrada muito, a regiao agrada menos, pois tem uma questao da isençao fiscal e sempre aquele boato de que vai acabar.

    Agora sobre BRCR era disparado um dos melhores FIIs, detinha a minha maior posiçao, porem teve alguns erros na gestao que me fizeram sair.

    A Torre Almirante deve demorar a ser locada 100% e o custo de manutençao dela é altissimo, castigando o cotista.

    E possui outros imoveis como a participaçao em Cenesp que nao gosto.

    Tenho BRCR de forma indireta pelo BCIA que tem alta posiçao, mas tenho poucas cotas do BCIA pela baixa liquidez, aproveitei o evento de nova emissao e comprei a 110 e hoje esta 120, nao da pra comprar, tem coisa melhor pra ser comprada atualmente.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VDC!
      Obrigada pela visita e comentários. Muito ricos de fato!
      Agora é aguardar, decisão já foi tomada sobre esses 2 e devo manter posição por um bom tempo...
      Abs,
      IFM

      Excluir
  7. Ola
    Desculpe a ignorância mas não é uma época ruim de se entrar no fii devido à queda da selic? As cotas não estão altas?
    Obrigado
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anon, pelo o que eu sei (que não é muito, rs), quanto mais a selic cai, mais o fii se valoriza. Se a selic estivesse numa tendencia de alta, eu entenderia que a tendencia do fii é de baixa, mas não é isso que está ocorrendo né...

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)