segunda-feira, 17 de julho de 2023

A malha fina...

 Olá pessoal, tudo bem?

Foi minha primeira vez caindo nela. Nunca tinha caído, sempre fiz minhas próprias declarações. Fiquei bem surpresa ao ver que eu não ia receber minha restituição no lote 2, que é quando eu normalmente recebo por entregar cedo a declaração. 

Honestamente, não conseguir chegar à conclusões rebuscadas de porque cai na malha. Meus números estavam corretos, informações descritivas igualmente corretas. Entrando no e-cac, vi que cai por conta de gastos médicos (que de fato foram altíssimos, entre médicos e dentistas). No site, extremamente mal explicado, fala que você tem que ir em busca dos profissionais para ver se eles declararam com seu CPF ou aguardar a Receita ou então retirar esses valores. 

Fiquei 1 mês então, sentada no problema. Não sabia o que fazer. Hoje resolvi ir atrás dos meus temas pendentes para resolver e isso estava na lista. Como uma boa procrastinadora, estava somente com esse "pop up" na cabeça, semana após semana. E qual a surpresa, ao entrar no e-cac hoje e ver que das 6 desepesas com inconsistencia, 3 já tinham "sumido"? Obviamente que as 3 que sumiram foram as de menor valor. 

Agora fica a dúvida: o que fazer com as demais? Já falei com todos os médicos, eles me falam que sim, declararam. Até fiquei surpresa com os 3 que sumiram, fiquei pensando se foi porque falei com os médicos (apesar que teve 1 que não tive tempo de falar e a despesa era pequena). 

No fim das contas, são alguns milhares de reais de restituição que eu deixaria pra trás se eu simplesmente entrar no programa e excluir para poder receber minha restituição. Por um lado, não acho justo, por outro, queria tanto tirar essa pendência da frente...

Alguém já passou por isso e pode me dar dicas?

Ah, eu só pude chegar à conclusão que essas despesas cairam na malha fina porque os valores são extremamente altos. Ter muito dinheiro, talvez, não valha a pena em absolutamente tudo. rs

Abs, 

IFM

22 comentários:

  1. Olha, tem 3 hipóteses:

    1 - Ou os valores foram altos demais e eles querem fazer o double check,

    2 - os seus médicos/clínicas declararam errado, na melhor das hipóteses, ou simplesmente não fizeram.
    3 - vc declarou com alguma inconsistência. As vezes a acontece. Usou algum codigo errado.

    Minha sugestão é tentar baixar a pré-preenchida pra confirmar quais os valores declarados pelas demais fontes, as vezes pode haver divergência de valores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maui! Obrigada pela ajuda! De fato confirmei e a hipótese 3 está descartada. Acho que vou esperar um pouco mais ver o que acontece...supostamente o valor é corrigido pela selic todo mês, certo?

      Excluir
    2. Sim. É corrigido pela selic

      Excluir
  2. De forma mais prática, você tem duas opções:

    1) tirar essas despesas da sua declaração, com a desvantagem de a restituição diminuir, e mandar a retificadora. Provavelmente isso resolve o problema e você fica sem a pendência.

    2) se você tem os comprovantes tudo certinho, você mantém a declaração do jeito que está e espera a Receita Federal te intimar pra fazer a comprovação. Isso vai demorar, o assunto vai continuar pendente, mas vai ser mera formalidade (se tudo estiver certinho mesmo. Sabe como é a Receita Federal né?). Até isso acontecer, a Receita te liberar e tua restituição finalmente sair vai levar tempo e a pendência vai persistir (mas com você tendo razão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anon! Confesso ser um pouco revoltante esperar tanto tendo razão...vou ver até onde minha paciência pode me levar! hahaha

      Excluir
  3. aconteceu algo semelhante, em menor escala. a recomendação foi juntar os comprovantes e enviar de volta. faz alguns anos e não me lembro com exatidão o processo, mas lembro que basicamente atualizaram sem nenhuma resposta e recebi a restituição calculada originalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante seu relato Anon. De fato das 6 despesas médicas que constavam como pendência, 3 já foram resolvidas. Tem uma 4a que o valor é bem pequeno, eu poderia até excluir. Mas as outras 2 são valores significativos. Vou aguardar mais um pouco e sigo falando com os médicos...Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Realmente não tem muito jeito. Se vc já falou com os médicos e eles disseram que colocaram, então talvez seja melhor tirar mesmo o valor da declaração. Outra opção é buscar a receita no chat ou telefone e bater o pé com eles.

    ResponderExcluir
  5. Uma pessoa que diz ter 5 milhões perdendo o sono por causa de alguns reais de restituição... se realmente tem 5 milhões, o que são alguns milhares de reais? É aquela mentalidade de querer levar vantagem em tudo.
    Restituição é um beneficio que deveria ser usado por quem precisa do valor. Eu sempre achei que quem é rico deveria pagar mais imposto, para o equilíbrio da sociedade. Lembrando que a pessoa que é rica (muitas vezes com mérito sim, não questiono isso) enriqueceu com apoio da sociedade como um todo, seja cursando escolas/ faculdades publicas, passando em concursos onde fica mamando em altos salários (custeados com dinheiro publico) ou tendo a sorte de ter pais ricos...
    Uma pessoa que se vangloria de “ter muito dinheiro” (leia o último parágrafo do post dela) nunca citou fazer algo benevolente, como doações ou trabalho voluntario... único pensamento na cabecinha é comprar bolsinhas de luxo, trocar de celular (neste post aqui: Fechamento de Abril e Descontrole de Maio).
    No dia em que eu tiver 5 milhões ;-) eu vou contratar os serviços de um contador p fazer a declaração do IR para mim, vou ficar sentado na praia tomando cerveja, ao invés de perder tempo p economizar a grana do contador (a autora citou num post recente: Não fiz minha declaração de IR ainda (vou tentar hoje), porque DEMORA DEMAIS. Sério, vejo minhas ações do Brasil, FIIs que agregam quase nada de valor e etc. O que eu vejo é que o trabalho que dá para administrar esses ativos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, juro que tenho dó de pessoas como você, com pensamento tão pequeninho. Pra comentar só um exemplo, porque não quero perder tempo: você acha que quem ganha dinheiro realmente mama nos empregos públicos ou passou por faculdade pública. Realmente, segue com sua lógica super racional para continuar sendo pobre!
      Eu sei da minha origem e da minha trajetória e como já disse algumas vezes aqui para haters como você, eu faço meu blog para mim. Se servir a alguém mais, ótimo. Se servir para invejosos como você crescerem espiritualmente, melhor ainda.
      Infelizmente tem uma parcela da população que olha a trajetória dos outros e tenta buscar "furos" para poder justificar seu próprio fracasso. Se você se sente melhor assim, segue seu caminho.
      Eu vou seguir dando valor a cada centavo que construi de patrimônio e me recompensando por todos os esforços que fiz até hoje, assim como agradecendo a todas as oportunidades que a vida e as pessoas queridas me deram. Acredito ser esse o caminho da felicidade.
      Voltando à seu comentário abaixo, não tenho problema nenhum em aprovar comentários que não são desrespeitosos. Só realmente não aprovo aqueles que passam do limite do respeito.
      Abs !

      Excluir
    2. pessoas são ricas exatamente por não aceitarem deixar dinheiro delas pelo caminho sem justificativa.
      essa ideia de servidor público mamar já caiu por terra faz tempo. Hoje servidor é cobrado por produtividade. Não trabalhou, rua.

      Excluir
  6. Uma pessoa que diz ter 5 milhões perdendo o sono por causa de alguns reais de restituição... se realmente tem 5 milhões, o que são alguns milhares de reais? É aquela mentalidade de querer levar vantagem em tudo.
    Restituição é um beneficio que deveria ser usado por quem precisa do valor. Eu sempre achei que quem é rico deveria pagar mais imposto, para o equilíbrio da sociedade. Lembrando que a pessoa que é rica (muitas vezes com mérito sim, não questiono isso) enriqueceu com apoio da sociedade como um todo, seja cursando escolas/ faculdades publicas, passando em concursos onde fica mamando em altos salários (custeados com dinheiro publico) ou tendo a sorte de ter pais ricos...
    Uma pessoa que se vangloria de “ter muito dinheiro” (leia o último parágrafo do post dela) nunca citou fazer algo benevolente, como doações ou trabalho voluntario... único pensamento na cabecinha é comprar bolsinhas de luxo, trocar de celular (neste post aqui: Fechamento de Abril e Descontrole de Maio).
    No dia em que eu tiver 5 milhões ;-) eu vou contratar os serviços de um contador p fazer a declaração do IR para mim, vou ficar sentado na praia tomando cerveja, ao invés de perder tempo p economizar a grana do contador (a autora citou num post recente: Não fiz minha declaração de IR ainda (vou tentar hoje), porque DEMORA DEMAIS. Sério, vejo minhas ações do Brasil, FIIs que agregam quase nada de valor e etc. O que eu vejo é que o trabalho que dá para administrar esses ativos)
    Eu desistiria de receber a restituição, deixaria o valor como uma contribuição a sociedade e dormiria tranquilo... e eu duvido que vai aprovar este post, não tem argumento para rebater criticas e feedback...

    ResponderExcluir
  7. Olá, IFM.

    Em 2017, ocorreu a minha primeira e única experiência de ter minha declaração de imposto de renda selecionada para a malha fina. No ano anterior, em 2016, tive gastos bastante elevados com despesas médicas.

    Ao preencher a declaração de 2017, na qual informava os gastos, estava muito animada, pois esperava receber uma restituição significativa.

    Eu costumo acompanhar o processamento da declaração pelo site e, para minha surpresa, constatei que havia "algumas inconsistências" relacionadas às despesas médicas em minha declaração.

    As opções para resolver essa questão eram fazer uma retificação, aguardar uma intimação ou agendar um atendimento presencial para entregar cópias das notas fiscais, a fim de comprovar os valores gastos.

    Decidi agendar um atendimento, mas somente consegui uma vaga para julho de 2018. Nesse dia agendado, após um longo período de espera, levei as cópias das notas fiscais, esperando resolver o problema e receber o dinheiro devido (risos). No entanto, fui informada de que o prazo para análise dos documentos poderia levar até 5 anos.

    Após superar a tristeza e aceitar que teria que esperar bastante tempo pela análise do meu caso, recebi uma surpresa em 2019: o valor foi depositado em minha conta.

    Não demorou os 5 anos previstos, mas ainda assim, entre 2017 e 2019, foi uma longa espera (risos).

    Felizmente, tudo acabou bem no final.

    Abraço,
    Poupadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu relato poupadora! Realmente parece ser uma saga longa. Sabe se seu valor foi corrigido pela selic acumulada do período?

      Excluir
    2. Foi corrigido. O valor em 2017 era de 3,7k e recebi 4,4k (2019).

      Excluir
  8. Dizem que acima de determinado valor a Receita sempre coloca em malha fina. Alguns colegas optam pela simplificada só por dizerem cair menos na malha fina, mesmo que paguem mais imposto.

    Difícil opinar, se vc tiver todos os recibos, for tudo certinho e muita diferença de valor, melhor deixar te chamarem e ir presencial para resolver.

    abçs

    marcus1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido mesmo valores altos serem verificados, só não concordo com colocarem como inconsistência sendo que os médicos me provam que declararam. Aí parece "malandragem".
      Anyway, obrigada pelo seu relato, vou aguardar um pouco mais, ver o que acontece.
      Abs

      Excluir
  9. Infelizmente não vai render SELIC. A receita faz um cálculo bizarro de juros simples mensais, assim como faz o judiciário. Veja no artigo 16 desta lei que é a base para este entendimento: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9250.htm#art16.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite..nos últimos 3 anos eu cai na malha fina por conta das minhas despesas médicas e estava tudo correto na declaração. Se você tem todos os comprovantes, vai aguardar até o ano que vem (que é quando a receita libera a opção), vai entrar no E-cac, abrir um processo digital e antecipar a entrega de documentos, antes deles te convocarem (eles demoram muito tempo para convocar, então é melhor antecipar os documentos). Então você anexa todos os comprovantes que eles colocaram que havia inconsistência, comprovando que sua declaração está correta e depois só aguardar. Geralmente eles liberam a restituição até o final do ano (2024).

    ResponderExcluir
  11. Boa noite..nos últimos 3 anos eu cai na malha fina por conta das minhas despesas médicas e estava tudo correto na declaração. Se você tem todos os comprovantes, vai aguardar até o ano que vem (que é quando a receita libera a opção), vai entrar no E-cac, abrir um processo digital e antecipar a entrega de documentos, antes deles te convocarem (eles demoram muito tempo para convocar, então é melhor antecipar os documentos). Então você anexa todos os comprovantes que eles colocaram que havia inconsistência, comprovando que sua declaração está correta e depois só aguardar. É tudo online, não precisa agendar. Bem tranquilo mesmo. Geralmente eles liberam a restituição até o final do ano (2024).

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)