sábado, 25 de setembro de 2021

Setembro, não gostei.

 E aí pessoal, tudo bem?

Passei umas semanas sem escrever, sem inspiração. Além de a bolsa brasileira dando aquele velho ar da graça dos sustos, tive mais um susto no trabalho também. Uma velha "cilada bino" das boas e pela qual não esperava. 

Bom, sobre a bolsa brasileira, zero surpresas no fim né? Estou com a maioria dos meus ativos no negativo novamente, apenas alguns bons papeis no azul e que estão segurando ainda uma rentabilidade positiva. Definitivamente na próxima alta da bolsa brasileira quero tirar tudo de lá. Não quero mais esse país do futuro não...mas para isso, preciso esperar. 

Parte boa é que pra quem curte renda fixa, a alta da Selic só favorece a nós que queremos ter o velho e bom rendimento seguro, por mais que ele não seja sensacional. E quanto mais patrimônio temos, menos a inflação nos afeta e mais o bolo de dinheiro da RF vai se tornando significativo e importante para nos manter. 

Agora falando no trabalho: vocês sabem que sempre me dediquei muito e trabalhei com afinco. Até por isso que meu grande sonho é sair da corrida dos ratos e atingir a IF para não ficar a mercê desse meu comprometimento excepcional. Pois bem, esta semana recebi a notícia de uma reestruturação que me colocaria para uma outra área para, em resumo, seguir resolvendo problemas e buchas. Sim senhoras e senhores, depois de ter construido um trabalho muito bem feito e estar no que chamamos de uma "quase" área de conforto, querem me mover para uma área onde só há problemas, porque, afinal, eu resolvo todos eles. 

Estou reflexiva, pensando o que faço. Já manifestei minha vontade de ir para uma outra área, cuja vida será mais tranquila, mas obviamente já me falaram que isso será "difícil", porque estou "em outro patamar". Comédia, para não falar ridículo. 

Enquanto não recebo uma resposta definitiva e sigo reforçando a minha vontade, vou focar em itens que preciso resolver da minha vida pessoal e, como boa trabalhadora, deixei de lado nesses últimos anos/meses. Enquanto isso, sigo recebendo meus valores de aportes que vão se tornando cada vez mais importantes neste cenário incerto. 

É meus amigos, para reviravoltas na vida, basta estar vivo. Ainda bem que sempre fui consciente com gastos, tenho um belo patrimônio e posso me dar ao luxo de falar alguns "nãos". A IF ou FIRE é mais do que a nossa liberdade para não trabalhar. Ela significa a nossa liberdade de tomar outros rumos, de falar esses "não", a nossa auto-confiança. Nada vale mais do que nós. E enquanto estamos nos rebaixando à decisão de outros, não somos nós, somos o que fazem de nós. 

A cada mês rumo à IF, vejo que não é o modo FIRE que nos fará livres. A cada mês estamos um pouco mais livres. A cada aporte estamos um pouco mais tranquilos. Mais seguros. Mais donos de nós. Hoje posso dizer mais não do que na semana passada, porque estou mais rica a independente que na semana passada. Isso meus amigos, não tem preço.

Seja você essa pessoa também.

Abs,

IFM

10 comentários:

  1. Boa tarde IFM! Meus pêsames pela sua situação... infelizmente é normal os bons funcionários serem "premiados" com mãos trabalho ou transferências como essa enquanto os funcionários medianos são mantidos do jeito que estão ou são "liberados com facilidade" para transferências desejadas. Quem responde bem ao trabalho, sempre será colocado pra resolver o problema criado pelos que não trabalham direito. Infelizmente...
    Mas concordo com você...a certeza que não somos mais tão expostos financeiramente nos dá poder para poder nos impor um pouquinho...esses

    Grande abraço e boa sorte na decisão!

    VVI- vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VVI, eu sou super comprometida, pra mim é bem difícil aceitar essa "realidade". E quem trabalha comigo, eu premio pelo trabalho feito e não pela politicagem.
      Mas voce ta 100% correto, no fim é melhor ficar como mediano mesmo porque voce será visto como alguem que nao atrapalha, mas tbm não ajuda, ou seja, não dá para move-lo para resolver problemas.
      De um jeito ou de outro, preciso sair desse ambiente. Mas quero aproveitar uns meseszinhos para me arrumar e ganhar algum dinheiro sem esforços.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  2. A instabilidade e volatilidade da bolsa brasileira não são uma surpresa, me surpreenderia se não fosse assim.
    É ruim, atrapalha os investidores que pretendem ficar por lá a médio e longo prazo, mas é isso, não tem o que se fazer.
    A RF está melhorando, por outro lado a inflação tá alta.
    Enfim, de qualquer forma a RF volta a ser opção.
    Com relação ao trabalho: IFM não sei qual seu trabalho e nem como é esse ambiente, mas no Brasil competência e responsabilidade nem sempre contam muita coisa no mercado de trabalho. A politicagem reina e os puxa sacos e bajuladores muitas vezes obtém melhores resultados que quem trabalha de verdade.
    É uma merda? É. Mas vamos fazer o que?
    O que resta é lutar dentro daquilo que podemos. Puxadores de tapete podem existem em qualquer lugar. Podemos confiar em alguém e quando menos esperamos estamos sendo traídos na nossa confiança.
    Outro ponto, você faz parte de uma engrenagem. Talvez seu(s) superiores queiram aproveitar as suas habilidade ou perfil para fazer trabalhos que você não queira.
    Você tem um plano profissional B?
    Vai aceitar essa possível mudança numa boa?
    Mundo do trabalho as vezes é complicado mesmo, independente de função e salário, se puder aconselho que não abrace qualquer tipo de trabalho ou função, pois isso pode acabar fazendo mal.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100% de acordo Anon! Vivendo e aprendendo né? esse é o lema!
      Não tenho um plano B profissional...acho que não tenho nem energia mental pra pensar nisso. Meu plano b é a IF e quero alcancá-la o mais rapido possivel pra sair dessa vida toxica, rs.
      Sobre o Brasil, estou de acordo também. Agora é esperar a próxima alta em uns 5 anos e me desfazer de tudo. Meu lema será - Brasil RF e EUA RV. Nada mais diferente disso.
      Obrigada pelos votos de sorte.
      Abs, IFM

      Excluir
  3. Bolsa Brasil é isso, você perde em 3 meses o que ganhou em 5 anos ! Brasil é só renda fixa pra mim, quer investir em empresas, só fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí ANon, acabo de escrever no comentário acima que meu lema será exatamente isso...RV no Brasil não dá não...

      Excluir
  4. Pois é IFM, o pessoal explicou e vc ja percebeu q tem trabalha bem só se lasca. Use seu direito de dizer não. Eu tbem demorei pra entender.

    ResponderExcluir
  5. Descobri hoje seu blog, curti muito! Realmente bolsa brasileira não é para amadores, por isso em RV estou investindo só no exterior agora.

    PS: Também estou nos 30 e alguns anos e no caminho do FIRE! :=)
    Mais uns 10 anos e chego lá.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)