domingo, 15 de dezembro de 2019

Adeus ano velho, feliz ano novo!

É meus amigos, quem é que já está em ritmo de fim de ano?

Por aqui, estou contando os dias! Última (e merecida) semana de correria no trabalho. As últimas 2 serão um verdadeiro pé no freio e aproveitarei para colocar as coisas em ordem em casa.

Acabo de atualizar meus números na parte das finanças e, para alegria geral, ações indo super bem. Na verdade agora me pergunto onde colocar grande parte dos meus aportes, pensando numa Selic a 4,5%, não faz sentido manter aportes em RF.

Minha idéia para essas próximas semanas é montar minha estratégia do próximo ano. Provavelmente vou focar em investir em fundos de dólar, ouro e ações no exterior, inicialmente através de BDRs. Assim que estou pensando ultimamente, sem me dedicar exatamente em estudar.

Outro objetivo que tenho é revisar minhas metas de 2019 e revisar as que terei em 2020. Uma delas é quase certa: quero chegar no 2M no ano que vem. Ele vai ser importantíssimo para eu me considerar independente (timidamente) financeiramente. Vai ser a certeza que se eu perder meu emprego amanhã, não passarei fome (o grande temor de uma vida), rs.

Tenho refletido em como este ano foi mais leve, mais tranquilo e mais gratificante. Me cuidei mais, o grande objetivo da saúde não foi atingido em 100%, mas eu diria que grandes passos foram dados em direção a uma vida mais equilibrada. Definitivamente uma vida com menos preocupações com dinheiro, é uma vida mais plena, mais feliz.

Não estou dizendo que o dinheiro é determinante para a felicidade, mas ele é capaz de destravar situações e retirar preocupações, pelo menos parte delas. O caminho rumo à IF é árduo, mas é muito gratificante. Ver cada ano passando e você evoluindo, faz com que você queira ver mais dessas trajetórias no mundo. As pessoas precisam conhecer essa sensação.

Domingo a noite, pronta para dar uma pequena trabalhada (rs, eu não tenho jeito), mas um sentimento de gratidão enorme me acompanha.

Abs,
IFM

2 comentários:

  1. Parabéns pela sua trajetória ao longo de 2019.

    Bom fim de ano e que você tenha um descanso merecido para começarmos 2020. Estarei aqui para acompanhar e para dividir a a minha também.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)