domingo, 19 de maio de 2019

2 anos de blog! Balanço geral!

E aí pessoal, tudo bem?

Confesso que não achei que levaria um blog tão a sério. 2 anos se passaram e eu nem consigo lembrar como não era ter um blog. Aqui eu desabafo com vocês, aprendo com vocês, inspiro vocês, causo desconfiança em vocês (rsrs, rindo alto). O blog virou meu passatempo aos finais de semana e, porque não, em poucos momentos de tranquilidade durante a semana.

Escrever me ajudou a colocar em prática muitas das coisas que estavam só na imaginação. Escrever me ajudou a reler o que eu "desabafei" e ter idéias de como eu poderia ser alguém melhor. Recebi feedbacks e contatos que me deram força para continuar. Aprendi que a escrita acalma nossas emoções, organiza nossos pensamentos e nos ajuda a analisar nossa vida.

São pequenas e curtas pausas onde seu cérebro pensa: o que estou passando? o que posso dividir com outras pessoas? O que eu gostaria de ler se eu fosse o leitor? Fortalezas? Fraquezas? Momentos de alegria? Momentos de angústia? Tudo. Tudo foi compartilhado com vocês desde aquele 28 de Maio de 2017.

Amadureci muito. Cresci profissionalmente. Passei a namorar. Passei a dar mais valor a coisas não materiais. Sofri, chorei, me emocionei. Eu sou muito grata por naquele 28 de maio ter decidido iniciar esta jornada. Sinto que não pararei tão cedo. São tantos os blogs bons que vejo que "desapareceram" com o tempo. Acho que na realidade essas pessoas não se conectaram verdadeiramente com o blog. Ou passaram por momentos muito difíceis que os fizeram desistir.

No meu caso não. No meu caso, me conectar com este blog é como se conectar comigo mesmo. É aquele momento de meditação de 15 minutos que você esquece do mundo la fora e olha para si mesmo. É uma terapia exposta e anônima. De novo, não consigo pensar o que seria da IFM sem este blog.

E o blog mudou. No início queria falar mais de investimentos, escolhas, estudos. O dia-a-dia do trabalho me afundou e eu não consegui estudar como gostaria. Não consegui investir como gostaria (neste momento, mais de 8k negativa na RV, vs o que  investi, desde maio do ano passado). Mas o que eu sim fiz foi olhar para a jornada rumo à IF como algo muito além dos números.

Afinal, o que é uma "chegada" sem você aproveitar todo o caminho, não é mesmo? Este ano especiamente comecei a me descobrir além da vida profissional e dos números que quero juntar. Descobri que me cuidar e cuidar da minha saúde faz bem e não terá valor chegar na IF sem ter aproveitado essa jornada.

Pode demorar 1 ano mais do que previsto, afinal, meu "sonho de consumo" era chegar na IF aos 35 e já estou com 31. Mas que grande diferença vai fazer chegar nela aos 35 ao invés de 36, 37, 38? Nenhuma. Precisamos viver o agora também e alguns blogueiros me ensinaram isso.

Parece que quando você "relaxa" e foca no agora, no que você pode fazer hoje (sem deixar o planejamento de lado também, claro), as coisas acontecem mais naturalmente e até melhor do que você imaginava. Quem imaginaria que quase 1 ano após chegar ao milhão eu estaria com este patrimônio? Nem eu imaginaria. A maior lição aqui é: faça o seu melhor, sempre e hoje.

Escrevo conforme as idéias passam pela minha cabeça. O quanto aprendi sobre pensamento positivo, gratidão, carpe diem e inteligência emocional? A IF exige tudo isso. Penso que não é a toa que o caminho dela não dura poucos meses, mas sim, muitos. Ao longo da jornada vamos descobrindo que para vivê-la, precisamos ser uma pessoa "completa". Não são só de números que vivem os FIRE. Eles vivem de relacionamentos, de espiritualidade e gozam de boa saúde.

Gratidão define essa jornada destes 2 anos, obrigada a cada um de vocês que fizeram isso possível, porque vocês também me incentivam a continuar, com cada vizualização, cada comentário, cada clique. Muito feliz em ter os seguidores mais amáveis dos blogs de finanças do Brasil! rs.

Que possamos passar muito mais do que os próximos 2 anos juntos!

Amém.
IFM

16 comentários:

  1. Parabéns moça! já estou aqui desde 2014, as vezes posto menos, nunca deixo a comunidade. Acho que serve sem de terapia, falar aquilo que as vezes ninguém do círculo queira escutar...rs..finanças para muitos é um assunto chato. abraço e vida longa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos 2 anos de blog!

    Desejo muitos mais anos de blog pela frente.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e continue firme. Precisamos de você.

    ResponderExcluir
  4. Pode uma critica construtiva? vira e mexe venho ler aqui o seu blog, você "fala bem" mas já deixou claro que não gosta de expor tanto sua vida. entendo seu medo e preocupação, eu também tenho,veja eu por exemplo, já disse minha profissão, região em que eu moro, e você nem diz que tipo de trabalho faz rsrsr, desculpe pegar no seu pé assim, mas é por gostar da forma que você escreve que sempre fica um gostinho de quero mais (saber mais um pouco sobre você) !! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode.
      Infelizmente quando tomei a decisão de abrir meu patrimônio, tomei a decisão também de não expor alguns aspectos pessoais meus por pura insegurança. Precisamos ver como podemos "suprir" essas curiosidades sem que eu abra muito de onde moro, com que trabalho, etc, etc. Pensarei sobre isso, mas não estou favorável a abrir nada do aspecto pessoal que já não tenha sido falado.
      Abs,

      Excluir
  5. IFM, parabéns pela marca! E uma curiosidade: como passei a acompanhar o blog de forma mais recente (e por vezes espantado com seu patrimônio tão jovem rs) tenho uma curiosidade: com quanto você começou essa jornada? Teve algo grande no caminho que deu uma alavancada? (Venda de imóvel, herança, etc)

    Acho que não consigo uma marca dessas aos 31 ganhando menos de 5k por mês kkk, mas segue a luta. Um abraço e saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anon!
      Tem algum post que eu fui falando um pouco dos meus salários no início e tals. Posso ver de fazer um post mais detalhado sobre a minha jornada - mesmo porquê ela tem mudado bastante nos últimos meses.
      Não tive nenhuma alavancada (imóvel ou herança), tive sim muito suor e sangue (e sorte) nos trabalhos que tive. Conto melhor no post de hoje.
      Abs,

      Excluir
  6. Boa tarde,

    Desde já, parabéns pelo aniversário do blog e pelas conquistas neste trajecto.

    Vou acabar por frisar um pouco os restantes comentadores, sou portuguesa a nossa realidade é bem diferente da vossa, mas também gostava de ver uns post mais específicos do caminho até aqui.
    Com quanto dinheiro iniciou, tipo de investimentos, taxas, etc. Penso que é informação que iria enriquecer o blog e não colocaria o anonimato em risco.

    Há um post a dizer que levou 4 anos a chegar ao 1º milhão, gostaria que partilha-se um pouco mais, caso possível claro.

    Boa continuação :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Meu post de hoje será meu caminho até aqui. Vou tentar colocar o máximo de detalhes que puder, honestamente tem algumas coisas que esquecemos depois de tantos anos...
      Abs,

      Excluir
  7. IFM, acredita que fiquei emocionada ao ler esse post? Ao chegar na empresa que trabalho, antes de começar o expediente, sento calmamente, abro os blogs que acompanho, vejo se tem alguma postagem nova, leio, (quase nunca) comento e aí começo minha labuta.
    Muito obrigada pelos textos, por dividir a experiência e por ser inspiração. Espero daqui a um mês voltar aqui e te falar que finalmente abri o meu blog, mas ainda não tive essa "coragem". Acho que os bons blogs tem pessoas que escrevem e se expressam muito bem, e talvez me falte isso; bem, me prometi tentar.
    Desculpa o comentário imenso, espero de verdade que você não suma.
    Abraços
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Ana! Muito bom saber que acabo tocando outras pessoas com posts tão simples.
      Eu também ficava postergando o sonho de abrir um blog, porque pensava que não ia conseguir ter tanto tempo e assunto para escrever. Mas quer saber? Abra! O máximo que vai acontecer é você fechá-lo depois, nada além disso.
      Abs e comente mais! =)

      Excluir
  8. Parabéns pela consistência, eu não consigo dar tanta atenção para meu blog como gostaria, porém estou focado em minhas relações interpessoais. Leio seu blog há algum tempo e sempre tem umas idéias bem legais!
    Sucesso pra vc!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada IS!
      Volte mais vezes, em épocas de vacas magras na bolsa parece que as pessoas dão uma "sumida", rs.
      Abs,

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)