domingo, 21 de abril de 2019

Se cuidar e colocar a vida em ordem faz bem!

Feliz Páscoa pessoal!

Passando aqui para desejar um dia de muita paz e amor junto aos familiares de vocês!

E por falar em Páscoa, aproveitei esse feriadinho para colocar muita coisa em ordem e me cuidar! Como faz bem isso, não? Auto-estima e sensação de paz vão às alturas.

Para começar, fiz minha declaração de IR. Pela primeira vez com um portfólio mais robusto em RV, investi exatas 4hs nessa atividade. Com toda a certeza declarar rendimentos e renda fixa é a parte mais fácil. Quando entra em FIIs e ações, aí sim você vê o que uma bela desorganização (meu caso) é capaz de complicar bem as coisas.

Entre leituras e videos explicativos, consegui finalizar e enviar a declaração. Entre sustos também, porque no início estava dando um IR a pagar de mais de 1.800 reais. Eu não estava preparada para uma despesa dessas e me desesperei.

Tudo melhorou quando coloquei as despesas com plano de saúde e também as contribuições às previdências privadas. Foram elas que me salvaram desse valor absurdo de IR a pagar. No fim, sobraram 87 reais que já programei o pagamento para segunda-feira.

Nunca tinha feito a declaração completa, mas dessa vez foi mais do que uma descoberta, foi extremamente necessário. Pela primeira vez agradeci por ter gastos altos em plano de saúde e volumes importantes em previdência privada. Quem tem a possibilidade de ter uma previdência na empresa que trabalha, não deixe de fazê-la. E saúde,  bom, nem preciso dizer o quão importante é cuidar da sua, né? Ano passado eu não cuidei, mas contribui bastante com o plano, por isso os altos gastos.

E por falar em saúde e bem-estar, comecei o feriado na quinta à noite fazendo uma bela drenagem linfática. Eu sou simplesmente apaixonada por massagens e estou me acostumando a fazê-las com mais frequência, o que é um perigo, mas ao mesmo tempo eu gosto muito e é algo que me faz bem, portanto, escolho fazê-lo a partir de agora.

Na sexta-feira aproveitei para colocar todos os meus recibos e extratos em dia para fazer a declaração de IR. Além disso, fiz uns belos pratos para a alegria de toda a família! =)

Ontem tive a brilhante idéia de ir tomar a vacina da gripe. Meu plano de saúde cobre vacinas e isso é uma maravilha, pois além de não gastar, eu não tenho que ficar esperando campanhas de governo ou de empresa para poder tomá-las. Já estou protegida! =) Normalmente eu pego umas gripes que me derrubam por dias a fio, vamos ver como será este ano. Já quis tomar o quanto antes para evitar esses transtornos.

Aproveitei essa semana para investir um dinheiro que estava parado há um tempo (sim, me julguem, estou sem tempo de me organizar para investir) em LCIs e LCAs. Vou dar um tempo nas ações, a não ser que surjam mais oportunidades.

Dei uma atualizada nos meus valores de investimentos e pelo que estuo vendo, tudo indica que os rendimentos este mês estão pífios, devido à queda de várias ações. Vamos ver o que este 1/4 de mês nos reserva, mas tudo leva acrer que o crescimento do meu portfólio estará mais atrelado aos aportes que aos investimentos. Isso mostra o quão longe estou da IF.

E por falar nisso, paguei uma das minhas maiores faturas de cartão de crédito neste mês, o que fez com que o volume dos aportes diminuisse também. Por incrível que pareça, me descontrolei em alguns gastos nos últimos meses que somados às parcelas infinitas de compras de black friday e também do carnaval, fizeram com que os valores da fatura explodissem.

Felizmente retornei uma compra péssima que fiz na Dafiti e eles devem confirmar o recebimento e também o estorno na fatura do cartão de crédito daqui no máximo 3 meses. Nunca mais voltarei a comprar nesse lugar, pura enganação de promoções.

A ordem agora é dar uma segurada nas compras, organizar mais os itens que já tenho (e aproveitar eles), fazendo com que as próximas faturas diminuam e também eu me prepare para as compras da viagem internacional que farei no 4º trimestre do ano.

Último ponto: que delícia ficar 3 dias bem longe do mundo corporativo! Impagável esses dias!

Abs,
IFM


5 comentários:

  1. Pra que comprar parcelado se pode pagar a vista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que comprar à vista se pode ser parcelado? rs

      Excluir
    2. Saiu da pobreza mas a pobreza não sai de você?

      Excluir
  2. Adoro seus posts, você escreve muito bem. Me sinto mais próximo de um membro da blogosfera financeira quando fala, como uma pessoa bem comum mesmo. Espero que sirva de incentivo. Um abraço!


    Anon do interior paulista

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)