segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Resenha de Livro: Como se defender de Ataques Verbais - Barbara Berckhan

E aí pessoal, tudo bem?

Uma das metas do ano é leitura. E eu quero cumpli-la com louvor. Para começar o ano, baixei um livro curto, mas cujo o título me chamou a atenção, especialmente pela utilidade que ele pode ter em ambientes tóxicos, como o trabalho.

É sabido que muitas vezes mais do que a nossa habilidade técnica, o ambiente profissional exige também um jogo de cintura fora do normal, uma inteligência emocional realmente alta. E somos avaliados por essa efetividade.

O título me chamou a atenção especialmente em uma época que estou trabalhando com muita gente com perfil agressivo e que quer desestabilizar o coleguinha para se mostrar superior. Então passei esse livro na frente de outros que até já havia começado.

Ele é curto, tem 92 páginas e tem letras grandes. 2 dias e poucas horas em cada um deles foi suficiente para terminar de lê-lo. Em geral, achei um tom um pouco repetitivo e um resumo cai muito bem para aprender alguns conceitos.

Eu sou daquelas que sempre tira alguma coisa de útil nos livros e dessas 92 páginas eu tirei técnicas a serem utilizadas quando algum agressor expôr palavras de grosserias. São idéias boas, que é bom ter na cabeça na hora que você precisa.

Além disso, o livro ensina a se desfocar das palavras de agressão e focar os pensamentos em qualquer outra coisa. Essa é a parte mais dificil para mim. Normalmente quando alguém me provoca, quero responder à altura, mas se pensarmos que são poucos segundos que não vão influenciar em nada nas nossas vidas, tudo fica mais fácil. Pensamos na próxima viagem que faremos ou até no tamanho da nossa conta bancária e as preocupações e nervosismo vão embora.

Recomendo a leitura, mas caso queiram algo mais prático, deixo meu resumo, abaixo:

Resumo do Livro: Como se defender deataques verbais

Confesso que mesmo sendo pequeno o livro, tive dificuldades de me concentrar e ir até o fim. Ainda estou descobrindo se gosto realmente de ler, pois tenho me esforçado nesse sentido. No final eu acho muito bom terminar, principalmente depois dos conhecimentos adquiridos, mas na hora é sempre meio "sofrido". rs.

Próximo livro, vou ver se leio algo mais "light" e mais divertido.

Abs,
IFM

4 comentários:

  1. Legal! Tô na meta firme de ler mais esse ano também. A dificuldade é "diversificar" também na leitura. Ler sobre investimentos, textos da profissão e leituras prazerosas, este é meu desafio: não colocar todos os ovos de leitura numa mesma cesta, rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, eu procuro fazer um rodízio ICV, porque é muito chato ficar só em assuntos mais técnicos...

      Excluir
  2. "Audiobook" pode ser uma alternativa a leitura. Ouço no caminho para o trabalho e na volta dele. No entanto, tem que ver se vc se adapta, nem todo mundo gosta...rs
    Vk

    ResponderExcluir
  3. legal colocar resenha dos seus livros.
    coloquei como meta 6 livros esse ano. um livro a cada dois meses.

    Vou começar pelo Poder Sem Limites

    abs e boa leitura e bons investimentos

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)