domingo, 30 de dezembro de 2018

Fechamento 2018 - O balanço final do ano

Quis fazer um post dedicado ao ano de 2018, porque ele merece!

O ANO QUE ATINGI MEU MILHÃO! Que ano especial! 1 milhão de reais que eu sonhava desde os meus 15 anos de idade. Que eu de fato comecei a me dedicar para alcançá-lo desde 2015 de forma extremamente séria. Gratidão!

Este ano foi um ano em que eu tive que lidar com perdas (da minha antiga pet), de lidar com a falta de viagens que eram constantes nos meus feriados (tive uma bela viagem de férias e por isso abdiquei de gastar em viagens menores de feriados), de lidar com o novo (emprego novo, chefe novo, colegas novos), de me dedicar de forma intensa ao trabalho (consolidação da minha reputação no ambiente novo) e de deixar coisas de lado (saúde infelizmente, exercícios físicos, etc). No fim, ainda tive uma surpresa de encontrar um novo amor (S2).

Uau, quanta coisa! Quanta coisa conquistei, quanto perdi e quanto mudei! Na virada de 2018 eu não imaginava tudo que me esperava neste ano. No fim de tudo, sou extremamente grata por quanto evolui e o quanto mudei. Estou vivendo, e vivendo intensamente.

O portfólio financeiro foi importante, mas não foi o principal. É fato que depois que criei este blog, fiquei mais focada em finanças e até por uma questão de vir aqui prestar contas mensalmente, me preocupo muito mais com o assunto. Mas, ainda assim, não foi o fundamental.

Não foi o meu melhor ano do lado financeiro. Em anos anteriores, tive bons bônus, entrada de dinheiro inesperadas como FGTS de inativos, entre outros. Este ano foi regular. Salarinho entrando todo os meses, um bônus da empresa anterior bastante tímido, queda relevante dos meus ativos de RV (ainda estou 6,7k negativa versus o que eu investi no início do ano) e 13º. Foi isso e algumas compras importantes e uma das melhores viagens da minha vida do lado de gastos.

Se me arrependo de algo? Não. Aprendi a gastar melhor meu dinheiro, naquilo que de fato me faz feliz e até consegui reduzir a média de gastos no meu cartão de crédito. Não tive aumentos (emprego novo), não tive entradas inesperadas de grana, mas consegui controlar bem as saídas, não deixando de comprar nada do que era importante para mim.

Os números finais de 2018 foram:

Valorização do portfólio: 35% (vs 62% do ano passado, que foi um mar de rosas nos rendimentos)
Crescimento Total do portfólio: 301.042,67
Total de aportes (aproximadamente): 233.473,37 (77% do crescimento)
Total dos rendimentos: 67.569,30 (22% do crescimento)

Dos rendimentos, que reprensentam 7,8% de rendimento, RV ficou com o destaque negativo, dos 83.698 reais que investi (PM), hoje são 77.012 reais, uma baixa de 8% no total.

Claramente meu ponto forte são os aportes e não os rendimentos. O grande segredo para eu ver meus números decolarem de vez é estudar mais sobre investimentos e fazer escolhas mais inteligentes.

Falando sobre as metas que eu estabeleci no início do ano:

1. Fazer 40 min de exercícios pelo menos 4x por semana e pilates pelo menos 2x por semana. Não atingida. Nem me matriculei no pilates e os exercícios eu fiz em alguns momentos e abandonei em outros.
2. Atingir, ao final de 2018, um patrimônio de R$ 1.050.000,00. (detalhes abaixo) - Atingida, superada, reestabelecida e superada de novo! Uau!
3. Diminuir meus bens materiais de forma a desapegar durante o ano de 2018. Ter 2 prateleiras completamente vazias ao final do ano de 2018. - Atingida! Grande aprendizado que essa meta me trouxe. Leveza.
4. Levar as lições de 2017 comigo em 2018 e aprender novas lições em 2018. Atingida. Ano muito intenso de muitos aprendizados. 

Analisando os atingimentos das minhas metas de 2018, penso sobre as de 2019 (próximo post). Saúde com certeza ficou bastante debilitada e eu cuidei quase nada de mim. Foquei em emprego e finanças e foi de fato o que consegui atingir, além do desapego.

Para o próximo ano, meu foco será outro, até para poder equilibrar com o que faltou em 2018. De nada adianta ter muito dinheiro e uma bela avaliação de performance, se o resto está funcionando mal.

Gratidão em 2018. Gratidão pelas oportunidades, crescimento, pessoas que conheci e por ter conseguido manter este blog. Obrigada a vocês por este ano e por tantas  trocas. Espero que o blog continue crescendo!

Desejo a vocês um 2019 incrível, cheio de boas energias e conquistas para vocês e suas famílias!

Abs, IFM

9 comentários:

  1. Olá IFM! Qual taxa (%) de remuneração vc considera boa pra aportar na renda fixa? Dê dicas de locais e produtos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Para LCI e LCA eu considero acima dos 97% do CDI.
      Gosto muito do Sofisa, Daycoval e Banco Inter.
      Abs

      Excluir
  2. O que nos homens mais desperta interesse nas mulheres? Sem lenga lenga, resposta sincera e direta rsrs

    ResponderExcluir
  3. Qual a melhor viagem/local que você já foi para solteiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, não divido muito meus destinos como solteiro ou casado, mas amei Jericoacoara (faz uns 5 anos que fui) e qualquer lugar na Espanha. Londres também é bem legal.

      Excluir
  4. Boa noite IFM! Cheguei agora no seu blog e me permita dar os parabéns pelo ótimo patrimônio e resultados conseguidos em 2018! Em relação ao crescimento do patrimônio ser formado prioritariamente dos aportes acho isso mais que normal afinal estamos na fase de acumulação!
    Parabéns mais uma vez e bons investimentos!

    Abraço
    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)