sábado, 5 de maio de 2018

Sell in May and Go away

Juro que não conhecia esse provérbio.

Depois de quedas bruscas nos vários ativos que tenho, resolvi dar uma olhada no que estava acontecendo. E aí me deparei com esse provérbio americano.

Levando em consideração que praticamente metade dos investidores do mercado brasileiro são estrangeiros, não poderíamos deixar de considerar o provérbio que eles tanto citam. O conceito do "sell in May and go away" surgiu porque no hemisfério norte as "grandes férias" são em Junho e Julho. Dizem então que em Maio os investidores se desfazem de parte das suas posições nos investimentos para curtirem as férias nos meses seguintes.

Dizem ainda que o retorno desses investidores acontece em meados de Novembro, quando as bolsas mundiais normalmente começam a atingir patamares superiores.

Se é fato ou não, não sei. Primeira vez que estou com uma posição relevante em RV em Maio e vejo uma desvalorização bastante relevante, inclusive de ativos muito sólidos como ITUB e ITSA.

Aos investidores que leem este artigo, se eu tivesse um capital disponível, iria às compras. Como disse nos meus últimos posts, na verdade ainda tenho que comprar meus Euros e tenho muita conta para pagar antes de viajar, então não vou conseguir fazer as compras que eu gostaria nessa bela liquidação da bolsa brasileira.

Com essa desvalorização, lógicamente meu patrimônio também perdeu valor. Estou agora com em torno de 994k aproximadamente. Ou seja, mais longe da primeira milha. Resolvi desapegar desse número tão simbólico para Maio. Queria muito ir viajar já comemorando esse atingimento, mas não são 6, 7, nem 10 mil reais que vão me fazer deixar de comemorar essa marca na viagem (lembrando que meu aporte este mês será muito próximo de zero).

Mudando um pouco de assunto, triste ver que mais um banco não conseguiu sobreviver. Aqueles que estavam posicionados nele, desejo uma boa sorte com o FGC. Nunca precisei utilizar, mas sei de pessoas que já precisaram e parece que demora um pouco, mas o dinheiro vem (para aqueles que tinha investimentos abaixo de 250k).

Sobre o escândalo do Inter, tenho minhas dúvidas se essa notícia é verdadeira. O próprio banco nega e parece que só um meio de comunicação pouco conhecido afirma que isso aconteceu. Os demais meios de comunicação citam esse primeiro, se isentando de qualquer compromisso com verificar se a notícia é verdadeira ou não.

De qualquer forma, estou no Inter em ativos sem liquidez diária, ou seja, ainda que queiram invadir minha conta (que já troquei a senha) e retirar algum valor, não conseguirão. Sigo tranquila então.

Aqui onde vivo, belo dia de sol de um sábado. Vou aproveitar este final de semana para me exercitar, sair com amigos e fazer umas compras para a viagem. Sugiro que vocês aproveitem também!

Um abraço!
IFM

13 comentários:

  1. Renda variável tem que ter paciência, no longo prazo é um bom investimento. quanto a esses bancos pequenos prefiro ficar de fora. Já investi em ações do Pine e foi só prejuizo.

    ResponderExcluir
  2. Esse provérbio é papagaiado pelos veículos de investimento justamente pra enganar os sardinhas a venderem na baixa e os tubarões comprarem de rede.
    Não se engane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Boato ou não, estou só vendo o sangue no meu home broker...rsrs

      Excluir
  3. Sugestão: Quando for publicar algo em outra língua não se esqueça de botar a tradução.

    ResponderExcluir
  4. O IBOV irá atingir 200K em 3 anos. Aproveitem!

    ResponderExcluir
  5. Você fará qual roteiro na Europa? Irá sozinha? Utilize a ferramenta de encontros do couchsurfing. É legal para uns rolês diferentes. Estarei na Europa no mesmo período, vai que não calha hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Você acha mesmo que eu sou de ferramenta de encontros? rsrs

      Excluir
  6. Nossa, imagino a expectativa dessa tão planejada viagem. Vai ter muito o que contar na volta!! =D Abraços, http://amigorico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. aqui em Portugal este adagio funciona bem.acho que por causa do verão e ferias.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)