quarta-feira, 16 de maio de 2018

As baixas na RV também são baixas na finansfera?

Como estão pessoal?

Há alguns dias venho reparado que colegas que costumavam postar com mais frequência, simplesmente espaçaram suas publicações. Alguns que postavam religiosamente o fechamento do mês, não vem atualizando os números desde Fevereiro ou Março. Outros, que falavam das glórias da RV, tem mudado de assunto e falado sobre aplicações no exterior.

E foi aí que eu me perguntei: a baixa nas ações, FIIs e RV em geral, tem provocado um desânimo na finansfera?

A resposta que encontrei é que sim. Alguns tem seus próprios motivados pessoais para estarem menos focados no  blog, como o Senhor Bufunfa. E até aí tudo bem, acho natural nossos interesses e focos mudarem ao longo da jornada. Outros realmente estão "desaparecidos" e para citar alguns, estou falando de Dono da Mascada (Mascada Boa), Nerd Investidor, Um brasileiro na arábia e por aí vai.

Meu post é muito mais para nos encorajar a continuar lutando e não deixar que esses períodos de baixa e dificuldades nos desanimar. Sabemos que qualquer caminho rumo a um objetivo possui altas e baixas e o bacana da finansfera é aprendermos não só com os acertos uns dos outros, mas também com os erros.

Meu próximo fechamento mensal haverá sangue, muito sangue (home broker não para de cair). E aportes praticamente nulos. São más notícias e que vou dividir com vocês, porque afinal, fazem parte da história e da luta rumo ao gran finale. Aprendizados? muitos. Agora sim era o grande momento de fazer a minha carteira na RV e não meses atrás como eu fiz. Como eu iria adivinhar? Acho que apenas passando por isso para eu ver que dava para ter feito melhor.

Quem possui capital agora, as compras são muito bem vindas. Infelizmente eu não possuo.

Gostaria de fato de encorajá-los a expôr nesta comunidade os nossos erros, nossas aflições, nossos pensamentos, angustias, tristezas, enfim, tudo o que tivermos passando neste momento de baixa, afinal, o aprendizado e as lições a serem compartilhadas nos serão muito úteis.

Abs!

24 comentários:

  1. Olá IFM!
    Tenho notado esse comportamento que não combina com a Finansfera. Ano passado todo mundo exibia suas carteiras de moedas digitais e rentabilidade, agora não vejo mais nada sobre o assunto.
    Particularmente tento não me incomodar muito com rentabilidade, até por isso divulgo dividendos, esses são mais previsíveis.
    Mas acho importante mostrar os erros e acertos para ir compartilhando e evoluindo juntos.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Janota, é isso que me incomoda um pouco. Os investimentos tem disso, uma hora estamos na alta, outra na baixa, e acho importante mostrarmos o dia-a-dia real desse vida.
      Estamos pensando igual!
      Abs!

      Excluir
  2. Talvez tenha dado um cansaço coletivo. O Viver de Construção já anunciou o seu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coincidencia ou não, os home brokers sangram neste período também...

      Excluir
  3. Acho que as quedas no patrimônio contribuem para que alguns blogueiros diminuam suas postagens.
    As criptomoedasmecheram fundo com o psicológico de alguns blogueiros, graças a queda acachapante que tiveram a algum tempo atrás.
    RV tem seus ciclos, sabendo escolher bem as empresas é possível conseguir algum lucro, senão agora, um pouco mais a frente.

    Mas além da queda tem blogueiro que deve ter motivos além do "empobrecimento" para dar uma sumida, as vezes falta de assunto mesmo.
    Infelizmente muitos blogs tem vida curta e não duram mais que 3 meses.

    ResponderExcluir
  4. Olá IFM,

    Quem parou de postar ou estão postando menos foram o pessoal odas criptomoedas. Agora elas tiveram uma alta, mas estão longe de toda recuperação.
    Eu tenho 90% em RV e estou tranquilo e continuo postando.
    Add você na minha lista de blogs. Se possível adicione aqui também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um portfólio de cripto também que representa menos de 2% de meu patrimônio. Não gosto muito de falar sobre isso porque esse pessoal é extremamente irracional e não gosta de discussões sérias. Tem o pessoal que adora cripto e que domina quando o negócio tá lá em cima e tem o pessoal que odeia e domina quando o negócio tá lá em baixo. Os dois grupos ficam apenas trocando provocações de forma extremamente mal educada. Na verdade, representam apenas a mais pura sardinhice: o ativo é bom quando o preço tá lá em cima e ruim quando tá lá embaixo. É lógico que isso acontece com o mercado de ações também, mas com cripto é muito pior porque esse mercado atraiu uma legião de leigos que não sabem nem o básico de investimentos mas que se acham os caras mais fodas do universo.

      Excluir
  5. Pois é, também observei como houveram menos postagens neste ano. Mas não sei se tem a ver com a RV não.

    ResponderExcluir
  6. Postar número bonito é mais fácil do que número feio.
    E nessa queda, é desanimador!

    Na minha carteira, é o meu segundo mês com queda. Nunca tive isso em nenhum momento, pois a SELIC em alta e alta concentração de RF cobria qualquer destempero da RV... agora que equilibrei a RF x RV em 50% cada, a RV rendendo pouco com a SELIC em baixa não segurou... e estou tomando na cabeça.

    Mas sem problemas... ganhei bonus da empresa e aloquei tudo em FIIs e Ações. Tenho boa expectativa de subir, e espero que seja um foguete por acreditar nos fundamentos os meus papeis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lucio. Por mais que tenhamos confiança nos fundamentos que nos fazem aportar em RV e sabemos que é algo cíclico e estamos comprados a LP, a ansiedade de ver nossa bola de neve crescendo é grande, então desanima mesmo.
      É uma boa aportar agora, eu faria o mesmo, pena que no momento que estou de preparo para viagem, não vou conseguir aportar nada, infelizmente...
      Abs!

      Excluir
  7. Filha, vc chegou ontem na Finansfera. Ja parou pra vero grafico do ibovespa de 2011 a 2015? e nem por isso a finansfera desanimou, mesmo durante anos de bear market. Quem ta chorando variações de curto prazo aqui é você. Aliás, acho que não está preparada para aportar em renda variável se ta achando que IBOV nos 85k eh sangue, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "chegou ontem", como está você?
      Sangue é sangue idependente se for um corte com uma faca de 10 cm ou com uma agulha. Se está saindo gota ou jatos de sangue, continua sendo sangue.
      Então me admira você querer julgar se a palavra sangue que estou usando está correta ou incorreta, porque afinal, a cor vermelha no home broker está lá, independente de ser uma queda pequena ou grande.
      Sempre bom usar a analogia para explicar, não é mesmo?
      Abs!

      Excluir
  8. Legal o post IFM , bem pertinente sobre a atual situação da blogsfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é FC, eu que curto muito acompanhar a finansfera, fico chateada com essa baixa de alguns...
      Abs!

      Excluir
  9. Eu comprei bastante com o IBOV de 45k a 60k, então não estou triste por causa dessa pequena queda. Meu lucro ainda é grande.

    Gostaria de uma opinião sua sobre renda fixa. O que você acha do CDB do Banco Paulista a 113% do CDI para prazo de 3 anos? O Banco apresenta lucros crescentes de 2014 a 2017, parece uma instituição sólida. Você acha que existe algum risco desse banco quebrar em 3 anos?

    Desculpe se estou sendo folgado, se não quiser dar sua opinião, eu entendo perfeitamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Anon, vc pegou uma ótima época...Agora estamos numa boa fase para compras também, mas com a minha viagem, não vai sobrar nada para aporte nos próximos meses...
      Acho complicado falar se o banco X ou Y tem risco de quebrar. No fim, qualquer banco pequeno pode quebrar...claro que se os números mostram uma saúde financeira razoável, eu não vejo problemas com tanto que você esteja no limite do FGC e esteja preparado para acioná-lo se for preciso.
      Abs!

      Excluir
  10. Olá IFM,

    Não sei se você já abordou esse tema aqui, mas como você opera na RV? Swing trade, Position, day trade.. Só por curiosidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diogo, tudo bem?
      Minha estratégia é de Longo Prazo, então nada de day trade ou afins, minha praia é o buy and hold...
      Vc opera como?
      Abs!

      Excluir
    2. Olá IFM, tudo bem.
      Eu opero swing trade somente. Queria operar day trade, mas devido ao meu trabalho fica impossível.

      Abs!

      Excluir
  11. Eu cansei mesmo pelo trabalho. Tô tendo que me desdobrar pra dar conta, então aquele horário de almoço que eu usava pra criar posts estou em reunião. Dia todo em reunião. Tá danado.

    Minha carteira também caiu muito, mas compensarei aportando mais pra tentar reduzir a queda e acumular mais ações.

    Meu número que baliza é de renda passiva e este continua estável.

    Os blogueiros das criptomoedas sumiram mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VDC,
      Sei bem, estou há pouco tempo no meu trampo novo, mas já estou no ritmo frenético novamente...
      Meus aportes não vão dar conta de segurar a carteira, mesmo porque, meu aporte será mínimo neste mês...
      Não desanima não!!
      Abs!

      Excluir
  12. A finansfera tá mais parada mesmo. São fases e talvez isso que você falou tenh influência.

    Posso aproveitar e divulgar meu site?

    La vai: http://sulistapobre.com

    É uma espécie de fórum.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)