domingo, 28 de janeiro de 2018

Eu fui às compras!

E aí pessoal, tudo bem?

Esta semana que passou foi uma semana de fazer girar o dinheirinho da rescisão. Esperei o grande dia do julgamento do molusco (que no fim os FIIs e ações só subiram) e fiz umas comprinhas. Vamos a  elas:

- Multiplus: MPLU3
- Ambev: ABEV3

Eu já estava "namorando" ambas há algum tempo, justamente por estarem no topo das listas das ações que mais distribuem dividendos. Minha estratégia na RV tem sido exatamente essa: buy & hold, focando em geração de renda com dividendos e claro, potencial de valorização (mas esse ponto como último fator decisivo).

Sei que temos boas ações do setor de energia e de construção que também estão no topo das listas, mas ambos os setores não me atraem muito. Entretanto, vou buscar estudá-los e acredito que não devo ficar de fora deles. As ações de bancos são algumas que me atraem, mas acho que já se valorizaram demais. Vou pensar ainda se entro ou se espero uma próxima correção no Ibovespa para entrar.

No mesmo dia tentei comprar mais um FII (KNRI11), mas tive uma INgrata surpresa da corretora que eu estava operando não me deixar comprá-lo porque não sou uma investidora qualificada. Depois fui descobrir que na outra corretora que eu tenho conta eu poderia ter comprado, mas eu já não tinha dinheiro disponível lá e toda a operação de transferência de grana ia demorar umas boas horas (de uma corretora para o meu banco e depois para a outra corretora). Vou ficar mais esperta nisso das próximas vezes.

De qualquer maneira, os próximos dinheiros que entrarem vou concentrar na RF de um banco porque estou tentando obter o cartão black para a minha viagem da Europa. Falta em torno de uns 40k para eu chegar no valor mínimo necessário e meus próximos aportes vou focar nisso então.

Meu amigo leitor vai dizer: poxa, você estava indo bem focando em RV e agora só por causa de uma viagenzinha você vai mudar de estratégia? Na verdade não é mudar. É atrasar um pouco os aportes na RV. 2018 será um ano de mais equilíbrio para mim e eu julgo ser importante ter esse cartão para a viagem, já que passarei por muitos aeroportos (aproveitando a sala VIP) e já que também ficarei em torno de 25 dias no exterior (todas as coberturas são muito  interessantes). Logo, sim, vou aportar em algo que não me dê a melhor rentabilidade do momento, mas que vai me dar o conforto que eu quero, preciso, e acho que mereço na minha viagem.

Trabalho de forma muito intensa há cerca de 10 anos e acho que chegou o momento de eu priorizar um pouco do que eu quero como pessoa. Sempre priorizei o dinheiro, a acumulação, economia, rentabilidade e etc. Nunca olhei para mim e o que eu de fato quero para minha vida e agora vou começar a olhar mais para isso. A vida passa e aproveitá-la durante o caminho é parte disso.

Tirando essa parte psicológica de lado, fiquei feliz com as minhas compras. Aos poucos vou aumentando minha participação na RV e vou formando meu portfólio que deve gerar uma renda saudável para mim de forma passiva. Nada de pensamentos de vendas a curto ou médio prazo. Tudo pensando a longo prazo.

Por falar em compras, abri sim a conta na Foxbit, mas desencanei de comprar bitcoins pelo menos por enquanto. O mercado tem andado de lado e estou achando o risco muito maior que a oportunidade. Se eu mudar de  idéia, foxbit e binance já estão ok para eu investir! =)

Mudando de assunto, nesta semana me matricularei na academia novamente. Aproveitei o final de semana para dar uma "aquecida" e caminhar uns 5 km, quero de fato voltar a me exercitar, isso faz bem para a mente e para o corpo. Além disso, esse preparo físico será bastante importante para eu poder aproveitar a viagem como um todo (minha última viagem para Europa - e única...hehehe - andei pelo menos 20 km por dia, graças ao preparo físico que eu estava focadamente desenvolvendo nos meses anteriores). Pena que depois minha vida meio que virou de ponta cabeça e eu parei de treinar.

Estou temendo também ter um gasto inesperado - um dente está doendo (ai, meu bolso). Não sei se é sensibilidade (da última vez que tive uma dor dessas era), então já estou usando uma pasta dental para dentes sensíveis para ver se é isso. Fiquem na torcida, por favor.

Ano do milhão, mas ano dos altos gastos. Daqui 2 semanas vou passar o carnaval em um dos destinos mais caros do Brasil. Na verdade nem estou animada, comprei a passagem há muito tempo atrás e agora vou ter que ir (e gastar), mas se eu pudesse, mudaria de destino hoje. São prós e contras de comprar algo com muita antecedência: preço mais baixo, mas você pode mudar de idéia e não curtir mais como achava que curtiria.Faz parte né?

Todos prontos para mais uma semana de labuta? Vamos garantir os leitinhos das nossas crianças (RF e RV)! Uma boa semana para vocês e ja já teremos post de fechamento mensal, o 1º do ano!

Como passa rápido!

Abs,
IFM

20 comentários:

  1. A bolsa vem passando por um momento de alta considerável, não sei quanto tempo isso vai durar, acho que logo virá uma correção.

    Entre os bancos destaco o Banco do Brasil, as ações subiram bastante do fim de 2017 pra cá, mais do que eu esperava até, o balanço será divulgado em fevereiro, tenho a perspectiva de que antes do balanço as ações sofrerão correção e pode ser que aí seja um bom momento de entrada pra investir pro curto prazo.
    Mas vamos ver o que acontece até lá.

    No seu caso até a RF dá algum resultado e faz bem em viajar, juízo no carnaval e se for dirigir não beba.
    Quando li vamos garantir o leitinho das crianças até pensei que vinham crianças por aí, mas vi que se tratam de bebês dinheiro.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha se tratam de bebês dinheirinhos sim! hahaha ri alto!
      Sei bem dessa alta da bolsa e sei que essas minhas compras podem na verdade dar um retorno negativo à curto prazo, mas como invisto pensando em LP, não me preocupo muito.
      Obrigada pela dica do BB, vou ficar de olho!
      E juízo aqui é até demais! rsrs
      Abs Anon!
      IFM

      Excluir
  2. Acho qye fez boas compras. Ambev apesar de não ter em minha carteira, é, sem dúvida uma das melhores empresas da bolsa. Multiplus, eu tenho, acho que pode dar bons frutos. abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Beto, vamos que vamos montando nossa carteirinha da aposentadoria! =)

      Excluir
  3. Salvador? Se for, vá ao Camarote Salvador! É MUITO caro, mas a experiência é única. Não me arrependo em nenhum momento da grana que gastei lá ano passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha vou para lá sim Enriquecendo! Eu já fui uma vez, não fiquei nesse camarote, mas desta vez estou estudando...não estou muito animada, vamos ver no que vai dar...
      Abs!

      Excluir
    2. Se eu voltasse hoje obviamente não iria. Porém acho válido ter a experiência uma vez na vida.

      Ano passado eu fui de Vumbora no sábado, Camarote Salvador no domingo, Me abraça na segunda (o melhor, durvalino quebra tudo rs) e Camarote Harém na terça. Na quarta-feira fui pra Morro de São Paulo e fiquei até domingo.

      Não sou um cara muito viajado, mas até agora foi a melhor viagem que fiz. (e a mais cara tb kkkkkk)

      Excluir
  4. Ambev é uma excelente empresa, mas está com o preço muito esticado.

    Vou aguardar correção, pois acredito que irá ocorrer durante o período de eleições e, principalmente, quando cair a ficha de que a Reforma da Previdência não vai sair coisa nenhuma...

    ResponderExcluir
  5. Focar em renda passiva é uma boa estrategia.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  6. Olá IFM,

    Que bom que você está comecando com a RV. Como você está acostumada com Renda Fixa e quer rentabilizar mais o seu capital, sugiro você estudar venda coberta com operação de taxa utilizando o BOVA11.
    Com a Selic em baixa acho que é uma boa alternativa para ganhar mais rentabilidade. Em breve eu pretendo começar a fazer essa operação e farei uma postagem explicando essa estratégia.

    Boa viagem e aproveite. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aportador!
      Desculpa a demora para responder ein? rs
      Então, não estou querendo partir para os ETFs porque eles não distribuem dividendos, que é o meu principal foco...
      Abs!

      Excluir
  7. Não sabia que algumas corretoras limitavam acesso a determinados FIIs. Nunca tive problema com isso, uso a XP como plataforma. Tb estou em KNRI e acho MPLU uma boa opção para dividendos - aliás, sugiro dar uma olhada na carteira do KB investimentos, caso ainda nao conheça. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é DM, eu também não. Foi a primeira vez que isso me aconteceu...

      Excluir
  8. Olá IFM.

    Assim como você, tenho conta no Inter e estava planejando pegar um cartão Black em função dos pontos.

    Mas você chegou a ver se o banco tem programa de pontos?

    Segue um link dos bancos associados ao Multiplus.

    https://www.pontosmultiplus.com.br/junte/categoria/Bancos%20e%20Cart%C3%B5es/

    O Inter não consta entre eles...

    ResponderExcluir
  9. IFM:
    O cartão Black só terá vantagem se vc pagar uma anuidade carissima para vir com o prioty pass para usar as salas VIPs sem custo, ou pagando $27,00 por cada uso, depende do cartão que vc pegar.
    Mas o seguro de viagem só vale se for comprado com o cartão, como vc disse que já comprou as passagens, esse seguro não será útil nessa viagem, faça um a parte ou use o do cartão que vc comprou as passagens.
    Conheci seu blog a pouco tempo, hoje resolvi ler inteiro, já comentei outras vezes.
    Te acho muito, muito parecida comigo.
    E acho que não tenho o patrimônio como o seu, pq assim como algumas amigas suas, quem sustenta minha casa sou eu, além disso tenho um filho, sou um pouco mais velha que vc tb, mas temos muitas semelhanças no pq investir, a infância, a dedicação ao trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      O Bloack que peguei é do banco Inter, não tem anuidad e não tem "mínimo" de utilização. É porque ele não tem pontos também ou programa de milhas. Para fins de aproveitar a sala do aero somente, vale a pena.
      Sobre o seguro viagem, não sabia disso, obrigada por avisar. Vou dar uma pesquisada...
      Que legal que você conheceu e já gostou! Volte mais vezes!
      Poxa, siga em frente, com filho realmente é muito mais desafiador, mas a recompensa virá no futuro com certeza!
      Abs!

      Excluir
    2. Acabei não revisando e não ficou claro o que eu disse.
      o seguro do cartão só vale para passagens que foram compradas com ele.
      Como vc vai usar as salas do aeroporto? É um mastercard e vc irá utilizar só a de Guarulhos?
      As regras para utilização de sala VIP são especificas, ter uma cartão black não necessariamente irá te garantir acesso a sala Vip.

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)