domingo, 7 de janeiro de 2018

Ansiedade, preocupação e primeira compra de ações!

Nossa, pessoal, que começo de ano louco! Estou me sentindo estranha.

Tive a minha primeira crise de ansiedade esta semana: muita coisa não bacana aconteceu na minha última semana de trabalho e fiquei extremamente ansiosa com o novo trabalho. Depois de tanto querer mudar, agora veio o sentimento de medo. Odeio isso.

No meio desse furacão, sem conseguir dormir direito e tomando alguns medicamentos para tentar relaxar, comprei minha primeira ação: SMLS3. Os motivos da escolha são 2: potencial de crescimento e potencial de distribuição de dividendos.

Comecei a estudar um pouco sobre ações, já que meu foco em 2018 vai ser crescer meu % em RV, que hoje não chega nem a 5%. Depois de muito pesquisar sobre ações, o que de fato me encantou foi a possibilidade de distribuição de dividendos. E a Smiles se apresenta no topo do ranking dessas ações, além de possuir um potencial de crescimento bom.

Minha estratégia aqui não é vender a curto prazo, de jeito nenhum. Então vou acompanhar os valores para inclusive poder continuar com meus balanços mensais, mas não vou me desesperar com nenhuma queda. Ano de 2018 será para os fortes e vou aguardar essa turbulência passar antes de vender qualquer uma das minhas posições (seja em ações ou em FIIs).

Nesta mesma semana também fiz outras importantes compras:
1.000 dólares - com taxa de 3.31
500 euros - com taxa de 4.00

A idéia aqui é ir fazendo preço médio para poder gastar na minha viagem da Europa, em Junho. Dólar caiu bem no início deste ano e o Euro se manteve estável, com leve queda frete às últimas semanas de 2017. Como a tendência deste ano é incerta, achei melhor iniciar as compras.

O objetivo do dólar é comprar um notebook para uso pessoal (estou pensando em macbook, alguma sugestão?), que hoje eu não tenho - sim, uso o notebook do trabalho e isto está me tirando a tranquilidade, pois estou tendo que devolve-lo, claro. O que sobrar de dólar (estou pensando em comprar mais 1k até lá), quero salvar para investimentos mesmo.

E o Euro, a conta que estou fazendo é que devo gastar em torno de 80 euros por dia durante a minha viagem, ou seja, preciso de pelo menos 2.000 euros para os meus 25 dias de viagem. Não quero usar muito o cartão, pois apesar de juntar milhas, pagamos IOF de mais de 6%, enquanto com o dinheiro em espécie, gastamos 1.1%. Não, não fiz uma super conta para ver se ainda assim vale a pena por conta das milhas, mas como nunca usei as milhas até hoje (só agora estou com um saldo bacana e devo usar para a próxima viagem), não quero ter gastos necessários por conta delas.

Acho que todas essas mudanças estão fazendo meu cérebro fritar, essa é a verdade. Eu não sou muito fã de mudanças, sempre tenho uma pitada de medo. Entretanto, estou tentando aplicar aquela célebre frase: vai, e se der medo, vai com medo mesmo.

Ah, e ainda estou desanimada com meu patrimônio: vendo todo mundo ficar milionário com as criptomoedas, estou sentindo que minha hora não chega nunca. Ando a passos de tartaruga e não vejo o 1M chegar nunca. Os 5M parecem então que estarei velhinha com dentadura quando eles chegarem. Affe!

Espero estar melhor na semana que vem.

Abs!
IFM

15 comentários:

  1. Medo de mudanças é algo comum, você faz parte de um grande grupo.

    Tem que tentar fazer coisas que não tenham nada haver com esse trabalho, desviar um pouco o foco, sei que não é fácil mas é o jeito.
    Se possível evite medicamentos, não se medique por conta própria. Não fique lendo ou assistindo notícias ruins ou negativas.
    É possível encontrar muita coisa boa na internet, vídeos, posts etc, com conteúdo de qualidade pra relaxar, aprender outras coisas etc. Pode ajudar.
    Se os sintomas persistirem um médico deve ser consultado.
    Com relação a dinheiro: Você pode não ter atingido sua meta, mas seu patrimônio é muito bom pela sua idade, portanto tente se cobrar menos.
    Também não comprei criptomoedas, nem sei se vou comprar, acho muito inseguro apesar da tentação de turbinar o patrimônio.

    Na RV o ano deve ser instável principalmente mais próximo das eleições, temos que pensar em investimentos que se valorizem em caso de crise na RV.

    Excelente 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anon! Muito válido tudo que escreveu.
      Em que tipo de investimentos está pensando?

      Excluir
    2. Ainda não tenho uma opção escolhida.
      A Bolsa está passando por uma instabilidade que pode ser apenas uma correção.
      Tem três eventos que vão ocorrer e serão muito importantes pra sabermos se de fato será um ano bom na RV ou não, que é o julgamento do Lula, a questão da Reforma da Previdência e as elições.

      Ente as Blue Chips acredito no potencial de ganhos da Petrobras e do Banco do Brasil, embora a Petrobras seja uma empresa complicada.
      Venho acompanhando a Bolsa a pouco tempo e ainda não sou a pessoas mais indicada pra aconselhar alguém nesse sentido, mas o objetivo é ganhar mais que na RF se na pior das hipóteses alcançar essa meta já terá valido a pena.
      Outra coisa que ainda vou pesquisar é sobre investir em empresas produtoras de energia como a eólica e a solar, esse mercado só tem a crescer.
      Só que investir em empresas de terceiros tem que ser de forma bem criteriosa.
      Mas essa é apenas uma ideia ainda.

      Excluir
    3. Legal!
      Eu tenho acompanhado um pouco tambem, vou seguir me posicionando em FIIs e acoes, ate agora não tive nenhuma surpresa negativa, muito pelo contrário.
      Acredito que eleições tragam sim essa instabilidade, o que só vai favorecer ainda mais a compra.
      Abs!

      Excluir
  2. Ola IFM,

    Fique tranquila.

    Se for com esta sede toda ao pote das criptomoedas podera atrasar seu milhao.

    Analise bem primeiro antes de comprar.

    Mudar de emprego deve dar mesmo um frio na barriga.

    Um abraço e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VDC,
      Vc nunca mudou de emprego? Esta é minha segunda vez e te digo que, cansa! Mas para quem ja está exausto a combinação é tensa!
      Enfim, estou indo com bastante calma nas cripto. Estou pensando mais em RV tradicional mesmo, ações e FIIs.
      Abs!

      Excluir
  3. É uma viagem bem lenta mesmo. Segura as pontas, o milhao vai chegar. Para uso pessoal prefiro Mac. Tive PCs por décadas. Duram nao mais que 3 anos na minha mao. Nao mexo com video mas mexo com musica, entao dou uma esmerilhada no bixinho. Tem que ser guerreiro. Se for só pra internet e excel, PC; se for mexer com audio ou video, Mac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu vagabundo!
      Estou afim de mac msm pq gosto de ficar com meus aparelhos por bons anos...
      Abs!

      Excluir
  4. Seu patrimônio é incrível, não desanime!! Também vou comprar minha primeira ação ou FII este mês. Como vc chegou a conclusão que a SMLS3 é a melhor? Eu leio leio a respeito, mas não sei como analisá-las =( vc fez algum curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amigo,
      Obrigada! Não fiz curso não. Eu apenas defini o que era importante para mim e, no caso, é a renda mensal. Empresas que distribuem bons dividendos estavam no meu foco e a SMLS3 aparecia entre as top 10.
      Fui estudar um pouco do potencial e achei bom.
      Só isso mesmo!
      Eu comecei por FIIs, acho mais simples que ações...
      Abs!

      Excluir
  5. kkkk O 1 milhão chegará logo, bem antes do que imagina, e ansiedade e medo são normais. Espero que após a viagem faça um post bacana relatando os pontos altos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi SB,
      Obrigada, vamos ver. Tem agora o pagamento da rescisão que apesar de ser pedido, vai dar uma ajuda.
      Vou fazer um post disso sim, antes quero fazer sobre a mudança de emprego também (que deve ser o próximo)!
      Abs!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Como foi seu réveillon, td bem?
    Sei bem como vc se sente pois tb costumo ser um pouco ansioso e preocupado com as coisas, inclusive com investimentos :(
    Tente não se cobrar tanto e deixe as coisas fluírem, naturalmente, mantendo o pensamento positivo...
    Comecei a investir em novembro e já tenho um bom portfólio em FII...na net há muitos sites legais que ajudam vc a escolher os melhores ativos ...
    Sobre ações, tb penso em entrar...talvez via algum fundo...tenho estudado alguns...ou então diretamente na bolsa mesmo, sozinho....SMLS3 não acho ruim, mas hj, pensando no LP e dividendos, possivelmente entraria em EZTC3...estou esperando para entrar na bolsa depois do dia 24, ou seja, após o resultado do julgamento do molusco...acho q pode ter uma boa correção se ele não for punido com rigor...então vou esperar mais uns dias...enquanto isso vou me virando nas criptos fazendo DT e swing trade :P
    Cuide-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio!
      Reveillon foi ótimo! Muitas aventuras, bem intenso, mas foi bom para esquecer dos problemas.
      Não investi em ezetec porque não curto o setor de construcao. Quem sabe num futuro mais longe eu até mude de ideia.
      Sobre a ansiedade, nunca tive isso, mas acho que estou num stress e desgaste mental tão grande que estou ficando zuada....
      Abs!
      IFM

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)