domingo, 12 de novembro de 2017

Mundo dos FIIs: aí vou eu! E o FII que só me trouxe alegria até hoje...

E aí pessoal, tudo bem?

Faz tempo que tenho falado que quero estudar para investir em FIIs (Fundos Imobiliários), eis que finalmente consegui dedicar uns minutinhos e pensar em alguns poucos para investir. Nesta próxima semana já vou iniciar meu plano em prática. =)

Antes de contar um pouco sobre os FIIs que resolvi apostar, quero contar do meu queridinho primeiramente. Aquele FII que apostei na maior amadorisse e que só me deu alegrias. Estou falando do FIGS11! Comprei ele na época que era considerada "alta" (paguei 70 reais) e hoje ele está nada mais, nada menos que 90 reais! 28,5% de valorização, fora os rendimentos mensais. E isso faz uns 6 meses, mais ou menos, se não estou enganada.

Sorte de principiante? Acho que sim. Fiz uma análise minha (coloquei os detalhes de cada FII em uma planilha, considerando histórico, máxima já alcançada, rendimentos mensais, etc) e rankiei os FIIs com base nos rendimentos mensais. o FIGS11, por estar em RMG (renda mínima garantida), estava com um percentual de rendimento mensal em torno de 1.28% na época (a SELIC não tinha caído tanto naqueles tempos).

Claro que depois que eu investi o preço caiu até uns 65, 63, mas não me desesperei. Tinha investido pouco (uns 4.5k apenas, arrependimento mata!) e era um dinheiro que eu não ia sentir falta se perdesse. Mais do que isso, eu visava o longo prazo. Acho que esse é o grande segredo da renda variável. Para que sair quando se está perdendo? Aguardar, aguardar e aguardar a valorização, porque ela vai chegar. Seja pelos dados da economia ou seja porque tem cada vez mais gente interessada em finanças pessoas (a Naty do Me Poupe, está chegando a quase 1M de seguidores! É muita gente!).

O que fiz hoje não foi esse super estudo que eu fiz para investir em FIGS11, mas li alguns blogs, fiz algumas contas e estou resolvendo arriscar. Um pouco mais que esses 4k (penso em 20k), o que para mim é muito. Vou diversificar um pouco e esperar. Eles vão valorizar, mas cedo ou mais tarde.

Sempre acho que se desesperar na hora de tomar decisões em finanças só piora a situação. Então vou permanecer tranquila como sempre estive com o FIGS e bora para a renda variável. FIIs são os meus favoritos, porque mesmo se o preço deles caírem, ainda tem os alugueis mensais, que é uma super alegria recebê-los.

E sim, ainda estou com uma grana alta parada na conta corrente que está esperando eu liquidar as dívidas da viagem (agora dia 18 essa novela acaba...rs) e também me decidir sobre onde investir. Se tudo der certo na semana que vem meu dinheirinho não está mais tão parado na conta corrente!

E vamos ter cuidado na black friday pessoal, pesquisem já o preço do que vocês querem comprar para no dia usá-lo como comparação!

Bons investimentos a todos.

Abraços!

IFM

15 comentários:

  1. Olá IFM,

    FIIS são excelentes instrumentos geradores de renda, porém, você deve separar “preço” de “valor”, caso contrário estará vendendo às pressas seus FIIs quando “cair a cotação”.

    FIIs é para investimento de médio a longo prazo.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. IFM, acho uma boa opção para diversificar seus investimentos, observadas as ressalvas feitas pelo VdC acima. Há quem diga, ainda, que vale a pena se concentrar em "fundos de tijolo".

    Meu post vai sair assim que sobrar um tempinho maior, talvez até quarta-feira. Mas há muito material interessante por aí sobre FIIs. Boa sorte na escolha!

    DM

    ResponderExcluir
  3. FIIs são os investimentos mais seguros que existem. (renda fixa não é investimento e sim empréstimo rs)

    ResponderExcluir
  4. Os fundos imobiliários são excelentes investimentos para longo prazo, pois pagam bons proventos todos os meses o que garante um bom fluxo de caixa para reinvestir.

    Agora é preciso analisar caso a caso, para escolher os fundos imobiliários bem localizados, com bons ativos, boa gestão e a um preço que garanta uma margem de segurança.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  5. Com a queda da SELIC, mais do que necessário alterar um pouco os ativos na carteira...tb quero entrar em FII mas tenho muito o que estudar ainda sobre essa modalidade de investimento. Recebi esses dias um email com essa oferta:
    https://www.gerafuturo.com.br/ofertas-publicas/774/malls-brasil-plural-fundo-de-investimento-imobilirio
    O que me diz?

    E sobre esse fundo de fundos de investimento:
    http://www.gerafuturo.com.br/uploads/absoluto/Carta_Absoluto_OUT2017.pdf

    O que acha?

    Sei que não será nenhuma indicação de compra, apenas sua opinião pessoal.
    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio,

      Estou começando no mundo dos FIIs, ainda preciso aprender muito antes de dar qualquer opinião pessoal...

      Desculpe não poder ajudar muito...

      Abs!

      Excluir
  6. Escolher dois ou 3 FIIs ou investir num fundo de FIIs, eis a questão. O que sugerem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou escolhendo alguns e investindo. Não sou muito fã de fundos...

      Excluir
  7. Entrei em FII esse ano e tem sido interessante. É a melhor maneira de investir em imóveis a meu ver. Eu olhei o FIGS11 uns dias mas preferi nao investir. Parabens.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)