terça-feira, 17 de outubro de 2017

Vivendo no Exterior + um super imprevisto

Pessoal, que saudades!

Saudade de escrever aqui no blog pelo menos uma vez por semana. Post rápido enquanto termino de trabalhar por aqui na Europa.

Gente, país desenvolvido é outro mundo né? As pessoas levam o trabalho como trabalho! Ou seja, sem hora extra, sem horas a mais no escritório, sem stress desnecessário. Chega até ser um pouco "chato" a falta de emoção no trabalho por aqui.

Por outro lado, as pessoas não se preocupam com dinheiro. Elas ganham o suficiente para terem uma vida boa. O Governo provém tudo que elas precisam no futuro, então elas não precisam se preocupar com aposentadoria ou qualquer outro tipo de economia para o futuro. O desemprego é extremamente baixo, então, por mais que elas percam o emprego hoje, sabem que no mês que vem encontrarão outro. Sem surpresas, sem sufoco, sem preocupações. Esta é a vida no país em que estou.

Chego quase a invejá-los, se não fosse a vida mais monótona que eles tem aqui. É, na verdade, pensando bem, essa monotonia é boa. Outra realidade. Uma realidade mais equilibrada, onde a vida de fato não é só trabalho ou dinheiro. Trabalho ocupando 1/3 do dia somente. E nem pensar nos fins-de-semana.

Assim tem sido minha imersão neste mundo. Eu estou trabalhando um pouco mais, porque estou em um projeto especial, mas tudo bem. Aliás, fui ver quantos pontos acumulei nas milhas por esta viagem: UAU! Provavelmente minhas férias de 2019 estarão garantidas! Esse é o lado bom de viajar a trabalho.

Sorte de um lado, azar do outro. Meu notebook do trabalho pifou o HD e óbvio que eu tinha toda a minha vida (pessoal inclusive) nele. Vão me cobrar quase 3k para recuperar. Alguém sabe se é isso mesmo que se cobra? Infelizmente como é do trabalho não posso levar em outro lugar. Vou ter que "aceitar" essas condições. É muita grana. Mas são fotos e videos de uma vida inteira.

Não sei o que fazer. Alguma sugestão?

Abs!

IFM

17 comentários:

  1. Olá IF ou M!

    Você está em algum país do norte europeu? Olha, se essa monotonia for um efeito colateral de maior qualidade de vida, eu prefiro essa tranquilidade do que a adrenalina de viver no Brasil, com todas as suas incertezas.

    E, por coincidência, o HD de meu note também pifou semana passada! No meu caso, o computador é de 2013, então talvez esteja na hora de aposentar o velhinho..

    Abraço, aproveite o resto da viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DM! É isso mesmo!
      Mandei recuperar o HD...vou pagar e pedir reembolso na empresa (meu chefe deu ok), vamos ver, só acredito vendo o dinheiro na minha conta de novo...rs.
      Abs!

      Excluir
  2. Faz um pendrive bootável com linux e tenta entrar no pc. Já tive um HD que 'morreu' no windows mas que ainda consegui usar fazendo boot pelo pendrive com linux. Com paciência (porque ele tava mais lento) consegui copiar tudo que me interessava do HD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Anon, para mim tudo isso é meio grego, preciso me atualizar com essas tecnologias...rs

      Excluir
  3. Trabalho ocupando 1/3 do dia e sem final de semana. Caramba, a inveja bateu forte aqui agora rss.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. É quase uma semi IF. O tipo de vida que dificilmente conseguiremos atingir no Brasil, dado o baixo retorno que temos apesar de pagarmos os impostos mais altos do planeta. Triste!

      Excluir
    2. hahahaha é como deveria ser né aportador? Aqui no Brasil que somos loucos. Medo do desemprego atinge todos nós e faz com que nos portemos dessa maneira...

      Excluir
  4. Trabalho não é pra ser emocionante nem divertido. Diversão e emoção você tem que ter no seu tempo livre viajando, saindo com quem gosta, conhecendo pessoas e lugares novos, praticando esportes e assim por diante.

    Eu trabalho no Brasil mas lido com colegas de vários países aí da Europa e sei muito bem do que você fala. Os caras tiram férias quando quiserem, se quiser dá pra pegar 2 ou 3 dias de férias (não é obrigado a seguir os pacotes fechados daqui do BR).

    Uma coisa que me deixou deveras pensativo foi de uma vez que estava na Europa a trabalho e um colega de lá me perguntou pra onde viajávamos nas férias. Ele pensava que a gente viajava pro Chile, Argentina, Uruguai e estes países vizinhos. Eu comentei que raramente o pessoal do Brasil viaja pra esses países por conta dos custos. Aí ele começou a me contar das dezenas de viagens que fez pros vários países da Europa. É muito mais barato viajar de férias por lá...

    Quanto ao computador, tente fazer esse processo do pendrive com uma distribuição live do Linux. Há chances de conseguir salvar seus arquivos.

    Caso seu HD tenha pifado de vez mesmo, vais ter que aceitar o preço que cobram, que é bem salgado mesmo. O pessoal especializado nisso geralmente troca peças do HD, como a placa controladora (que é o mais comum de pifar), pra conseguir acessar os dados. Como isso é serviço extremamente especializado, é caro mesmo.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wannabe, além da maioria dos países europeus terem uma moeda em comum e facilidades de trafegar entre esses países há o fato da Europa quase toda caber dentro do Brasil.
      Nesses ponto a comparação mais adequada seria com os EUA.
      Só pra dar uma exemplo: Se o cidadão que mora em São Paulo vaia a Fortaleza de férias ele viaja cerca de 3.000 kms.
      Com 3000Kms você atravessa boa parte da Europa.
      Mrando em Londres ou Paris por exemplo ir para Alemanha, Bélgica, Holanda, Suiça etc é muito mais fácil até pela proximidade.
      Fora a possibilidade de viajar de trem, por boas rodovias ou mesmo em companhias aérea low cost.

      Excluir
    2. Anon, sem contar que a diversidade cultural entre as diversas regiões do BR é, por vezes, maior que entre países europeus!

      Excluir
    3. É isso mesmo wannabe! Europa é Europa né? Faltam 7 meses para eu voltar para lá nas minhas férias.... =D
      Sobre o HD, acabei mandando recuperar mesmo. Vou pagar e pedir reembolso (meu chefe deixou e eu vou aproveitar - no passado eu não aproveitaria). Vamos ver se vai rolar mesmo...

      Anon, de fato Europa é muito mais fácil.

      Excluir
  5. Interessante ter passado a sua experiência, a Europa tem muito mais qualidade de vida e mais segurança.

    Espero que seu notebook fique bom.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Já ouviu falar em armazenamento na nuvem sincronizado com seu PC. Eu uso principalmente depois de perder 200GB em vídeos, fotos e documentos importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Anon, depois dessa eu vou procurar um bom serviço disso para não ter que correr mais riscos. Qual você usa? o do Google?

      Excluir
  7. Realmente há empresas que recuperam, ou tentam recuperar os dados de hd´s queimados, corrompidos ou com algum outro tipo de erro mas o valor sempre depende do tipo de problema que o equipamento apresentou...

    Em relação a trabalhos em outros países realmente é um aprendizado a cada dia (e olha que estive envolvido em trabalhos em países da américa do sul)

    Há uma movimentação na empresa para um projeto na américa do norte e rússia e desde então estou fazendo votos para ser direcionado para estes projetos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte corredor! Já pensou em falar que você quer para alguém? Não apenas torcer para que aconteça, mas de fato expressar que você quer. Pode ajudá-lo.
      Eu não tenho vontade de morar definitivamente. Eu só iria se pudesse levar minha família...quem sabe um dia!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)