domingo, 24 de março de 2019

Pedido de Leitor: e o carro rumo a IF?

Olá pessoal, tudo bem por aí?

Minha semana foi bem ok. Trabalhei bastante porque tinha visita de gringos e não consegui avançar muito no quesito "saúde". Por outro lado, consegui comprar uma passagem (de novo com milhas, uhul!) para uma viagem curta de férias (vou tirar 5 dias e viajarei no final de semana anterior, voltando no fim do final de semana seguinte, 9 dias no total).

Essa viagem que comprei é uma internacional também, por tanto tenho 2 viagens internacionais programadas para o 2º semestre: 1 que será férias e outra em um feriado. Tenho ainda 5 outros dias de férias para tirar, muito provavelmente vou pensar em algum destino diferente, mas nacional.

Confesso que é uma alegria muito grande poder gastar só com taxas (200 reais neste caso) e não ter que tirar nem um centavo para ir à um destino "badalado". Gastei 48 mil pontos, o que achei bem razoável. No fim, muito feliz!

Outra coisa bacana que fiz nesta semana foi fechar um pacote de 10 sessões de massagem. Este tópico entra no assunto "bem-estar" e é uma coisa que eu queria fazer há bastante tempo, mas nunca tive coragem. Estou realmente começando a me cuidar e a fazer aquilo que sempre quis. Não vou esperar os 40 anos para isso, rs.

Para fechar as notícias boas, atingi 100.000 visualizações no meu blog nesta semana! Uau, para mim é um grandíssimo número! Obrigada a todos vocês!!!

Agora vamos ao tópico deste post: Carro. Confesso que nunca pensei em escrever sobre carro, porque não sou tão apegada a esse assunto, mas vamos lá, já que um leitor pediu.

Eu sempre amei dirigir. Mesmo antes de dirigir. Sonhava com meus 18 anos para poder tirar uma carta e juntar uma graninha para comprar um carro. Quando fiz essa idade, a primeira coisa que fiz foi justamente tirar a minha CNH.

Quando consegui um valor bacana para poder comprar um carro, comprei. Isso foi em 2011, comprei um carro zero que pode ser considerado um pouquinho acima de um básico daquela época. Estou com ele até hoje. Ele tem ar condicionado, o que para mim basta.

Como o carro sempre foi algo que eu usei para trabalhar, passear e viajar, esse carro me serve muitíssimo bem. Gasto com manutenção (uns 3k por ano, no máximo), combustível tenho a felicidade do meu emprego bancar quase que integralmente. Licenciamento, IPVA, etc, tudo isso também são gastos anuais, além do seguro.

Para mim, vale muito a pena porque sempre trabalhei "longe". Levo em torno de 1 hora para para ir ao trabalho e 1 hora para voltar. São 2 horas do meu dia em um carro, mas poderia ser pior, se eu fosse de transporte público atingiria a marca de 2 horas para ir e 2 horas para voltar.

A distância do meu trabalho é o grande "gatilho", ou seja, o que me faz ainda ter um carro. Confesso que as prioridades de vida vão mudando ao longo do seu amadurecimento. Ou seja: quando comprei o carro, fiz questão que ele fosse 0km, fazia questão de andar com ele para todo canto e não me imaginava vivendo sem ele.

Hoje em dia já vejo que eu lidaria com carro de forma diferente. Os principais pontos que penso hoje são estes:
- com que frequencia você usa o carro? Se é só aos finais de semana ou em trajetos curtos durante a semana, eu optaria por não tê-lo.
- se eu morasse perto do trabalho, seria mais um fator que me faria não ter um automóvel
- se ainda assim eu decidisse comprar um carro, eu compraria um semi-novo, em bom estado de conservação/pouca rodagem.
- se a opção fosse por não ter um carro, em casos especiais de ter que me deslocar de carro (finais de semana ou viagens), eu alugaria um carro tranquilamente.

Decisão de ter ou não um carro é bastante pessoal. Eu tenho alguns amigos que não ficam mais de 3 anos com um carro, com a desculpa do encarecimento da manutenção. Eu ainda quero que meu carro complete seus 10 anos de vida, porque ele está extremamente conservado.

Quando chegar próximo da IF e tiver que trocar de carro por uma necessidade, muito provavelmente vou investir num carro que eu queira muito, para realizar um sonho (como ter um carro com teto solar, rs), mas aí será em um momento que uns 80k não faça tanta diferença no meu patrimônio. Até lá, cada 1k é bastante poderoso e seguirei com meu "velhinho", rs.

E vocês, já viram se existem outras possibilidades de redução de custo com transporte?

Abs,
IFM

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Estou estudando para trocar o carro, o meu já saiu de linha em 2011, e consome demais, agora que estou andando um pouco a mais no mês, esse combustível está pesando, não está fácil achar um que se encaixe no que eu quero com o que quero pagar...rsrs.

    Fui estudar sobre alugar um carro mensal, eu tinha um "pré-conceito" bem grande sobre isso e fui fazer os cálculos, ainda está um pouco longe de compensar para o meu caso, mas confesso que fiquei surpreso com o resultado, achava que seria bem pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o problema de falar que você tem um Astra?

      Excluir
    2. N eh Astra, eh um vectra gt e acho muito top ele, só vou trocar pq bebe muito, 7km por litro

      Excluir
    3. Oi Anon! É, essa história de consumo de combustível pega bastante para mim que rodo bastante. Oo meu faz 11km por litro, o que acho excelente! Por isso não penso em trocá-lo tão cedo também! =)

      Excluir
  2. IFM, vou de taxi, vc sabe, tava morrendo de saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem pressa. Teu jeito de olhar pra mim me arrepia, me leva, me faz viajar...

      Excluir
  3. Parabéns por estar conquistando os seus objetivos. Quanto ao carro, o meu é um popular 2008, estou querendo trocar ele, más já estou com ele desde 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou gostando de ver essa finansfera com carro das antigas! Você está pensando em trocar por qual?

      Excluir
  4. Qual sua opinião sobre carros mais velhos? O seu é 2011, eu falo de carros tipo de 2001,2002, populares. Meu pai tem um gol bola 96 ainda, quase não dá manutenção.

    É ruim carro de anos mais recentes pelo preço. Até 10 mil é uma coisa, agora pagar 30, 40 mil ai é complicado ainda tendo pouco acumulado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Não tenho uma opinião formada porque nunca fiquei com um carro durante tanto tempo. Ele não deixa seu pai na mão não? A minha impressão é que depois de 10 anos o carro começa a se desmanchar, mas posso estar errada. rs.

      Excluir
    2. Meu pai já comprou esse carro ano 96 em 2014/2015...Velho já!

      Excluir
  5. Obrigado por atender meu pedido rs. Vou deixar aqui sugestões de postagens pra você ter umas ideias, analisa com carinho:

    "Moradia: Viver com os pais, alugar, financiar ou comprar a vista?"
    "Relacionamentos amorosos no caminho da IF"
    "Filhos: Idade biológica ideal vs idade financeira ideal"
    "Como se vestir bem sem gastar muito"

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Escreve sobre dinheiro, agora escreveu sobre carro... IFM, se você escrever também sobre sexo, vai virar o maior blog do brasil! Haha!

    ResponderExcluir
  7. A IFM com 18 já sabia andar de carro e eu com 17 não sei me equilibrar em uma bicicleta. É para rir ou chorar?

    Tenho trauma de andar a pé no sol quente e chegar suado em todo canto. Prefiro mil vezes um carro quando tiver grana.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)