quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Investimento de Tempo x Retorno

E aí, pessoal, tudo bem?

Véspera de feriado, aposto que teremos - 50 visualizações neste post hoje! rs.

Esta semana foi bastante marcante para mim. Uma grande amiga descobriu que está grávida e fez com que eu parasse um pouco para pensar no que vale de fato a pena nesta vida. Por isso, trago este pequeno texto de reflexão.

Tudo começou analisando meu portfólio. Fim de ano faz com que a gente reflita muito sobre o que fez. Início de ano eu estava predominantemente posicionada em RF. 99% dos meus dinheirinhos. Pois bem, aí começou à caça à bons ativos de RV e com uma estratégia mãe de: receber bons dividendos.

Meu grande case de sucesso na RV tinha sido 1 ativo de fundo imobiliário que felizmente havia se valorizado muitissimo (já se desvalorizou) e ainda me pagavam os alugueis. Que mais eu queria? Ações com dividendos.

E foi aí que eu cheguei nas minhas queridas Ezetec, Smiles e Multiplus. O que aconteceu com as 3 ao longo do ano? Se desvalorizaram. Muito. Extremamente. Ezetec felizmente parece querer tomar fôlego e se recuperar. Multiplus já anunciou OPA e estou só aguardando para poder vender à míseros 27 reais, quando eu paguei bem mais que isso.

O pior mesmo foi amargar mais de 50% de desvalorização de Smiles. Esse número segue ao redor disso, às vezes há alguma valorização surpresa, mas ela logo volta a cair. de 77 reais a quase 30, é isso que temos para hoje.

Lógico, nem tudo foi "terrível". FIIs continuam me dando alegrias, alguns mais, outros menos. Algumas ações me dão alegrias e se mostram fortes ao longo do tempo, com potencial de darem bons frutos no futuro.

Mas a provocação que quero fazer aqui é: vale a pena? Vale a pena ler por horas, assistir videos, estudar tanto e às vezes, mesmo aqueles mais estudiosos erram. Às vezes tem uma surpresa de mercado e somos colocados num patamar super negativo. É pra isso que estamos todos aqui?

Eu particularmente não cheguei a me dedicar tanto para escolher esses ativos. Estudei um pouco sim, mas sei que tem pessoas que estudam muito mais. Mas ainda assim, o quão dispostos estamos nós em investir tanto tempo precioso das nossas vidas para escolher 10 ativos e sei lá, errar em 3 deles?

O que quero propor aqui é nada mais que uma reflexão. E aí me vem à cabeça as famosas ETFs. O post do Viver de Renda com um guia básico me deixou bastante pensativa sobre as ETFs. De fato elas são, na minha opinião, a forma mais rápida, direta e menos arriscada de investir na RV. Sempre fui resistente a elas porque os dividendos foram os que sempre me atraíram.

Mas quando a gente acha que sabe todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas. E se eu desencanasse de ações e focasse só em ETFs?

O que acham?

Abs e bom feriado!
IFM

53 comentários:

  1. E uma boa ideia sempre... ETFs te possibilitam se expor na RV sem muitas surpresas e valorização constante no LP. Sou seu fã! Me manda um beijo kkkkk (ou larga o gordinho e casa comigo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijo!! Vc é o anon sarado fã de marombas aqui de baixo né? hahaha

      Excluir
    2. Kkkkkkkk sim. Tenho chances? Hahahahaha

      Excluir
  2. Vc faz uso de anabolizantes pra manter o corpo? O que acha de quem faz? Um cara sarado ou uma mulher com um corpo físico invejável têm destaque no mercado? Não acha que isso influencia indiretamente na percepção dos outros sobre a pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que imagem importa e mais do que a gente imagina. Mas imagem não é ter um corpo legal (e olha que anabolizante não faz ter corpo legal), imagem é contempla postura e comportamento também! Abs e desfoca um pouco disso anon! rs

      Excluir
  3. IFM, eu tive uma trajetória parecida. Me posicionei em RV esse ano, porém te digo que ações são pra longo prazo. E 1 ano não conta como longo prazo. Não acho fácil ficar observando meu patrimônio ruir, mas se ainda não conhece o Bastter, te recomendo a conhecer. Ele me ensinou a não me preocupar em seguir cotação no curto prazo, e a investir em empresas com lucros consistentes. Dá uma olhada depois no YouTube que, além do site dele, tem muita coisa boa. Abraço.
    Stark
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Stark, conheço ele, mas não sei por qual motivo ele não me "prendeu". Estou posicionada para LP, mas Multiplus por exemplo, já era mesmo...
      Abs!

      Excluir
  4. IFM pq vc falou que odeia hostel? Conte suas experiências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Fiquei em alguns hostels na vida quando tu tinha quase nenhum dinheiro e a experiência foi, na maioria das vezes, nojenta. Eu prefiro gastar hoje em dia mais e ter a tranquilidade e conforto de saber que a higiene está presente minimamente no local onde estou. rs.
      Abs.

      Excluir
  5. Vc tem nubank? Vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho, mas não tenho usado Anon. Estou privilegiando meu cartão de bancão que junta milhas por enquanto.
      Eu recomendo pela patricidade, o programa de milhas/pontos deles eu não usei então não consigo opinar.

      Excluir
  6. Infelizmente tem anons que ao invés de vir aqui comentar com o objetivo de trocar idéias de modo construtivo vem apenas pra descarregar besteiras, como é o caso do anon tarado por marombeiros.
    IFM te aconselho a ignorar esses tipos de comentários quando os mesmos passam a ser repetitivos.

    Quanto ao tema do post: Tenho algumas opiniões bem pessoas sobre essa questão.
    Acho que hoje tem muitos "ostentadores" de conhecimento, que procuram de certa forma exibir seu conhecimento principalmente na internet, já li vários comentários de pessoas contando vantagem por ter dinheiro investido em LCIs ou LCAs que rendiam 0.10% a mais que o de outros comentaristas. Isso na boa época da RF.
    Esse tipo de comportamento é pura perda de tempo, não é isso que enriquece alguém.
    Não digo que a pessoa tenha que ser especialista em economia ou finanças para investir bem. Principalmente no caso da RV há muita especulação e isso derruba até especialistas com anos de mercado, portanto é bom ter humildade de reconhecer que não temos conhecimento e muito menos controle sobre o que ocorre no mercado financeiro.
    Pra que não quer correr risco a opção é a RF sem dúvidas.
    Interessante notar que muitos investidores de RV que se dizem conhecedores do tema diversificam seus investimentos em 15 ações diferentes e mais algumas aplicações em RF ou investimentos em imóveis.
    Se é pra fatiar tudo desse modo, é necessário ser "especialista"? Creio que não, isso qualquer um faz.
    Uma opção que acho válida é acompanhar com mais atenção um setor ou algumas empresas e investir entre 1 e 3 ações. O risco de perda pode até ser maior, mas o potencial de ganho é bem maior quando se conhece bem as empresas escolhidas e o momento econômico, envolvendo política, mercado externo etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão Anon, vou começar a ignorar.
      Obrigada pelo seu ponto de vista, bastante valioso. Tenho realmente pensado se vale a pena ter tantas ações e estou chegando à conclusão que não mesmo...

      Excluir
  7. Na minha concepção não gosto muito dos ETFs, pois gosto de uma gestão ativa e pela inexistência dos dividendos (com exceção do IVVB11 que apesar de não ter dividendos pode também ser usado como hedge para a carteira em momentos que os custos de mandar dinheiro para fora não compensam ainda ao investidor), outro fator para se levar em consideração é que o BOVA11 replica o IBOV em nos últimos anos perdeu para o CDI (segundo uma reportagem que vi a um tempo atrás). Dessa forma acredito que o BOVA11 possa ser utilizado em trades curtos, long e short e para investidores iniciantes como um pontapé inicial, como consta no guia do ilustre VdR.
    Quanto ao seu caso, creio que deva aumentar forma gradual empresas resilientes e boas pagadores de dividendos (como elétricas e empresas como a ITSA). Outra dica seria não concentrar muito suas ações no mesmo segmento como no caso das empresas de fidelidade citadas acima para evitar o risco sistêmico do setor. Outro fator que pode ser levado em consideração seria adicionar ordens de stop loss com valores máximos de perdas aceitáveis (eu geralmente deixo em 20%, uma lição aprendida com um mico no inicio de minha jornada de investidor hahahaha).
    Mas se ainda sim, você achar que isso está tirando seu sono, você pode achar um fundo multimercado que performe mais que o CDI e deixar eles ficarem batendo cabeça no seu lugar. Nesse caso, talvez só manter os FIIs para manter alguma renda passiva recorrente ao longo da jornada, como a maioria das corretoras não estão mais cobrando corretagem para esse fim, você pode reinvestir esses valores nos mesmos sem grandes surpresas nos custos. Mas isso tudo é só minha opinião. Bom feriado, ON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana seu comentário Anon. Tenho tido só notícias positivas com as ITUBs e ITSA, devo mantê-las por um bom tempo.
      Sobre o stop loss, é uma ótima dica, não uso isso e deveria!
      Abs,

      Excluir
  8. O poste do VDR foi escrito há muito tempo, ele mesmo já mudou de estratégia. Já viu a comparação do AA40 sobre ibov x cdi? Não sei se investir em índice do brasil vale a pena. Hoje eu foco em renda passiva (cupom do tesouro e dividendos de ações e fiis) e desencano do preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Anon, sei que faz tempo. E sei também que nos últimos anos o ibov perdeu bastante. Sempre bom ver os diferentes pontos de vista!

      Excluir
  9. Utilizar ETFs ou alguns bons fundos de ações com aportes mensais neles, fazendo balanceamento da carteira é uma boa estrategia para quem quer perder pouco tempo e não quer pensar muito em renda variável.

    Eu no meu caso, estudar sobre ações, ler livros, relatórios trimestrais e anuais das empresas é prazer. Por isso, gosto mais de ser eu a escolher minhas ações.

    Quanto a ter falhado alguns ações é normal, ninguém acerta todas, a diversificação ajuda atenuar as as empresas que nós erramos.

    Em relação as empresas, para se escolher ações, além de olhar os números, temos também de olhar quem é o presidente, sócio majoritário, perspectivas do setor da empresa e os seus riscos, isto vai ajudar a cometer menos erros.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Vi num post alguém comentando sobre a importância da imagem, por vezes até mais que o conteúdo. Poderia dar dicas, pela sua ótica "corporativa", de como melhorar a imagem e de como efetivamente isto pode ser analisado?

    ResponderExcluir
  11. Olá! Queria te pedir um conselho. Saí do meu trabalho em uma multinacional para me dedicar à concursos públicos. Não passei e estou querendo me reposicionar no mercado. Como posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon, como você está?
      Eu tenho algumas perguntas antes de te ajudar.
      Por que você decidiu largar seu trabalho na multinacional para tentar concursos?
      Por quanto tempo você tentou?
      O que te fez sair da multinacional mudou tanto a ponto de agora você querer voltar?
      Abs!

      Excluir
    2. Oi IFM!

      Obrigado pela ajuda!

      Decidi largar o trabalho por não mais me encaixar à época na vida de escravidão do corporativo, no puxasaquismo (des)necessário e por conta dos frequentes estresses com outras equipes. Fora isso, por conta de alterações de políticas de bonificação. Já estava no meu limite.

      Tentei por 2 anos.

      Não mudou, mas sinceramente não me sinto capaz de passar no concurso que almejo.

      Abs!

      Excluir
    3. Entendi anon. Bom, aí vejo 2 alternativas:

      1) Buscar um concurso mais simples para você ganhar mais "corpo" e posteriormente tentar o concurso que você almeija. Não se sinta incapaz, você tem que mudar isso na sua mente se você quiser passar.

      2) Voltar para o mundo corporativo, mas já te adianto que é bem provável que tudo isso que te fez sair anteriormente continua igual ou até pior, afinal, empresas só mudam de endereço...

      Abs!

      Excluir
  12. Oi, tudo bem? Você tem acompanhado essa onda de pessoas indo morar no exterior? Como vê isso objetivamente? É uma solução plausível? Tem isso em mente pra você? Pretende fazer pós ou mestrado fora? O que pode ser feito pra gerar renda no exterior? Abre um ponto de discussão sobre isso no seu blog, acho que seria útil pra muita gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Tenho sim. Tenho alguns amigos que foram. Objetivamente, vejo alguns indo trabalhar em sub-empregos só porque acharam que ia ser mais fácil. Muitos vivem uma vida solitária, mas querem parecer que estão melhor onde estão, quando na verdade nem sempre estão.
      Vejo isso como uma solução de último caso.
      Não tenho isso em mente para mim, porque sou feliz com minha família e amigos perto de mim.
      Vou pensar num post sobre isso sim!

      Excluir
    2. Sério que você tem essa impressão?

      Meus colegas deixam transparecer um ar de que a vida fora é perfeita, um glamour, sei lá...

      Eu sou pobre, mas penso em tentar alguma certificação internacional, tipo TOEFL, para pleitear uma bolsa.

      Comente o que acha disso! Você tem uma visão crítica interessante que poucas pessoas tem.

      Excluir
    3. Oi Anon,
      Não é impressão. Já tive oportunidade de morar fora e te digo que isso é pura ilusão. A não ser que você leve sua família e reconstrua sua vida ao lado das pessoas que você ama, ir sozinho eu considero uma grande auto-ilusão. A felicidade está nas coisas simples da vida e em conviver com as pessoas que você ama, e não no glamour que você ve no instagram deles.
      Acho que a experiência é valida, me conta depois o que você achou! Mas vá lá e experimente você mesmo o dia-a-dia!
      Beijos!!

      Excluir
  13. IFM, tomei um pé na bunda da minha ex-noiva e seu blog tem me ajudado a desfocar. Claro que a tristeza não vai passar tão cedo, mas pensar em outros assuntos/estudar outras coisas, é um bom paleativo. A propósito, acha que as pessoas julgam muito quem passa dos 30 anos e se encontra solteiro(a)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenho te ajudado Anon.
      É ótimo se ocupar com outras coisas nessa hora.
      Acho que algumas pessoas podem julgar, mas o único julgamento e/ou opinião que importa é a SUA. Essa "idéia" é tão ruim assim para VOCÊ? Já pensou na quantidade de casais infelizes, pessoas carentes que estão com outras só por estar? Não acha melhor deixar as coisas acontecerem naturalmente e vc aprender que agora você é a sua melhor companhia neste momento?
      Se liberte do seu próprio julgamento que você verá que a vida mudará para você!

      Excluir
  14. Qual sua opinião sobre tatuagens e piercings?

    ResponderExcluir
  15. Quem é seu ídolo? Qual livro você mais gostou até hoje e recomendaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Anon, que difícil. Não sei se tenho um ídolo, essa palavra é muito forte para mim. Um livro recente que li que gostei muito foi A Sutil Arte de Ligar o F*oda-se.

      Excluir
  16. IF ou morte, você chegou a ler o post do Viver de Renda quando ele anunciou a IF, ou quando ele jogou mais de 2M no tesouro direto?

    Acho que lá ele comenta que ele teria em média o mesmo retorno apostando na renda fixa durante quase todo o tempo que ele investiu, do que ele conseguiu investindo marjoriariamente em açōes.

    Na minha opinião o Brasil tem taxas tão atrativas pra renda fixa que sinceramente não sei se compensa gastar muito tempo estudando sobre açōes, na esperança de resultados melhores.

    Existem casos como o Mestre dos Dividendos que provam o contrário, mas são muito poucos aqueles dispostos a gastar anos estudando fechamentos trimestrais de empresas da bolsa e criando uma estratégia de entrada e saída.

    É algo a se pensar com calma. Com um patrimonio como o seu qualquer 0.5% anual em rentabilidade que você conseguir a mais é sensacional, mas as vezes é melhor dormir com a cabeça tranquila sabendo que seu dinheiro tá rendendo uma certa taxa por ano ou não vai sofrer grandes variaçōes, o que pode acontecer na RF ou com ETFs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li sim JP!
      É algo que já refleti bastante também. No LP talvez a diferença não seja tão grande, apesar de quando vemos alguns momentos no CP de diferença gritante.
      Eu não estou disposta a me dedicar tanto assim nesses estudos.
      Também acho que essa tranquilidade e paz de espírito ninguém paga. Talvez eu mantenha só ações do setor bancário mesmo, elas trazem tranquilidade também.
      Abs!

      Excluir
  17. Quantas ações estão no seu portfólio? O VDR tem um post sobre o número de ativos que uma carteira vs risco. Acho que quem entrar no mundo das ações deve começar com aportes graduais durante pelo menos um ano observando o mercado e as empresas. Ações é investimento de longo prazo, no mínimo 5 anos de paciência e sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,
      Hoje tenho 12 ativos na RV. 7 deles são ações.
      Sim, LP, mas alguns erros já colhemos frutos no CP mesmo, como a Multiplus, infelizmente.
      Abs,

      Excluir
  18. Bom dia!

    O unico problema dos ETF é a questão do imposto de renda, você vai ter que pagar 20% sobre o lucro (Eu acho bastante coisa), com uma pesquisa rapida você pode selecionar um conjunto ai de 10-15 ações com um histórico bom e acompanhar uma vez no ano.

    E eu concordo que ficar lendo, estudando balanço não é para todo mundo, mas você pode terceirizar isso com um custo bem baixo mensal, eu indico o Daniel do Dica de hoje, muito bom. E eu também não acho que minha hora vale ficar estudando, prefiro ter um custo baixo para que um profissional faça isso por mim, e eu foco no meu trabalho.

    https://dicadehoje7.com/

    abs.

    Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Tom, de se pensar.
      Terceirizar não gosto. Prefiro deixar num fundo Alaska se for para terceirizar.
      Abs,

      Excluir
    2. Que fundo é esse, tia?

      Excluir
    3. Da uma olhada no top 10 ações deles, na sua maioria empresas que dão prejuízo, tudo mundo fala porque é o fundo da moda.

      Excluir
    4. Há cerca de um mês eu coloquei R$ 1.100 no Alaska Black Institucional FIA (na Rico) pra testar. Hoje esse dinheiro já virou 1.096,56.

      Não sei o que eles fizeram, já que tudo subiu e minha carteira de ações mesmo disparou, mesmo sem eu ter encostado um dedo nela.

      Não sei até que ponto esses fundos valem a pena. Sigo nos testes.

      Excluir
    5. Pessoal,
      Eu também não estudei muito esse fundo. Coloquei 2.000 reais há alguns meses e estou com cerca de 2.150. Não vejo grandes vantagens nem desvantagens, só quis experimentar mesmo.
      Abs

      Excluir
  19. Vale muito a pena estudar e se dedicar a ações. Se você tivesse feito as escolhas certas estaria de consciência tranquila.

    Compare com outros da finasfera, tem gente bem empenhada em estudar.

    O próprio VdR ficou rico só com ações, então vale muito a pena sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, estudo diminui muito o risco de se ferrar, mas não zera. Prefiro não gastar esse tempão todo estudando, pelo menos não agora que tenho um trabalho que exige muitas horas do meu dia. Um dia, quem sabe, já na IF, aí sim posso me dedicar a isso.
      VDR alcançou os quase 3 M numa época de super alta da bolsa. O que deixou ele chegar nos 7 milhões foram o all in do TD e bitcoin.
      Abs,

      Excluir
  20. IFM, nessas horas é importante começar devagar e ir aumentando a posição nos ativos conforme vai aprendendo sobre eles. A diversificação também é importante, né? Eu particularmente, não gosto dos ETFs, pois gosto de escolher os meus ativos, mas considero sim que podem ser importantes para a carteira de um investidor que está começando no mercado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza muitos aprendizados SI!
      Admiro quem estuda e escolhe seus próprios ativos, mas na minha atual situação não consigo fazer isso não...
      Abs,

      Excluir
  21. Quando comecei a investir, em 2008, comprava principalmente ETFs. Nesse meio tempo acabei juntando alguns: PIBB, comprados entre 2009-2011; SMAL em 2011, ECOO, comprado na IPO em 2012, DIVO, comprado em 2012. Depois disso, acabei focando mais em renda fixa e em ações individuais. Mais recentemente, para diversificar com SP500, comprei também algumas cotas de IVVB11.

    Alguns deles se mostraram com uma rentabilidade muito pior do que outros. Por exemplo, quando comprei, achava que DIVO poderia ser uma boa aposta, já que o foco era em dividendos. Na época (11/2012) paguei 32.75 por papel. Hoje custam 45.98, 40% em 6 anos... Já ECOO, comprado em data próxima (junho/2012) me saiu por 49. Hoje custa 90,71, ou seja, 85% de valorização.

    Outro exemplo: Entre agosto e setembro de 2011 comprei PIBB por 81,40 e SMAL por 54,58. Os preços hoje são 150,98 e 83,05, valorização de 85% e 52%, respectivamente. Eu achava que SMAL se daria melhor, pois são empresas pequenas e com potencial de valorização maior...

    O que quero dizer com isso é seguinte, mesmo sendo fundos de índice, há diferenças SUBSTANCIAIS entre eles. Então tem que ser muito bem pensado a decisão de em qual fundo vai colocar seu dinheiro.

    Boa sorte na decisão!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)