sábado, 12 de maio de 2018

Volte uma casa!

É pessoal, a busca do milhão não é uma linear que te fará chegar até ele. Muito menos a da IF.

Depois dessas boas baixas na bolsa de valores no mercado brasileiro e também nos FIIs, voltei algumas casas no tabuleiro do jogo da IF e estou com um patrimônio com certa de 3k a menos do que o fechamento de Abril, por enquanto.

Ao comparar o que foi investido (preço de compra) vs preço atual, chegamos em uma perda de 4,5k ou quase 6% de desvalorização. 

Logicamente sigo tranquila, correções como essas são normais e acredito que passarei por emoções ainda maiores nos próximos meses, haja visto que teremos eleições em Outubro e a corrida presidencial deve se tornar mais acirrada logo após a Copa do Mundo.

É claro que, como eu havia dito no post de fechamento, eu queria MUITO comemorar a grande chegada antes de partir para as minhas férias, mas esse sonho se torna mais distante a medida que meu home broker sangra...rs.

Euro segue subindo, e ainda preciso ir às compras. Pretendo comprar 50% do valor que quero levar nesta semana e os outros 50% na próxima semana, viajarei então na semana seguinte a esta.

De resto, trabalho pegando fogo, mas estou sabendo lidar melhor com ele e, como eu compartilhava com meus amigos blogueiros no início deste blog, com 1 milhão na conta o nosso equilíbrio emocional (que é importantíssimo na iniciativa privada) fica muito maior, afinal, não morrerei de fome se perder o emprego amanhã.

Quero fazer um post sobre isso, como o caminho da IF tem me deixado mais tranquila para lidar com as adversidades do dia-a-dia no trabalho, situações comuns como fofocas, puxação de tapete, pessoas espertinhas, pessoas desprovidas de inteligencia, pessoas folgadas, enfim, todos os tipos de seres que encontramos no nosso caminho diariamente no trabalho. Nesta semana passei por uma "provação" bem grande e vi que me sai relativamente bem justamente por ter mantido a calma e não imaginar que o mundo iria acabar em demissão. Foi ótimo.

Continuo com dificuldades para manter uma constancia nos exercicios físicos. Não acho nenhuma atividade mais interessante que curtir um filme na minha cama! rs. Muitas vezes tenho me obrigado a ir e, se penso muito, desisto, por isso prefiro não pensar.

Abs,
IFM

20 comentários:

  1. Bom dia IFM,
    Estou na mesma com a nossa renda variável. Não Costumava investir e tenho estudado bastante para dar os primeiros passos rumo a IF.
    Parabens por todo caminho trilhado ja :)
    Pode me dizer em qual corretora tem operado? Tenho procurado uma para definir, mas ainda com algumas dúvidas.
    Abraços! E boa viagem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada IS!
      Tenho operado com a Easynvest e Modalmais. Queria até ter uma terceira opção, mas por enquanto estou bem com as duas.
      Pensando sempre no longo prazo, a probabilidade de erro é menor...
      Abs!

      Excluir
  2. Renda variável é mesmo assim, oscila bastante (para cima para baixo) no curto prazo (dias ou meses), o verdadeiro resultado vem ao longo dos anos.

    Concordo. Ter alcançado um bom patrimônio deixa a pessoa bem mais tranquila em relação ao trabalho.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  3. Interessante em ver que o seu equilíbrio emocional frente as quedas constantes da Bolsa e consequentemente queda no seu patrimônio não estão te afetando tanto, tento seguir na mesma linha e lembrar sempre de pensar com o foco lá na frente, sabendo que de grão em grão a galinha vai enchendo o papo.

    Continue focada que a "libertação" financeira está chegando, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso IP, fora que vamos apredendo muito ao longo do caminho, a idéia é irmos se aprimorando ao longo dessa jornada.
      Obrigada! O seu caminho está traçado também!
      Abs!

      Excluir
  4. "Não acho nenhuma atividade mais interessante que curtir um filme na minha cama!"

    Pensa que assistir filme na sua cama (em vez de se exercitar) não vai te deixar mais saudável, feliz e disposta pra realizar seus sonhos! hahahah

    Parabéns pelo patrimônio (espero chegar um dia) e inteligência emocional pra lidar com essa queda.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha há contraversas FEI!
      Obrigada, não é fácil, mas vamos desenvolvendo ao longo do caminho!

      Excluir
  5. Logo o milhão vai chegar. E vai ser só o primeiro de muitos. Eu parei de gastar com academia e tô malhando sozinho. Recomendo o hasfit.com. Começa pelo programa foundation. Boa viagem! A Europa é muito legal. Você vai querer voltar todo ano. Se for fazer compras na Europa não esquece do tax refund.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anon!
      No meu caso eu não pago a academia (benefício da empresa), por isso não ligo muito se vou ou não (rs, fato).
      Certeza que vou amaar a viagem, depois contarei como foi!
      Abs!

      Excluir
  6. Olá IFM. Estou passando por esse período de baixa empatado pois tenho moeda forte na carteira, acho valido. Temos que trabalhar nosso psicológico para esses momentos.

    Sobre a IF, controle emocional, iniciativa privada e adversidades, passei por uma situação bastante interessante a um tempo. A conversa começou em tom ameaçador, mantive a calma e deixar claro que não tinha problema algum em ficar sem trabalho. O tom da conversa mudou. Uma das formas de ter controle sobre os funcionários de uma empresa é mante-los endividados. Aguardo seu post sobre esse tema.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi leitura,
      Quero começar a estudar para entrar em algum momento nas ETFs americanas, mas isso é um plano mais para 2019, depois que eu estiver com o milhão consolidado e mais tranquila no trabalho.
      Sim, mostrar que você não está totalmente desesperado por aquele emprego mostra para os seus superiores que você está no total controle da sua vida e que não depende daquele emprego para sobrevivência, é outra conversa. Estou vivenciando isso somente agora...
      Abs!!

      Excluir
  7. Até o final do ano vai ser bem volátil a bolsa de valores. vai se bom para comprar bons ativos. O bom é que a compra de mais ações proporcionará mais renda passiva. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Beto, está um momento ótimo para as compras, mas infelizmente só poderei voltar a comprá-las depois de voltar de viagem e quitar todos os pagamentos que terei que fazer...
      Boas compras para vocês!!

      Excluir
  8. Como assim o milhão garante que "não morrerei de fome se perder o emprego amanhã"??? Em postagens anteriores vc deixou claro que os gastos básicos sempre foram bancados pelos seus pais e o seu salário fica para os supérfluos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Se a realidade fosse essa realmente eu estaria tranquila há muito mais tempo. Em que postagem você tirou essa conclusão?
      Engraçado ver isso, nunca fiquei expondo detalhes desnecessários, como coisas do tipo as contas da minha casa sou eu que pago. Cada um sabe das dificuldades da própria vida que leva e se eu falo que atingirei a IF somente com os 5M, existe um motivo forte para isso.

      Excluir
  9. Vc msma fez uma postagem sobre os gastos mensais no ano passado. Você não gastou nenhum centavo com moradia (aluguel e condomínio), conta de luz, água, telefone, internet, gás, diarista, plano de saúde, e gastou menos de 200 reais em dois meses no supermercado (!!!).

    Seus maiores gastos foram com happy hour, viagens e shows e gasolina. kkkkk

    Desculpa a sinceridade mas vc não conquistou coisa nenhuma, a independência financeira caiu no seu colo qdo vc nasceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Boa discussão, vamos aos esclarecimentos:
      Tive poucas conquistas até hoje na vida, mas a maior delas foi uma coisa que chamo de carreira. A carreira que tanto me dediquei e me deu um trabalho muito mais do que digno, mas um trabalho que me propicia zero gastos com plano de saúde (tenho assistência médica), quase zero gastos em supermercado (tenho vale alimentação) e hoje em dia tenho até ajuda com despesa veícular no novo emprego. Imagino que você nem imaginava nada disso, mas estou aqui não só para esclarecer, mas para enfatizar os posts que já fiz sobre carreira, trabalho e afins. De fato o esforço valeu a pena e eu sempre foquei em aumentar meus aportes através dele.
      Sobre os demais gastos:
      moradia - casa é própria e condominio pago 1 vez ao ano (nos meses que mostrei não era data de pagamento).
      Telefone e diarista - não temos. Em casa são somente os celulares de cada um e nós mesmos nos encarregamos da limpeza da nossa moradia.
      Contas de luz, agua (está inclusa no condominio), internet e gás (e até mesmo o celular): são valores tão baixos (divido com o meu irmao) que nem citei porque realmente nem movem algum ponteiro dos meus gastos.
      E sim, meus maiores gastos são com itens que você considerou supérfluos porque felizmente hoje meu trabalho me propicia muitos benefícios que permitem que eu não tire meu dinheiro do bolso.
      Para mim, uma baita conquista que me orgulho!
      Abs!

      Excluir
  10. Essa é grande questão da renda variável. Eu me exponho pouco aos riscos, mas estou tentando aumentar.

    O Brasil teve uma enorme queda no PIB nos últimos anos e agora o governo Temer está cavando o fundo do poço. A mídia e o mercado compraram a auto-promoção do Meireles de retomada do crescimento (que não existe já que tivemos uma supersafra e a indústria e os serviços continuam caindo). No ano passado a bolsa subiu sem nenhum fundamento real e agora virá um ajuste.

    Acho que no médio/longo prazo as perspectivas são boas. Depois de tanta queda o Brasil vai ter um bom espaço de crescimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jardineiro, vamos ter que ter bastante paciencia e acreditar na nossa estratégia de longo prazo!
      Abs!
      ps.: home broker segue sangrando fortemente...

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)