sábado, 22 de julho de 2017

Renda Passiva

Olá amigos, tudo bem?

Últimas 2 semanas tensas de muito trabalho e muitas emoções nele. Tanto é que não consegui atualizar o blog no último final de semana. Ainda não passou, mas resolvi dar um tempo em tudo para fazer coisas que gosto: beber com amigos, fazer um bom exercício físico hoje de manhã em um parque da cidade e, claro, acompanhar a evolução dos investimentos. Não poderia deixar também de vir aqui e dar um alô para vocês!

Além de acompanhar a evolução de quanto aporto mensalmente, como os investimentos estão rendendo e fazer projeções para os próximos meses/anos, uma das contas que mais gosto de fazer é de renda passiva. A renda passiva é de fato o que me mostra se estou evoluindo ou não nessa caminhada do dia-a-dia, por isso, comecei a consolidá-la faz pouco tempo.

Para quem não sabe o que é renda passiva, de forma simples, é aquilo que você poderá contar para viver após descontados os efeitos da inflação. Muita gente, por exemplo, pode achar que com meu patrimônio de 700k e rendimentos de 1% ao mês, eu tire 7.000 reais por mês de renda passiva, correto? Não. E esse é um conceito-chave que todo sonhador da IF precisa saber. Com os efeitos da inflação, esse dinheiro que rende todo mês não pode ser retirado em toda a sua totalidade, caso contrário, sem patrimônio corre grandes riscos de acabar em algum tempo.

O correto mesmo seria saber quanto foi o rendimento (usando o exemplo acima, digamos, 7k), descontar a inflação do mês (vamos supor que foi de 0.5%) e só aí utilizar o dinheiro restante (que neste exemplo, seria de 3.5k).

Como vocês já sabem que sou hiper-ultra-mega conservadora, eu utilizo o conceito da Taxa Segura de Retirada, a TSR. Existem 2 excelentes artigos curtos sobre a TSR, vou deixá-los aqui abaixo:
Texto 1 - TSR
Texto 2 - TSR

Apesar de polêmica, eu considero a TSR bastante segura e conservadora, então é isso que eu considero para o meu dia-a-dia. Então, todas as vezes que atualizo na minha planilha, o meu patrimônio, coloco em qual nível de renda passiva eu cheguei com ele. 

No meu fechamento do mês de junho, por exemplo, eu estava em 2.398 reais de renda passiva. Isso significa que são 2.398 reais que eu poderia usar livremente, para fazer o que eu quiser, sem me preocupar em corroer meu patrimônio. Para quem ainda não entendeu como fazer a conta da TSR, a fórmula é a abaixo:

(Patrimônio Total x 4%) / 12

Com isso, você chega no seu valor mensal. Sei que 2.398 reais não é um valor absurdo, continuo na minha jornada firme e forte, mas me dá uma certa segurança pensar que tenho esse salarinho para sobreviver se algo der errado no trabalho. Meu objetivo é muito maior que esse, seria em torno de 15k de renda passiva, mas sei que este já é um bom valor. Sei também que vou desistir muito antes dos 15k deste trabalho, principalmente quando meu patrimônio estiver andando por si só.

E você, já sabe a quantas andas sua renda passiva? Conseguiria sobreviver com esse valor hoje?

Hoje eu até conseguiria sobreviver numa vida sem luxo, sem muita diversão, realmente sobrevivendo. Mas não é para isto que vim na vida né? Vim para me divertir e muito! Por isso, vamos que vamos!

Próximo post estou pensando em falar um pouco sobre meus gastos e como faço para equilibrar uma vida boa e gastos teoricamente pequenos (lógico que queria gastar bem menos! rsrsrs).

Abraços!
IFM



9 comentários:

  1. Vi um comentário seu no blog viver de construção. E por isso gostaria de te perguntar uma coisa:

    Você tem um bom patrimônio e acredito que deva ter um bom salário fora a renda passiva. Nem precisa entrar em detalhes quanto a valores.
    Mas seus gastos mensais se mantem em até 1k? Se realmente for isso acho que você está num bom patamar.
    Mulher com carro, cartão e que parece gostar de passear, seja em pequenas viagens, festas,restaurantes etc, gasta fácil mais do que isso.
    O fato de você não ter filhos (acho que não tem) te favorece nesse sentdo, mas mesmo assim é até econômica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Hoje em dia de fato alcancei um patamar de salario que considero bom. Contei um pouco disso em um dos primeiros posts, quando disse que mudei de emprego e foi aí que meu salário decolou. Mas grande parte do que juntei (até 2015) foi com o pequeno salário que ganhava...
      Vou fazer um post sobre meus gastos. Eles estão um pouco acima de 1k...
      abs,
      IFM

      Excluir
  2. IFM, legal pensar na TSR, mas eu acho que dá para contar com um % maior aqui no Brasil. Eu vou preferir contabilizar as inflações de cada mês e ir retirando, vc é conservadora até nesse ponto de vista, você nao acha que poderia arriscar mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Eu arriscaria mais depois de ter um patrimônio maior. No inicio da minha IF vou preferir continuar sendo conservadora como tenho sido...

      Excluir
  3. Ola IFM. Adicionei seu blog. Aos poucos vou lendo e participo aqui.

    Abraçao

    ResponderExcluir
  4. Bom Post sobre renda passiva, também sou um adepto de renda passiva, é ela que coloca dinheiro no nosso bolso todos os meses.

    Abraços e bons investimentos

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)