domingo, 29 de julho de 2018

Resposta a um comentário: vida amorosa no caminho para IF!

E aí pessoal, tudo bem?

Fim de semana relax, venho aqui para responder um dos comentários que uma seguidora anonima deixou para mim há mais ou menos 1 mês (8/julho/2018): "Você não se preocupa muito com o aspecto amoroso, né? Como faz para lidar bem com isso? Saí de um relacionamento agora e não tenho conseguido direcionar esforços."

Depois de alguns comentários e da minha resposta, ela ainda deixou um último comentário depois de eu dizer que poderia escrever um post sobre isso: "Faz sim, IFM. Isso ajudaria muito. Ainda tem a pressão psicológica de não encontrar ninguém e o marco dos 30..."

É interessante eu dedicar um post somente para este tema. Por mais que nossa sociedade tenha evoluído, a impressão que dá é que ainda temos famílias, cidades, amigos que fazem uma pressão enorme com relação a esse assunto. Acreditem, eu mesma já fui pressionada. 

A primeira perspectiva que quero trazer aqui é: por que na nossa sociedade, uma mulher acima dos 30 anos ainda solteira é vista como "ainda" e um homem é visto como "sábio" em se dedicar ao trabalho e ao equilíbrio financeiro? Por que ainda aceitamos esse tipo de coisa? 

Em primeiro lugar, quem tem que mudar esse tipo de pensamento, somos nós, mulheres. Nós devemos mudar como nós nos sentimos. Se você se sente mal por responder que é solteira, é porque mais do que ninguém, você tem preconceito com você mesmo. Mude a sua mentalidade e você verá que as pessoas à sua volta mudarão também ao ver que você está segura respondendo a uma pergunta dessa. 

Agora vamos aos aspectos mais sentimentais: nem todo mundo é igual. Eu sempre fui bastante "desencanada" com esses temas, por mais que estivesse em um namoro sério de vários anos. Mas isso sou eu. Eu não vivo em busca de ser par de alguém (e nunca vivi) e também não me sinto triste se estou em casa sozinha enquanto tenho vários amigos saindo para balada ou para cinemas em casal. Mas isso, novamente, sou eu. 

Tenho várias amigas que hoje estão namorando com verdadeiros "trastes" só para não falarem que estão sozinhas. E aqui eu digo tanto do ponto de vista da sociedade achar estranho elas não formarem um casal, quanto elas se sentirem extremamente carentes e precisarem ir em busca de alguém que as mostre que é possível se sentir amada. Eu não sei qual das 2 situações é pior, mas vejo pessoas do meu círculo social em ambas. E quer saber? Eu respeito. 

Respeito porque não sou eu que me sinto mal quando não estou namorando. São elas. E se elas se sentem mais bem do que mal (porque sim, namorando trastes elas passam por perrengues incríveis muitas vezes), quem sou eu para julgá-las? O balanço tem que ser positivo e se para elas está mais positivo que negativo, bacana. 

Agora eu penso diferente. Eu sempre gostei de estudar. Sempre me dediquei a tudo que me propus. Montei este patrimônio que vocês acompanham por aqui, com muito suor, muito trabalho, muita dedicação. E me orgulho disso. Quero ter alguém do meu lado que tenha a mesma mentalidade que eu. Que seja inteligente, que tenha bom-humor, que queira formar uma família. Não quero ter alguém só para falar que tenho. E sou exigente mesmo com relação a isso. 

Mas isso é algo que você tem que definir dentro da sua cabeça. Qual o seu objetivo de vida? Você quer casar e esse é seu maior objetivo? Então você tem que abrir mão de algumas coisas.

Tive alguns namoros longos em que eu me via ao lado da pessoa pelo resto da vida, mas acabaram. Foi fácil o término desses relacionamentos? Não foi. Sofri, fiquei mal. Estava disposta a iniciar um outro relacionamento em seguida, com pessoas que estavam sim interessadas, mas que eu não tinha aqueeeeeeeeele interesse? Não. 

Acho que tudo na vida passa por auto-conhecimento. A gente tem que se conhecer, se entender, se aceitar e buscar aquilo que queremos. Aos 30 anos, já deveriamos estar no passo 3 dessa jornada. Não somos mais adolescentes, já passamos por algumas experiências na vida, suficientes para entendermos quem somos, onde queremos chegar e o que é importante para nós. 

Dizendo por mim: o importante na minha vida é poder conviver com as pessoas que eu amo (família e amigos), viajar para lugares que eu tenho vontade (tenho feito com alguma frequência agora) e ter a liberdade de escolha do que eu vou fazer com meu tempo (isso só a IF irá me proporcionar). Se eu encontrar alguém bacana para dividir essa jornada, ótimo. Se eu não encontrar, seguirei com o que é mais importante para mim. 

Às vezes, o mais importante para você é ter esse alguém, independente de quem seja. Veja se esse é o seu caso, se for, busque por isso. Tenho amigas que não desistiram nunca. Foram em "tinders" da vida, encontros às cegas, enfim, buscaram todas as oportunidades possíveis de encontrar alguém. E conseguiram. Estão casadas e felizes, mas deixaram alguns outros sonhos de lado, porque isso era o que era importante para elas. 

Afinal, somos todos diferentes e temos que nos respeitar por aquilo que somos e queremos. E não adianta outras pessoas nos cobrarem por aquilo que não é importante para nós. Se conheça, se entenda e depois, vá ser feliz! 

Abs!
IFM

24 comentários:

  1. Fala IFM, tudo bem?

    Esse tema volta e meia é discutido na blogsfera, geralmente partindo de pontos de vista masculinos.
    Sou homem, 34 anos e buscando uma IF ou semi IF, solteiro.
    Hoje apesar de não ser tão jovem venho me cobrando menos a ideia de casar e ter filhos, já me preocupei e me iludi bem mais com isso, hoje não descarto esse plano, mas não tenho metas nesse sentido.

    Não generalizo, mas hoje está difícil encontrar uma mulher pra casar, a forma como vivemos hoje valoriza demais a sexualidade, individualidade e liberdade e isso não favorece a criação e manutenção de relacionamentos longos, somo casamentos. Além disso é difícil encontrar mulheres com idade em torno de 30 anos sem filhos e sem uma considerável carga emocional relacionada a relacionamentos passados.
    E como sou cara caseiro e com estilo de vida simples, também não fico em evidência. Enfim tenho um perfil que com certeza não é agradável a muitas mulheres hoje.

    Mas uma coisa é fato, conforme o tempo for passando especialmente a partir dos 40 anos o risco de permanecemos sós e começarmos de fato a lidar com os pontos negativos da solidão vão aumentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,
      Concordo com você em quase tudo, menos:"Além disso é difícil encontrar mulheres com idade em torno de 30 anos sem filhos e sem uma considerável carga emocional relacionada a relacionamentos passados."
      Conheço algumas mulheres solteiras, sem filhos e sem essa carga emocional exarcebada que você diz. Vai ver são os circulos sociais que estamos que são diferentes.

      Essa questão do tempo ir passando é muito verdade. Inclusive, acredito que diminui consideravelmente as chances de se encontrar alguém...

      Excluir
    2. IFM sou o anon 16:52.
      Realmente círculos sociais diferentes podem ter pessoas com perfis diferentes. Lógico que há mulheres nessa faixa etária sem as características que eu citei.
      Mas pelo menos na cidade em que moro (cidade pequena) a proporção não é muito grande.
      Fico até mais otimista em saber que você conheça mulheres da minha faixa etária mais leves com relação a isso.
      Na maioria das vezes o que falta mesmo é encontrar essas pessoas semelhantes a nós.
      Você e suas amigas tem um perfil interessante...

      Com relação ao tempo, a solidão a longo prazo pode se tornar problemática se não for bem administrada e essa creio que será uma situação cada vez mais comum.

      Excluir
    3. Entendo Anon...
      E concordo sobre a solidão. Basta ver a quantidade de pessoas morando sozinhas nas grandes cidades e do boom da construção de apartamentos cada vez menores nelas...

      Excluir
  2. Perfeito. Disse tudo.
    O grande lance é se conhecer e saber o que é mais importante pra você.
    Relacionamento só se for pra acrescentar e multiplicar coisas boas.
    Eu sempre pensei em não correr atrás de relacionamento. Sempre pensei que deveria ser algo que aconteceria de forma espontânea. Aquilo que acontece, sem precisar procurar.
    Impressionante como ainda há pressão quando a mulher alcança uma idade sem ter um par. Cada um deveria cuidar da sua vida. Tem gente que sonha em casar. Tem gente que sonha com outras coisas. Ninguém deveria dar pitaco na vida alheia por causa disso. Cada um busca sua felicidade de um jeito.
    Excelente reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pressão de idade já foi maior, mas não são só mulheres que sofrem com isso.
      Homens muitas vezes são cobrados direta ou indiretamente por isso. Dependendo do caso são tratados até como gays enrustidos.

      Excluir
    2. É isso mesmo Filipe.
      Anon, esse ponto que você trouxe é verdade, mas acho que isso acontece menos hoje em dia do que antigamente...só tenho a impressão. Isso porque o homem pode falar que está "ficando com várias" e isso por si só já o isenta de ser tido como gay...
      Meu ponto de vista, lógico.

      Excluir
  3. Se eu tivesse mais de 30, com toda certeza do mundo eu teria uma namorada de 20.

    Cada um tem um gosto. Aceitar mãe solteira com 30 anos não dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, vejo comumente homens com essas idéias.
      Acho que quando você gosta de alguém, gosta independente da idade. Mas cada um é cada um...

      Excluir
    2. Não tem essa história de idade, relacionamento é algo racional, é como lidar com dinheiro.


      Excluir
  4. Eu acho que o mais difícil pra gente que lutou pra juntar uma grana é encontrar um parceiro/a que também tenha um bom patrimônio. Casamento não foi feito pra diluir a nossa riqueza. Esse negócio de se apaixonar loucamente pela pessoa errada é coisa de novela. Relacionamento é uma decisão financeira das mais importantes na nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Anon. Mas até aí, está a separação total de bens. Tá certo que ninguém casa pensando nisso, mas eu aceitaria numa boa isso...não iria querer nenhum homem pensando que estou casando por questão de bens...

      Excluir
    2. Mais uma prova de como você realmente é excepcional, IFM, um ponto fora da curva. O que mais vejo e ouço falar é mulher que cortaria a relação se o homem querer casar com separação total de bens (claro, quando o $$ é maior do lado do homem). O contrário raramente ouço falar.

      E mesmo separação total de bens não é garantia de proteção: se a diferença de patrimônio entre os cônjuges no divórcio for grande, o juiz pode ordenar o pagamento de uma pensão polpuda ao cônjuge em desvantagem financeira como "compensação social". Já tem casos assim nos EUA.

      Excluir
    3. Anon, acho que tem muita gente querendo casar olhando para as possibilidades financeiras de ambos. E aí não existe homem e mulher, existe ser-humano.
      Sobre seu segundo parágrafo, minha visão é: casar envolve uma série de riscos. Entre eles, financeiro. Temos que pensar bem antes de casar e ter (quase) certeza que é com aquela pessoa que queremos dividir uma vida...

      Excluir
  5. Importante é ser feliz, casado, solteiro, podre ou rico, desde que não seja um FDP...ta tudo certo!

    ResponderExcluir
  6. Sou um 30ão investidor também, já tenho uma noiva há algum tempo. Pude ensinar muitas coisas para ela sobre finanças, contudo ela ainda não tem o mesmo mindset que eu e as vezes temos alguns atritos. Mas essa é a ideia de uma convivência, buscar aprender sempre um com o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Guilherme. Sempre temos algo a ensinar e algo a aprender...

      Excluir
  7. Parabéns pelo post. Claro, didático e equilibrado. Com todo respeito, acho que você é o sonho de parceira de todos da blogosfera. Principalmente por suas ideias.

    ResponderExcluir
  8. Acho que quem não consegue ficar sozinho(a) não está preparado(a) para viver em um relacionamento...


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
  9. E o rolo do Banco Inter? O que fazer?

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)