Olá pessoal,
Vamos lá, o mantra de agora é simplificar. Já simplifiquei muito a forma como invisto, tornando-a quase automática (grande parte em RF), Comecei também a diminuir minhas contas bancárias, o que quero seguir fazendo isso este ano.
Em 2025, quero acumular pelo menos 1,5MM de reais. Isso significa ultrapassar os 8MM acumulados de patrimônio. Mais precisamente, chegar em 8,2MM. Não vou colocar meta mínima nem sonhadora, quero simplesmente chegar nesse valor. Se eu chegar a ultrapassar, excelente.
Ao mesmo tempo, quero seguir fazendo minhas viagens internacionais, compras extravagantes, curtindo a vida.
É isso pessoal, a fase das vacas magras se foram. Agora quero chegar à IF tendo curtido os últimos anos de assalariada.
Com a inflação e o dólar nesse patamar, penso agora que o ideal seja acumular os 20MM. Já sei que os haters are going to hate it, mas é preciso ir atualizando os valores de acordo com o contexto. Isso não é adiar a IF, isso é ser responsável e dizer que quando chegar lá, realmente será pra valer.
Até lá, vamos curtir.
Abs,
IFM
Pode falar um pouco mais da sua estratégia em RF? Quanto desses 1,5MM é aporte? Sucesso, manda bala : )
ResponderExcluirAnon, eu não controlei ano passado quanto disso foi aporte...nos anos anteriores, quando controlei, tinha uma proporção de 2/3...mas não consigo afirmar. Vou ver se esse ano controlo melhor isso pra vocês. Dá um trabalhão
ExcluirEu acho sua história inspiradora. Parabéns pela trajetória.
ResponderExcluirNão entendi bem o porquê dos 20 MM? Foi uma estimativa ou é calculado?
ResponderExcluirSe eh burro ou tá de sacanagem?
Excluirela é mulher, é normal, cada hora quer uma coisa diferente, próximo post o valor vai ser 40M, ai quando chegar nos 60 anos vai falar que 1Bi ainda é pouco pra se aposentar kkkkk
ExcluirIFM, possui planos ou uma ideia do que fazer após atingir a IF?
ResponderExcluirÓtimo 2025!
Desses 1,5MM deve ser cerca de metade rendimento e metade aporte acredito. Pq você estima um FIRE tão alto? Você tem família ou gasta demais mesmo?
ResponderExcluirEu já faço minha meta em dólares. Não dá mais pra confiar no Real.
ResponderExcluirEstou completamente baralhada, 20MM reais é quanto em euros? É que pelas minhas contas a meta dos 1,5MM seria cerca de 250.000€ e isso era algo muuuuuito improvável em Portugal, por exemplo.
ResponderExcluirOlá IFM, li o seu blog como um todo e creio que você já tenha alcançado sua independência financeira, desde que não tenha como objetivo viver uma vida luxuosa. Creio que a alta remuneração de seu trabalho e a visão de que é capaz de desempenhar essa função sem altos custos físicos ou mentais te animam a manter os patamares bastante elevados (como a nova meta de possuir cerca de 3 milhões de dólares de patrimônio); mas, faça uma reflexão consigo mesma se não se trata de uma compensação de alguma outra área da vida em baixa (relacionamentos, físico-esportivas). Em termos de experiência pessoal, também fui passando por essas fases de crescimento acelerado de patrimônio (para minha realidade de interior, obviamente, com cerca de 20% de seu patrimônio 😅), mas a minha percepção é que essa concentração de vida no aspecto financeiro costuma ser um distanciador das pessoas (e passamos a vê-las um pouco sempre sob a perspectiva de dívidas, como se estivéssemos analisando empresas). Eu sempre reflito sobre algums coisas:
ResponderExcluir-Um é a de um comerciante aqui extremamente rico (coisa de patrimônio bilionário, pelo monopólio comercial que ele possui aqui na região, na área varejista), mas que tem perto de 70 anos e até hoje tem um hábito de acordar às 5h para caminhar e ir à empresa dele, saindo normalmente às 19h, com cerca de 1500 contratados e uma complexa rede de distribuição que é necessário monitoramento. Eu fico refletindo na graça disso. Compensa muito mais você ter 5-10 milhões e ter 35 anos; o tempo é algo que não volta e mesmo que possamos desfrutar de luxos financeiros, as experiências do envelhecimento limitam muito o prazer de enriquecer em excesso.
-Outra é a experiência de que a vida não é tão linear, em termos de projeções. Particularmente, sempre penso que podemos adoecer a qualquer momento e vai tudo por água abaixo (já passei por isso e acredite: o único pensamento quando você descobre alguma situação de saúde mais séria é de que você não queria ter tanto dinheiro, mas gostaria de estar saudável e com família por perto).
Dito isso, com o patrimônio que você já construiu, se você quisesse ser extremamente conservadora, títulos públicos já te garantiriam cerca de 40 mil reais passivos hoje corrigidos sempre pela inflação, sem nunca mais pisar os pés em lugar algum. 😅