sábado, 17 de março de 2018

O que fazer com meu FGTS?

Para quem é CLT, 8% do nosso salário (adicionalmente ao salário) é colocado na conta da Caixa. Normalmente nem contamos com esse dinheiro, achamos que é um valor que tem "pouca importância". Mas não é. Matematicamente:

Salário de 10.000 reais
Depósito Mensal de FGTS: 800 reais
Em 1 ano (sem contar férias): 800*13 salários = 10.400

Isso significa que por ano, além do 13º salário, podemos contar com um 14º salário (aproximadamente) que está depositado na conta da Caixa em forma de FGTS.

Para quem tem uns 10 anos de carreira, nunca mudou de empresa, ou se mudou, sempre pediu demissão, estamos falando de 10 salários médios parados na Caixa. Parados porque o rendimento é tão ínfimo que nem pode ser considerado.

Muitas pessoas acabam usando esse valor na compra da casa própria, o que é muito melhor do que deixar o dinheiro parado. Porém, com tanto acesso à opções melhores do que essa (muitas vezes aluguel vale mais a pena que imóvel próprio, muitos jovens morando com pais, pessoas compartilhando apartamentos, etc), vale a pena entrar em uma dívida (financiar parte da casa) só para sacar esse valor?

Deixando mais claras as informações, podemos sacar o FGTS nas situações abaixo:
- Aposentadoria (ainda não chegou a hora),
- Compra de casa própria (somente a 1ª, conforme dado o exemplo acima),
- Demissão sem justa causa (não é exatamente o que busco aqui),
- Fechamento da empresa,
- Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário (não é o caso também),
- Falta de atividade remunerada do trabalhador por 90 dias ou mais,
- Idade igual ou superior a 70 anos (um pouco longe ainda)
- Doenças graves (Deus me livre),
- Morte (sério!?)
- Rescisão por culpa recíproca ou força maior (sem comentários),
- Emergência por calamidade pública,
- Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos ininterruptos (quando me aposentar quero utilizar dessa possibilidade).

Pois bem, analisando todas as opções, de fato a opção mais palpável é a da casa própria. Ainda não tenho a minha e nem sei se quero ter (cada vez mais me convenço que não vale a pena deixar tanta grana imobilizada nisso).

E aí eu me pergunto, o que fazer? Tenho em torno de 50k parados no FGTS (isso porque saquei valor da conta inativa no ano passado) e esse valor está crescendo conforme o passar dos meses. Qual estratégia pensei?

Pensando que não quero comprar um imóvel para morar, estava pensando em comprar um imóvel menor, em alguma cidade diferente da qual eu moro (com preços mais baixos), deixá-lo valorizar um pouco e depois vendê-lo (aí transformando esse capital de fato em um capital líquido para mim).

Acredito que juntando entre 100k - 150k eu consigo fazer algum bom negócio em uma cidade mais distante. Penso que aí seria necessário começar a mapear algumas cidades com potencial de valorização em um curto prazo e até começar estudar alguns tipos de imóveis, preços e etc.

Confesso que imóveis para mim ainda são um mistério, porque não tenho experiência nenhuma nisso. Mas mais cedo ou mais tarde preciso começar a estudar e me especializar nisso também, afinal, são oportunidades de negócio que eu poderei ter com esse valor do FGTS.

Por enquanto o que fiz até agora é fazer umas contas de quando devo chegar a esse valor (precisarei de ainda mais 4,5 anos, caso meu salário não mude em absolutamente nada), o que não me animou muito. Nessa época pretendo estar próximo da minha IF e aí não sei se valerá mais a pena comprar e arcar com os custos e riscos da compra ou se esperar os 3 anos de inatividade será melhor.

Pelo sim ou pelo não, vou começar meus estudos sobre regiões, cidades e valores de imóveis, assim estarei pronta para quando essa quantia chegar.

E vocês? Tem outras idéias de como poderiamos usufruir desse dinheiro que está totalmente parado apenas se desvalorizando e que é nosso?

Abs,
IFM

9 comentários:

  1. Já fiz isso algumas vezes, mas vc só pode comprar na cidade em q reside ou trabalha. 50k é pouco com 100k vc consegue uma kit boa, financia 100k a cada 2 anos amortiza é vai pagando com o aluguel.

    Anon das 11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Anon! Vou estudar essa possibilidade, 50k ainda é pouco realmente, mas em breve esse montante estará maior.

      Excluir
  2. Acredito que no seu caso, IFM, deixaria lá e depois de 3 anos da sua IF sacava este dinheiro. Ou quando você chegar na sua IF, tentar ser dispensada para além do FGTS, receber a multa e outros valores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Anon, a grande questão é que a IF não está próxima. Mesmo com a dispensa dela, ainda ficaria um bom valor do pedido de demissão da outra empresa.
      É algo que preciso pensar, ir estudando, enquanto a IF não vem...

      Excluir
  3. De repente vc faz uma mudança de carreira e vira free lancer, podendo sacar depois de 3 anos sem depósitos. Fiz isso uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje na minha carreira não consigo ver isso acontecendo vagabundo. Adoraria ter uma idéia boa e empreender, isso sem dúvidas me faria mudar os rumos de carreira e aguardar os tais 3 anos.
      Veremos...

      Excluir
  4. se realmente tiver interesse em comprar imóveis, compre imóveis pequenos com aluguel baixo, tipo kitnets para universitários. os rendimentos são maiores em % e o imóvel fica com vacância bem menor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, IFM.

    Com a reforma trabalhista de 2017 já é possível sacar mesmo quando pedimos demissão da empresa. Segue abaixo as novas regras.

    http://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/como-sacar.aspx

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)