domingo, 11 de março de 2018

Mais uma viagem a trabalho e perda com ações

E aí pessoal, tudo bem?

Semana corridíssima, mas arranjei um tempo para postar sobre a chegada dos 30. Idade que parece que tudo deve se definir. Passei esta semana inteira em outro país da América Latina, conhecendo um outro escritório da empresa que estou trabalhando agora.

Como toda viagem à trabalho, é aquela correria todos os dias de: avião - escritório - hotel - escritório - jantar - hotel - escritório  - jantar - hotel e assim por diante. Parte boa? Jantares pagos pela empresa em lugares bacanas. Outra parte boa? Acumular milhas (dessa vez não foi multiplus, mas smiles). Outra parte boa? Hum, acho que fica por aí mesmo.

Contras: não conseguir descansar, não conseguir se exercitar, ter que ficar socializando desde o momento que você acorda, até pouco antes de dormir. Trabalhar e muito. Ficar longe da família, da sua rotina, da sua vida.

Eis a verdade sobre viagens à trabalho: quando somos mais novos, achamos elas um máximo: "nossa, é a oportunidade de você conhecer um outro lugar de graça!". A realidade chega e você percebe que na verdade perde horas e horas em avião, aeroporto, etc. Que os preços do free shop não são lá tão atraentes assim. Que você não consegue turistar nada (a não ser que fique no final de semana lá).

Viagem é bom quando você está bem acompanhado (nem que seja de você mesmo), com tempo livre para fazer o que quiser, vestir o que quiser, conhecer o que quiser. Viagem à trabalho é apenas um complicômetro do trabalho normal que você faz todos os dias. Tentei olhar positivamente e fiz pequenas compras na cidade e no free shop, e aproveitei muito os jantares. O hotel nem tanto porque não achei ele lá essas coisas.

E qual foi a surpresinha da semana no cenário dos investimentos? Uma das minhas ações (coincidentemente Smiles), sofreu muito com uma notícia inesperada: a brusca queda na distribuição de dividendos prevista neste ano. A queda foi enorme no primeiro dia, grande no segundo, menor no terceiro e ainda na sexta feira fechou pouco mais de 1% negativo. Não perdi tanto (em torno de 1.6k), mas perdi um pouco mais do que o que rendeu nesta semana, ou seja, ainda fiquei negativa em relação à semana passada.

E o que fazer diante disso? vender? se desesperar e já colocar seu papel no mercado? Na verdade não. Acredito que a ação se recupere e até ultrapasse o valor que estava atualmente. A verdade é que os investidores loucos por dividendos e os medrosos sairam dela. Agora aqueles realmente interessados e que acreditam no potencial dela vão entrar/ficar. Serei uma deles.

E você? O que faz quando uma ação sua cai de forma brusca assim?

Bem vinda à RV, para quem achou que ia ser só flores, cheguei no ponto que a realidade aparece! =)

Boa semana pessoal, vamos com tudo!

Abs,
IFM

17 comentários:

  1. faço o de sempre... nada. A não ser que minha vida dependa disso as subidas e descidas são naturais. Algumas ações (ITSA/ITUB) por exemplo, qualquer variação brusca eu compro mais (elas não tem acontecido mais)... no longo prazo o resultado é sempre positivo.
    Eu era como você RF a vida toda, fui para RV com medo e sempre aportando em FIIs e excelentes ações e digo que foi uma evolução tremenda de patrimonio, o medo sempre existe mas o retorno foi compensatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Anon! Smiles começou hoje subindo, são sempre ciclos!
      Abs!

      Excluir
  2. Grêmio! Mi buen amigo esta campaña volveremos a estar contigo, te alentaremos de corazón, esta es tu hinchada que te quiere ver campeón, no me importa lo que digan, lo que digan los demas, yo te sigo a todas partes, cada vez te quiero mas!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Blog mais fake que Lula com 5 dedos na mão esquerda.

    ResponderExcluir
  4. IFM eu tinha o mesmo sentimento que você sobre as viagens de trabalho: comemos mais que o necessário pq a "firma" tá pagando, compramos tranqueira no duty free e tentamos nos enganar que as milhas e o turismo grátis compensam... Só a IF salva! Tô muito mais feliz aqui no hostel no paraíso do que no tempo das viagens de trabalho... PS: por favor tira essa crase do título do post. ;o) InvestIF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Anon/InvestIF! Atingiu a IF já? Qual foi o número mágico que te fez parar?
      Já tirei, realmente crase mal empregada! rsrs

      Excluir
    2. Obrigado. Tenho toc com crase... O meu número mágico foi tsr 2%. Poderia ter parado antes, mas fiquei uns tempos na one more year syndrome... btw parece que vc tá esquentando demais a cabeça com os investimentos... Por isso recomendo a leitura da série de livros citada neste texto www.etf.com/docs/IfYouCan.pdf.

      Excluir
  5. 1 semana? isso não é prazo nem para jogo do bicho!

    espere pelo menos o balanço anual de cada empresa, se piorar liga o alerta e decide se sai ou não, de resto é continuar comprando!

    ResponderExcluir
  6. Viagem a trabalho é complicado mesmo. Já viajei a trabalho 3 vezes pra Europa. Se for calcular ida e volta, foram 3 dias completos perdidos dentro de um avião (12 horas cada trecho). O tempo que mais fiquei fora a trabalho foram 3 meses, que só dava pra aproveitar alguma coisa nos finais de semana (quando eu tava cansado pra caramba e só pensava em dormir um pouco mais)...

    Quanto às ações, comprei WEGE3 em Janeiro e desde lá já perdi quase 8%. Meu sentimento é de serenidade, pois enquanto o valor da ação baixa no curto prazo, a empresa demonstra resultados anuais cada vez melhores e perspectiva de ótimos dividendos e crescimento para os próximos anos.

    Cotação eu só olho uma vez por mês, quando faço o fechamento. Deveria olhar menos ainda, só uma vez a cada seis meses. Quem decide ser sócio de boas empresas só deve se importar com os resultados anuais, no máximo semestrais quando a empresa apresenta sinais de piora...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wannabe! Você tem razão! Eu faço pequenos calculos a cada semana, que só aumenta a ansiedade, mas gosto de acompanhar de perto o que está acontecendo com meu dinheirinho...
      Valeu!

      Excluir
  7. Olá IFM, acho que, em se tratando de RV, é até saudável passar pelo batismo de fogo da primeira grande queda percentual em um ativo, para ver como se reage à situação. Acho que você está adotando a estratégia correta. Se o ativo tem fundamento, o tempo corre a seu favor. Infelizmente não se pode acertar sempre o timing, mas na medida em que você aportar regularmente, também pegará pontos de entrada mais favoráveis. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom pensar por esse lado "batismo" hehehe
      Obrigada, queria até comprar mais, mas estou sem dinheiro disponível neste momento!
      Abs!

      Excluir
  8. Viagens a trabalho são realmente um saco. A impressão que tenho é que esses prós que você comentou são uma espécie de prêmio de consolação kkkk.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo enriquecendo! Fujo delas como vampiro foge da luz! hahaha
      Abs!

      Excluir
  9. Hoje em dia detesto viagens a trabalho, até para o exterior ... Tenho evitado ao máximo, cansa demais, fuso horário diferente, rotina diferente, não dá!

    Dois perigos que noto no seu texto: Você esta preocupada com cotação e "achando" coisas sobre a ação, na esperança.

    Não se "acha" nada com ações, veja os números, se estão bons, fique, se estão ruins, venda.

    É bem racional mesmo a escolha.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também VDC, e diria "principalmente para o exterior".
      Eu me preocupo com cotação, pois gosto de ir vendo (psicologicamente) meu patrimonio crescendo, mas não tomo decisões baseada nela.

      De fato preciso ver melhor os números, tenho me dedicado pouco a isso!
      Abs!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)