quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Um adeus e um carnaval

E aí pessoal, tudo bem?
Um bom tempo sem postar aqui, aconteceu muita coisa nesses últimos tempos. Uma pessoa tinha perguntado da minha cachorrinha no último ou penúltimo post.  E ela se foi. Faleceu na sexta-feira de manhã, pré-carnaval.
O sofrimento dela acabou. Fizemos de tudo por aqui, muitas noites sem dormir, indo virada trabalhar para cuidar dela. Infelizmente não sei lidar com essas perdas. Eu sou daquelas que nega até o fim a situação, tenho muito medo de morte, porque acho que para tudo se dá um jeito, menos para isso.
Pensa numa casa vazia, sem vida, sem nada? Pois é como encontro ela hoje. Se alguém souber  lidar melhor com isso, me dá umas dicas aqui, porque não estamos conseguindo.
E para quem não tem um animal, é difícil entender, mas ele é igual a uma pessoa da família. Se engana quem acha que não é.

Bom, de qualquer forma, vou deixar esse assunto para lá, afinal não é para isso que o blog existe. Comentário rápido sobre o carnaval: embarquei muito triste, mas acabei entrando no clima da festa depois. Gastei MUITO. Só não gastei mais porque estava hospedada na casa de um amigo (e isso faz muita diferença). Agora é recuperar essa grana dando uma apertada nos cintos nos próximos meses (ou quem sabe no próximo semestre, afinal, ainda faltam reservas para eu fazer antes da viagem da Europa).

E vocês, curtiram muita a festança? Gastaram horrores também? Sabe, com essa perda da minha cachorrinha, eu refleti muito sobre a vida e sobre esse negócio de caminharmos rumo a IF. Precisamos às vezes gastar e se divertir, porque nunca sabemos quando será o nosso fim ou o fim de alguém que amamos. Acho que esse equilíbrio é o mais difícil de se conseguir. Mas por isso mesmo que gastei e gastei sem pensar tanto em quanto estava gastando.

E esse equilíbrio pra mim é atingido quando você gasta conscientemente naquilo que vai te fazer bem. Naquilo que de fato você valoriza. Ter os cabelos escovados toda a semana é algo que te faz um bem danado? Então gaste isso no cabelereiro. Viajar é a sua prioridade? Gaste com isso. Mas precisamos definir o que de fato é prioridade para nós. Não se deixando levar pelo consumismo, mas olhando para dentro de nós e percebendo o que nos faz bem e que vale a pena gastar para ter uma qualidade de vida maior.

Último assunto antes de me despedir (estou meio tristonha, sem muito ânimo de escrever): vocês viram que a Nathalia Arcuri do Me Poupe juntou os 5M dela? Gente, como pode a pessoa ter passado de 1M conquistados no ano passado para 5M em 1 ano? Esses patrocinadores devem dar uma grana louca mesmo ein? O que pensam?

Abs,
IFM

19 comentários:

  1. As pessoas erram quando falam em poupar e investir primeiro.

    A primeira coisa que se deve fazer é ganhar muito dinheiro. Poupar até o zé da esquina poupa suas moedinhas.

    Não adianta falar em poupar pra enriquecer, se não ganhar bastante pra poupar pra enriquecer.

    Essa moça é uma exceção que existe por ai. Assim como os you tubers famosos. Whindersson Nunes, Taciele, BRKS edu, Felipe Neto dentre outros em seus nichos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Anon... Antes de poupar feito um louco, tem que mudar o patamar de renda, mesmo que pra isso tenha que investir no próprio currículo, cursos, ou o que for...

      Excluir
  2. Acredito que ela nao tenha chegado nos 5M. Pelo o que entendi do post dela, o proximo passo dela é chegar nos 5M. Agora nos 1M ela ja chegou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo instagram ela comemorou a Independencia Financeira, e até onde eu me lembro, ela tinha falado que a IF era aos 5M. Me confundi?

      Excluir
  3. IFM, lamento pela sua perda. Realmente não é fácil...

    Sobre gastos no Carnaval, não tenho, pois eu "pulo" essa data. Vou da sexta direto pra quarta de cinzas. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada PPQ.
      Muito bem, se você não curte mto, é a melhor coisa a se fazer...
      Abs!

      Excluir
  4. Vc tem carro? Mora com os pais mesmo?

    Talvez seja melhor morar com os pais até uns 40 ou até atingir a IF. Depois se quiser, sai.

    Pra que imobilizar capital tendo pouco. Ainda se tivesse 10 milhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Tenho um carro e moro com meus pais.
      Na verdade eu gosto mto de morar com eles, penso que quando eu me mudar, levo eles comigo! =)

      Excluir
  5. Também já perdi um grande amigo canino, ele tinha 14 anos, até hoje, tenho saudades deles. Sempre fica a saudade. Já pensou em arrumar outro cachorro ? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beto,
      Sim, estamos pensando, para preencher uma parte do vazio que ficou...
      Mas realmente as saudades serão eternas...
      Abs!

      Excluir
  6. Aqui em casa já perdemos uns 3 cachorros. E não é uma coisa boa, a última que perdemos chegou quando nossa filha tinha uns 4 anos, e depois de 6 anos ela se foi. Era uma cachorrinha muito inteligente, comportada, amiga. Para ela não tinha tempo ruim. Minha esposa e minha filha querem outra, mas não acho uma boa, pois naturalmente eles partirão antes de nós.

    Quanto ao carnaval, apesar de morar numa das cidades mais festeiras do Brasil, é como se o mesmo não existisse para mim, uso-o como as férias do ano, visto que não tenho muitas condições de tirar férias do trabalho, pois a empresa é pequena e isso é complicado, não gosto de estar de férias e o telefone tocando.

    Também concordo em gastar com o que nos faz bem, isso tem que ser contabilizado nas nossas despesas mensais.

    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse negócio de eles viverem pouco é péssimo, mas a alegria de te-los conosco nesse curto espaço de tempo é enorme né?
      Entendi, o importante é curtir mto o feriado!
      Abs!

      Excluir
  7. Acredito que o equilíbrio é fundamental. Não adianta querer aproveitar a vida gastando tudo e mais um pouco e esquecer de poupar e investir para garantir um futuro tranquilo. Mas por outro lado, não dá pra querer poupar todo o salário, fechar a mão para tudo, deixando de gastar com atividades do dia a dia que nos dão prazer, pois o camarada até pode chegar na IF, mas quando olhar pra trás poderá se arrepender de não ter feito várias coisas.
    Eu sempre me pago primeiro e depois disso procuro fazer as coisas que eu gosto. Não dá para ser radical pra nenhum dos lados.

    ResponderExcluir
  8. Neste carnaval, não viajei, então não tive grandes gastos. Acho que gastei em torno de R$300,00 nestes dias, o que até me surpreendeu.

    Sucesso IFM!

    ResponderExcluir
  9. A minha cachorrinha tá passando por uma barra. Nas últimas duas semanas já se foram quase 2k só com exames, consultar e remédios. Foi a vez que mais fiquei apreensivo. Enfim, ela parece estar se recuperando.


    Salvador não tem como não gastar. Mas vale exatamente cada centavo investido. Como invejei meus amigos que estavam lá e postando tudo em redes sociais.


    Concordo 100% com você. Primeiro: IF não significa necessariamente aposentadoria e sim o fato de que SE VOCÊ QUISER você pode parar. Dificilmente as pessoas param hoje em dia. Dito isso, é super válido você investir no que te faz feliz HOJE. O segredo é nunca parar de aportar. Agora o quanto e como vc faz isso é algo muito particular. A própria Nathalia é um exemplo disso, vc acha que ela vai parar?


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa enriquecendo, melhoras para ela! Nesses últimos tempos gastamos muito, muito mesmo com ela! Mas nao me arrependo jamais!
      Acho que a Nathy não pára, mas porque ela realmente encontrou algo que a realiza muito. No meu caso eu pararia sim! hahaha
      Abs!

      Excluir
  10. Bom Dia,

    Venho aqui pedir se tem interesse em parceria de blogs,
    Tenho o meu blog desde 2013,2014, mais havia parado de fazer postagens.
    Ultimamente estou voltando, produzindo conteúdo para o blog relacionado a investimentos,
    aplicações financeiras, imposto de renda.

    Operei na Bolsa de Valores desde 2012 a 2014, mais ou menos
    Mais ai depois acabei parando.

    Se tiver interesse em adicionar meu blog na sua lista de parceiros
    carteiradedividendos.blogspot.com

    tenho também um grupo de facebook que criei essa semana e vou começar a usar.
    https://www.facebook.com/groups/148347269173425/



    Abraços
    Allan S. Pereira

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)