domingo, 18 de fevereiro de 2018

Sem ânimo

Eu sei que normalmente escrevo 1x por semana pelo menos e usualmente aos domingos, que é quando estou mais tranquila. Confesso que hoje estou sem ânimo.

Última semana apenas sobrevivi, voltei de viagem e peguei uma gripe muito  muito forte, cuja vontade era me isolar por pelo menos 1 semana. Mas tive que trabalhar, me restando apenas o final de semana para hibernar de fato.

Ontem e hoje descansei muito. Porém,vou ter que dar uma trabalhada hoje, visto que amanhã chega todos os gringos da área da empresa,  para um daqueles eventos que as multinacionais geralmente fazer 1x por ano (quando tem grana). Para isso, preciso preparar algumas apresentações e algumas pautas também, afinal, amanhã me espera uma manhã inteira com o chefe. Fora os jantares e HHs que devem ocorrer durante toda esta semana. Se eu sobreviver, aviso vocês no domingo que vem.

Essas coisas são umas das mais chatas da vida corporativa. Sério, as pessoas fingem que se gostam, fingem que estão abertas a mudar seus comportamentos e trabalharem juntas, criando "empatia" pessoalmente. Na realidade, depois vai cada um para o seu respectivo país e iniciam as brigas tudo de novo.

Outro dia reparei que eu não tenho nem 10 anos de carreira no emprego formal (comecei em 2009), e já estou com a paciência bastante saturada. Engraçado isso não? Pensar que nossos pais trabalhavam 30, 40, 50 anos na mesma empresa ou fazia poucas mudanças e não chegavam nesse nível de cansaço.

Eu suponho que isso se deva à intensidade que as carreiras tem hoje. Competição maior, obrigatoriedade de trabalhar muito mais que 8h/dia (sem hora extra na maioria das vezes) e claro, a obrigatoriedade também de estar conectado a todo momento via celular, seja por email ou até por whatsapps na sexta-feira às 22h (sério, meu chefe mandou um e eu até agora não ouvi. Depois invento uma desculpa qualquer).

O que me preocupa nesse desânimo que também vem pior por causa da gripe é que eu não tenho nem 3 meses de empresa, né? Vamos combinar que era para eu estar com todo o gás querendo mostrar o meu trabalho. Mas não é o caso. Estou usando cada momento como oportunidade única de repor minhas energias e minha sanidade mental. Acho que meu último emprego fez isso comigo: acabou com todas as energias que me restavam para trabalhar nos próximos anos.

De qualquer maneira, isso vem de encontro com a vida mais equilibrada que quero levar. Não trabalhei nenhum fds desde que entrei (hoje seria a primeira vez), aproveitei meus feriados e ainda vou para minha viagem para a Europa daqui alguns meses. E estou bem. Estou com bastante coisa para entregar, mas entregando aos poucos.

Enfim, achei que não ia escrever muito porque era apenas algumas linhas para comentar minha falta de ânimo, mas até que escrevi. Outra coisa que desanimou foi ver que meu patrimônio continua subindo a passos bem lentos. Dias de carnaval que não renderam, bolsa que deu uma corrigida, Selic caindo...tudo favorável para que meu dinheiro renda igual ele rendia em 2016. É a verdadeira realidade de ver você aportando como louco, e não saindo do lugar em termos de rendimento.

Bom, vamos pra mais uma semana, porque ela é praticamente a última de fevereiro. Depois dela já estaremos com um pézinho em Março e, vejam só, já terá ido 1/6 do ano. Assustador. Milhão, meu filho, chega logo!

E pensar que para eu me sentir livre de verdade ainda tenho que juntar outros 4...aiaiai.

Até!
IFM

13 comentários:

  1. Ola IFM,

    Com todo respeito, voce esta com quase 1M conquistados em 10 anos e esta reclamando, imagina quem nao tem nem 10 mil :)

    Tanta gente acordando 5 da manha, pegando busao lotado.

    Voce mudou de emprego ha pouco tempo, realmente deveria estar com maior gas e entregando o maximo de resultados.

    Tambem trabalhei umas 3, 4 horas adiantando as coisas de amanha, situaçao excepcional, mas tambem nao reclamo.

    Mudei muito a minha vida pra parar de pensar menos em dinheiro e ter paz, focando em saude (academia, nataçao).

    Acho que sua vida esta meio sem foco, é o que percebo nos seus posts (nao leve como critica).

    Ficar pensando demais em dinheiro nos leva a tomar decisoes ruins e ter a vida pior.

    Meu trabalho estava uma droga, pois eu coloquei uma viseira e so enxergava as coisas ruins, acabei sendo recompensado com uma pequena promoçao e isto me abriu os olhos, eu estava num caminho errado, pensando em demissao, fiz compra errada de lote, tudo isto motivado por dinheiro.

    Com seu atual capital e capacidade de aporte, o que muda atingir a IF 1 ano antes ou depois? Foque em entregar um bom trabalho e aportando 10K mes ou proximo disto é garantia da IF.

    Um abraço e sucesso!

    Ps.: Olhe as suas conquistas. Eu mal te conheço e vejo que este patrimonio todo é digno de admiraçao da pessoa que o fez com trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VDC, tudo bem?
      É, 10 anos mais ou menos, porque no inícioeu mal conseguia poupar algo com o salário de estagiária né? Mas tudo bem...hahaha
      Olha, eu adimiro muito a mudança que você fez. Acho isso sensacional. Eu em emprego novo ainda estou vendo como será minha rotina, não estou conseguindo me planejar muito ainda.
      Minha vida está mesmo sem muito foco, não levo a mal não, eu acho que as críticas são sempre bom pra gente enxergar algo que não conseguimos porque não estamos "fora do problema".

      Sabe o que eu acho que está me atravancando nessa vida? É que há muito pouco tempo atrás eu achava que com o 1M eu estava "garantida", que não ia precisar me preocupar com salário e nem nada, mas quando a realidade se aproximou, eu vejo que o 1M não me garante tanto assim, e que eu tenho que continuar preocupada com meu salário. É uma fase bem confusa que estou.

      Obrigada pelas palavras!!

      Abs!!

      Excluir
    2. Por isso que penso sobre uma mudança de trabalho. Será que vou me adaptar facilmente? Serei bem recebido? Vou gostar das novas atividades? Eh um risco, mesmo com talvez um aumento de salário, isso pode não significar muita coisa.

      Tenho o sentimento de que tenha eu 10K, 100K, 1KK ou valor que seja, estarei sempre encanado e preocupado com o trabalho, não sei, isso é uma coisa minha que vai além da IF.

      Ou seja, nunca vou conseguir me libertar.

      Excluir
  2. Motivação não é um recurso inesgotável.
    Na minha opinião é natural passarmos por fases de desânimo ou falta de foco/objetivos.

    Isso só não deve se tornar o padrão da vida de alguém.
    Mas gostaria de te fazer uma pergunta que não sei se pode responder, se não puder ok.

    Pelo jeito você trabalha na área administrativa. Você é formada em quê? Estudou em instituição pública ou privada?
    Foi muito difícil conseguir a formação necessária para chegar no patamar profissional que você se encontra hoje?

    Fiz essas perguntas porque o curso de ADM é um dos mais comuns do Brasil e apenas uma pequena parcela dos formados conseguem de fato ir fundo no universo gerencial/financeiro de empresas importantes.
    É interessante saber o caminho que você fez pra chegar onde está.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Anon, que é normal passarmos por fases assim.
      Olha, prefiro não responder tantos detalhes, mas fato é que minha determinação para conseguir minha IF também se reflete em outros aspectos da minha vida, ou seja, desde nova estudei muito para entrar em uma boa faculdade, na facul fiz de tudo para ganhar experiência e entrar em uma boa empresa e nas empresas que passei sempre fui muito determinada em superar os objetivos que me davam. Acho que isso ajuda no sucesso de qualquer área de atuação.

      Vou contar um pouco mais de mim no próximo post, que vou falar sobre a minha mudança de emprego!
      Abs!

      Excluir
  3. IFM, recomendo o livro do Cortella chamado "Porque fazemos o que fazemos". Ele fala muito sobre questões corporativas do dia a dia, talvez te ajude a refletir.

    Outra coisa: seria legal você fazer um post sobre o fato de ter mudado de empresa. Eu estou há 6 anos na mesma empresa e fico com um baita medo de mudar (algo que me ajudou a não mudar é que nunca apareceu uma proposta melhor até hoje), porém, estou cansado.

    Vi que você mudou de empresa mas mesmo estando a pouco tempo, você está cansada... Fiquei até triste com isso, pois, no meu caso, achei que novos ares iriam me fazer sentir melhor...

    Bom, fica as sugestões...

    abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Japa! Já li esse livro! Muito bom mesmo!

      Meu próximo post será esse, aguarde! ;)

      Abs!

      Excluir
  4. Vai com calma se não não sobrar muito de você pra curtir a IF... :-)

    ResponderExcluir
  5. IFM, lendo esse texto seu só reforça minha certeza em que tomei a decisão certa ao sair do meu emprego para empreender. Hoje em dia tenho o seguinte pensamento: Se for para dar o sangue, que seja em algo que seja MEU.

    Fiquei bem triste ao ler seu post. 1MI na conta (ou o valor que fosse) ainda jovem vale aparentar muito mais do que seus 10 anos de trabalho? Vale a pressão psicológica? Vale a "insegurança"? A politicagem? O mundo corporativo destrói com nossas vidas. Eu realmente não quero isso pra mim e fico triste por você estar passando por isso.

    Tem um texto muito bom no blog Termos Reais que fala que a única coisa que importa é a Propriedade e nisso concordo 100% com ele. Você está se matando, trocando preciosas horas da sua vida por dinheiro sendo que amanhã você pode (provavelmente um dia será) descartada em um corte, ou por qualquer outro motivo. E no fim das contas você não será proprietária de nada do que construiu. No empreendedorismo as horas são "investidas" e não trocadas, no fim (caso você obtenha sucesso) você será dono de uma marca, de uma carteira de clientes, etc. É por esse tipo de pensamento que eu não pretendo voltar ao mercado de trabalho.

    Falei um monte de groselha ai em cima somente pra expor o que penso e pra ver se contribui com algo pra te fazer refletir/melhorar rs

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Enriquecendo,
      Eu toparia muito empreender, mas não tenho boas idéias, admiro quem tem, como você! É muito mais recompensador.

      Olha, de verdade, não vale tudo isso. Mas eu escolhi passar por uma pressão adicional neste início para dizer um basta no futuro e sair dessa bola de neve. Sairei, e quanto antes sair, melhor para mim.

      Se um dia tiver uma idéia boa, vou empreender. Por enquanto me resta ser empregada mesmo, até eu atingir minha IF.

      Você contribuiu e muito, muito obrigada!
      Abs!

      Excluir
  6. Também estou nessa mesma vibe. Bate um desespero quando tenho que ir trabalhar. Já estou totalmente saturada, sem paciência, com problemas de saúde que se agravam com o estresse mas não consigo largar o osso.
    Fico com pensamentos conflitantes entre largar tudo e viver de boa com o pezinho de meia que tenho, pelo menos por um tempo ate desestressar, mas tenho certeza que nunca mais encontrarei um salário como o de agora pq não sei vender o meu peixe e também não tenho dons para empreender. Eu olho e não consigo me ver correndo atrás de cliente, vendendo meu peixe.
    Li em algum lugar essa semana de uma técnica de se colocar na zona da morte (acho que e esse o nome). Você se colocar em uma situação que o único jeito de sair é atacando com toda a forca. Lembrei, foi no papo de homem.
    Daí já pensei, é isso! Vou pedir demissão sem pensar direito e ai depois disso, vou conseguir ter coragem de empreender ou achar outra coisa que eu queira fazer pq se eu continuar lá, eu nunca vou tentar outra coisa apesar de estar acabando comigo, sempre cai o salário todo mês né?! Enfim, foi mais um desabafo de quem já está esgotada físico e psicologicamente, mas continua empurrando com a barriga pra tentar chegar um pouquinho mais perto da independência financeira.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Megapixel, sei bem pelo o que está passando.

      Antes de pensar em pedir demissão, que tal desacelerar e se te mandarem embora, pelo menos você fica com todas as indenizações?

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)