domingo, 21 de janeiro de 2024

Tudo na vida são fases...estou na simplificação e organização!

 Olá pessoal, tudo bem?

Finalmente consegui responder os comentários! rs. Que loucura! 

Bom, já que este post não é sobre os comentários, decidi falar um pouco sobre a clara nova fase que estou. 

Desde o outro post falei sobre minha organização financeira, mas estou organizando literalmente tudo na vida: a casa, o trabalho, a saúde, as finanças. Vou comentar sobre cada um deles, mas o interessante é reparar que todos estão conectados e quando enxergamos a necessidade de estarmos mais organizados, parece que você não consegue mais viver na bagunça. 

1) O contexto: Não sei exatamente que estalo me deu, mas no fim do ano passado estava me sentindo cansada, sem forças por viver numa bagunça. São vários itens bagunçados, eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, então para me organizar eu preciso realmente de um esforço ativo. Resolvi então que em 2024 eu teria uma agenda de papel (rs) e aos poucos, sem ficar louca, eu iria evoluindo passo-a-passo rumo à uma vida mais simples, com menos tempo desperdiçado perdido em bagunça.

Importante: como falei em um dos comentários, depois que dinheiro não é mais seu objetivo principal de vida, você percebe que saúde e tempo são importantes para você se sentir bem. Saúde: sem ela, nem preciso dizer que nada existe, quase nada tem valor. Tempo: importante para você viver uma vida equilibrada, feliz, preenchida. Então entendo que esse trabalho de organização e simplificação faz parte de ter mais tempo e também mais foco em saúde (não perder tempo estressada, sem consegui achar as coisas).

2) A casa: Acreditem se quiser, ainda não completei 100% minha mudança. Ainda possuo armários desorganizados, coisas espalhadas em "espaços da bagunça" e percebi que isso me faz muito mal. Aos poucos, estou terminando de organizar cada canto de cada armário, de cada sacola, cada bagunça. Comprei até uma fragmentadora (essa foi boa! rs) para poder me livrar de papeis e coisas que não fazem mais sentido. 

Por eu ter sido muito pobre, eu tinha uma necessidade enorme de acumular. Não sabia quando ia "precisar de algo" então eu sempre fui muito acumuladora. Há alguns anos comecei a me desfazer das coisas aos poucos, mas confesso que é muito difícil, depois de ter uma vida passada com um comportamento diferente. Coloquei tudo para ser usado (eu economizava maquiagem, roupas, tudo) e estou, aos poucos, vencendo o vício de acumular. Tem me feito bem ver espaços vazios e espaço para o novo. 

De novo, algo que tem me feito bem é fazer isso aos poucos, sem desespero por acabar. Das últimas vezes que tentei fazer algo correndo, acabei desistindo, por isso tem sido importante a disciplina de fazer um pouco por dia/semana. 

3) O trabalho: aqui tem uma virada de chave mega importante. Quem me acompanhava no passado sabe que eu passava muito stress no trabalho. Pressão psicológica por mim mesma de ser hiper boa trabalhadora, eficácia, muito produtiva. Finalmente, depois desse patrimônio acumulado, eu não tenho mais me colocado pressão. 

Sabem que eu tenho até exigido mais produtividade (fazer mais, mas trabalhando menos), para poder ter tempo livre. Não me cobro mais por colocar médicos e compromissos pessoais no mesmo dia, apenas coloco e digo não a quem eu devo dizer. A verdade é que ter um bom patrimônio ajuda muito a tomar perspectiva e ver que o fim do mundo não será uma demissão/perda de emprego. 

Então, no fim, tenho achado que tenho trabalhado até melhor. Jajá saberei como serei avaliada e verei se de fato minha percepção está correta. É claro que momentos turbulentos de muito trabalho existem, mas procuro ter equilíbrio fazendo um momento de relaxamento/descanso logo em seguido deles. E com isso, vou mantendo a balança positiva para o trabalho. 

Outra coisa que melhorou muito depois de eu ter esse "novo olhar para o trabalho" são as minhas relações. Se antes eu brigava com colegas por causa de algum tema de trabalho ou até competia com eles, hoje estou lá mais pra conhecer as pessoas e aprender com elas. O trabalho é um meio e não um fim. Desavenças com colegas de trabalho não leva a lugar nenhum e é uma grande bobagem. Mas eu tive que praticamente enriquecer para poder ver isso. 

Felizmente agora no fim do mês receberei o bônus do ano passado e, com isso, ficarei ainda mais rica. Felicidade, chama. 

4) Saúde: muito relacionado ao item acima, abri espaço para fazer meus 2 treinos semanais de musculação. Isso tem ajudado muito no meu emagrecimento, relaxamento e também me sentir mais bonita, na autoestima, por tanto. Os treinos são sagrados e o que tiver de fazer para mudar a agenda do trabalho, farei. 

Além disso, fiz uma agenda onde coloco em que parte da minha saúde vou focar em cada mês. Este mês estou em dentistas e endócrino (que deve perdurar ao longo de todo o ano, para eu chegar no meu peso ideal / acompanhamento com bioimpedância). Abro o espaço que for na agenda para poder ter meus compromissos com a minha saúde, e isso tem me feito um bem danado! Descobri que ninguém morre quando falamos uns nãos por ai e adiamos uma agenda de trabalho. 

Óbvio que é preciso muito discernimento, algumas agendas mais coletivas, reuniões com chefes, etc...essas precisamos priorizar e não é tão fácil dizer não. Mas essas devem ser no máximo uns 10% da agenda, ou seja, tudo sob controle. 

5) Finanças: como comentei no post anterior, estou com o objetivo de simplificar e organizar minhas finanças. Já consegui zerar 2 contas e devo fazer transferencia de custodia de mais uma para zerar a 3a. Tem outras que vou ter que esperar o vencimento de ativos e ou o momento de vendas (uma por exemplo que só tenho bitcoin). A idéia é chegar até ao final do ano com no máximo 5 contas, vamos ver. 

As que estão zeradas estou tentando deixar elas abertas até fazer a declaração de IR, em seguida devo fechá-las. Feels good to have less things to follow up, believe me! 

Estou também organizando as faturas dos cartões, com o objetivo de diminui-las e poder aportar mais. Este ano devo voltar com tudo nos aportes. Já vi que estou desperdiçando milhas e coisas assim, então quero voltar a estudar esse tema assim que eu tiver mais tempo sobrando e não precisar ficar acompanhando as lindas 15 contas que tenho, rsrs. 

Também quero aproveitar e fazer uma mega viagem este ano, vai ser demais!


Em geral pessoal, veio de forma muito surpresa essa vontade de equilibrar as coisas, simplificar, organizar. Acho que tudo isso vai ajudar muito na minha qualidade de vida. Nada disso vai ser resolvido em semanas ou meses, eu acredito que será uma jornada ao longo de todo esse ano, mas deve ser uma jornada de muita luz. 

Abs, 

IFM

11 comentários:

  1. Você pode fazer uma post explicando como conseguiu juntar 5 milhões? Parte foi herança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon, o post que conta a história da minha vida e como consegui juntar 5 milhões se chama blog! Se você for ver, tenho o blog desde 2017, basta lê-lo e verá que não, não foi herança.
      Mas se te confortar achar que sim, pode continuar com essa hipótese, rsrs.
      Abs

      Excluir
    2. Ok. Desculpe existir.

      Excluir
  2. Por que você não arruma um namorado? Vai juntar essa grana toda... e ficar só? Isso não é um problema em si... mas eu não gostaria (algo pessoal meu). Junto grana também desde 2010 quando me formei. Fiz algumas escolhas ruins e apesar de ter aporte alto (+7k), agora com 38 cheguei no 1MM. Porém sempre paguei aluguel e todas as contas da casa. Comecei um relacionamento a 4 anos e minha vida melhorou muito depois disso, por isso fiz o comentário! Abraços parabéns pela jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento eu disse que não tinha namorado. Prefiro não entrar nesses aspectos de vida pessoal, afinal, já recebo mensagens (que não aprovo, porque faltam com o respeito), suficientes sobre isso.
      Também sempre tive muitas responsabilidades financeiras, mas o foco em atrasar alguns sonhos, como casa próprio e carro de outro nível, achei determinantes para chegar no 1MM até os 30...
      Parabéns pelo primeiro milhão, você vai ver que a partir de agora as coisas começam a rodar naturalmente.
      Abs

      Excluir
  3. Olá,
    "...mas no fim do ano passado estava me sentindo cansada, sem forças por viver numa bagunça." Se existe algo que me deixa desanimado é bagunça. Não consigo ficar em paz e raciocinar em ambientes que não tenham o mínimo de organização: fico incomodado. https://rop-2024.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre fui desorganizada, confesso. Mas agora isso tem me afetado de uma forma que nunca me afetou antes...engraçado, né?

      Excluir
  4. A gente corre tanto na vida com as coisas que quando começa a desacelerar é que consegue perceber o ambiente a nossa volta e vê a bagunça que antes não via, mas ela já estava lá...rs Aproveite a jornada moça!!!

    ResponderExcluir
  5. IFM,

    Sabe que antigamente eu nunca levava muita sério esse papo de que organizar o ambiente te deixa mentalmente melhor? Pois é, mas percebi que quando estou com meu apartamento bagunçado me sinto mais triste e logo depois de deixar ele arrumado e limpinho eu fico mais animado.

    Sobre esse minimalismo em alguns aspectos da vida (principalmente finanças), eu particularmente acho essencial, adotei faz algum tempo e tento fugir de deixar a vida complicada.

    Seu ano começa mais leve e com foco no que importa.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pi! É isso mesmo. Agora fui engolida pelo trabalho, mas jajá retomo as simplificações

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)