sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Organizando a vida Financeira...e comentários respondidos no próximo post (não consigo logar para responder)

 Olá pessoal, tudo bem?

Como estão finalizando a primeira semana do ano? Eu estou a todo vapor. Me deu uma loucura de produtividade (e não procrastinação) e estou trabalhando tirando todas as pendências da frente no trabalho e também na vida pessoal. 

Comecei organizando minha caixa de emails, entregando as pendências do trabalho e estou indo bem. Como sou uma procrastinadora nata, realmente estou surpresa com as minhas atitudes, rs. 

Aproveitei também esta semana mais relax para iniciar a saga das minhas mais de 15 contas bancárias. Ao longo da trajetória da IF, eu fui querendo aproveitar as melhores taxas de renda fixa e fugir das taxas de corretagem da renda variável (que acho que hoje em dia nem existe mais). Com isso, fui acumulando cada vez mais contas e o resultado disso é essa soma superior a 15. 

A conclusão que cheguei recentemente é que além de transformar a minha declaração de IR uma verdadeira saga de 2 dias, isso atrapalha a visão global do meu patrimônio, porque tenho que ficar atualizando em uma planilha cada um dos saldos de cada conta. 

Já consegui esvaziar uma delas e qual foi a minha surpresa quando vi que a segunda que está na minha lista para encerrar está com um rendimento extremamente baixo? Sim, a quantidade atrapalhou o controle também. 

O que estou falando não é uma recomendação para todos fazerem. Eu entendo que tem fases de acumulação onde o ideal é realmente garimpar as melhores taxas com os menores custos. E outras fases de simplificação (a que estou agora) que vale a pena ter menos problema para alcançar mais paz mental. 

No fim das contas só vou fechar as contas após a declaração de IR, pois quero ter acesso aos relatórios de rendimento. Mas quero zerar os saldos o quanto antes para garantir que no IR do ano que vem eu não passe por esse stress de gerar mais de 15 relatórios para uma declaração. 

Vamos que vamos. Sigo com problema para responder perguntas e comentários, então no próximo post quero fazer isso.

Abs,

IFM

10 comentários:

  1. IFM,
    O que achou do portal do investidor da B3? Parece que ele consolida tudo. Só não mostra a rentabilidade dos CDBs em andamento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CeP! Eu gostei bastante, estou tentando transferir uma custódia por lá, ainda não deu certo. Independente disso, acho uma excelente evolução, em breve deve ficar ótimo!
      Abs,
      IFM

      Excluir
  2. Olá, IFM! Caramba, muitas contas mesmo. Vc pretende zerar com migração de custódia? Ainda bem que esse processo tem evoluído e não precisa de tanta burocracia hoje em dia. Eu também já tive algumas contas diferentes, mas optei por unificar para facilitar o acompanhamento e também ajuda na questão de gestão de garantias, possibilidade de pedir maior em ofertas públicas e maior poder de barganha na relação com assessores / corretora.
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AF!
      Então, eu migrei já a custódia de 2 bancos. Outros, tenho fundos que não tem no banco de destino, então ainda estou pensando o que fazer. Outros, eu devo vender os ativos mesmo. Pretendo ficar com uns 5 bancos: meu principal, uma corretora principal e outros 3 acessórios/aguardando investimentos vencer. Esses outros 3 tenho investimentos em RF que vão até 2025. Um deles claramente vou fechar ao fim de 2024.
      Sem dúvidas deve facilitar muito meu dia-a-dia tudo isso. Como falamos no post passado, tempo também é um bem precioso.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  3. Olá, IFM! Acho que perdi meu comentário anterior.

    15 contas é realmente bastante coisa! Como vc faz para reduzir isso? Migração de custódia? Hoje em dia está menos burocrático que no passado, felizmente.

    Também já tive diferentes contas, mas optei por unificar para facilitar o acompanhamento, otimizar a gestão de garantias, maximizar o montante possível a ser pedido em ofertas e por fim aumentar poder de barganha com assessores/corretora. Tipicamente costumam oferecer algumas benesses caso vc migre tudo para uma corretora.
    Como vc tem muitas contas, possivelmente seus dados estão flutuando por aí, como também para a maioria de nós. Sugiro consultar o registrato do bacen para conferir se não abriram nada indevidamente em seu nome.

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perdeu não, ele ficou ali. rs. Sem dúvidas sua dica é muito boa, não consultei ainda. Sinto que 2024 será um ano de organização e eficiência.
      Abs
      IFM

      Excluir
  4. Há um tempo eu tive dificuldades para responder os comentários no meu blog e para comentar em outros blogs.
    Precisei modificar a configuração de cookies.
    No firefox: Configurações > Privacidade e segurança > Proteção aprimorada contra rastreamento > muda de "normal" para "personalizado" e deixa apagada a caixinha "Cookies".
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Diversificar entre alguns poucos bancos é interessante até por questões de segurança, mas 15 deve virar uma dor de cabeça rsss... imagino que a simplificação irá facilitar a vida. Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)