domingo, 1 de setembro de 2019

Fechamento de Agosto/19 - R$ 1.452.590,65 (+ 1,95%)

Olá pessoal!

Mês de agosto, diferentemente dos anos anteriores, passou voando!

Vamos aos números:

 
 METAS FINANCEIRAS:

Aportes: R$ 19.118,00 - Número ótimo!!! Ainda com a fatura de cartão de crédito bastante alta.

Rendimentos: R$ 8.718,87 (representam 0,61%) -  Selic menor e bolsa em altas e baixas constantes fizeram com que os rendimentos fosse bem menores este mês.

Total de crescimento do portfólio em Agosto: R$ 27.836,87 (+ 1.95%) - número abaixo do que o esperado para quem queria chegar aos 1,5kk em setembro (já ficou impossível...rs).

Renda Passiva (utilizando a TSR de 4%): R$ 4.841,97 - Cada vez mais ansiosa para a chegada nos 5k de renda passiva!

Onde apliquei neste mês: Comprei 100 cotas de BOVA11 quando a bolsa deu aquela bela caída. Já estou 4% positiva nesse ativo.

Relação RV vs RF: 8,7% do portfólio. Aumentando pouco a pouco.

Ativos mais valorizados neste mês: EZTC3 (15%),  BIDI4 (13%), FIGS11 (5%).

Ativos menos valorizados neste mês: ABEV3 (-9%), ABCP11 (-5%), BRCR11 e SMLS3 (-4%).

Como eu estou com relação à minha meta do ano (1,5kk, meta revisada para 1,6kk): Já sei que os 1,5kk não chegarão em setembro, como eu gostaria, a não ser que a bolsa dê uma forte guinada para ajudar eu a acumular mais 47k no mês que vem. O importante é seguir firme e forte na meta dos 1,6kk até o final do ano, com 2 férias pela frente será um tanto quanto desafiador.

Blog (Adsense - 100 dólares):  Acumulei mais 62 centavos, somando 49,45 dólares neste mês.

Compras do Mês: Pouquíssimas compras. Só o básico do mês e algumas saídas no final de semana. Objetivo agora é economizar para poder viajar tranquilamente.

METAS NÃO FINANCEIRAS

Saúde (médicos): Fui na nutri este mês e vou precisar me dedicar mais à alimentação. Este mês já tenho agendado o dentista novamente, já que já faz 6 meses que o visitei.

Saúde (exercícios): Tudo caminhando muito bem com o pilates.

Horário de trabalho: Vida seguindo normalmente.

Livros ou cursos: Não consegui finalizar o livro previsto, shame on me.

Séries e filmes: Nada por aqui. =/

Viagens: Nada demais aqui.

Encontros com amigos: Muito bem neste aspecto. 

Setembro tem tudo para ser um mês especial, pensando que nos últimos dias eu embarcarei para o exterior.

Vamos que vamos!

Abs,
IFM

8 comentários:

  1. IFM, o que você recomendaria pra alguém ter um salário como o seu?

    O que fazer? O que não fazer? O que estudar (faculdade, cursos, etc)?

    Seu aporte é violento e admirável! rs eu fico pensando que pra vc aportar 20k "fácil" assim todo mês, o quanto deve ganhar rs (fácil claro que não é, só vc tem noção do que fez e faz pra merecer)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra questão: vc considera como "aporte" o valor recebido e reinvestido de dividendos, JCP, aluguéis de FII, cupons e etc ou somente considera "aporte" aquele dinheiro que é "novo" e proveniente do salário?

      Excluir
    2. Oi Anon, tudo bem?
      Olha, eu estudei bastante para conseguir entrar em uma boa universidade e fiz um curso que emprega muito bem.
      Ralei bastante durante o início, trabalhei muito mais do que 12h por dia e continuo trabalhando (hoje, por exemplo, vou por a mão na massa aqui...rs).
      Claro que cada real é suado, mas a vida pode ser muito mais suada se a gente não se sacrifica loco no início né? rs.
      Eu considero aporte só o que é dinheiro novo proveniente da minha renda mesmo.
      Abs!

      Excluir
  2. Você tem algum plano de aposentadoria? Não me recordo de ver você comentando sobre alguma data para a FIRE.

    Parabéns pelos aportes... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Investidor,
      Eu tenho uma idade na minha cabeça - a dos 35 anos - mas honestamente não acho que conseguirei, dependerá muito o que acontecerá nos próximos anos.
      O que eu tenho mesmo é o valor de 5 milhões que é o que eu entendia na época que o defini, que iria me trazer um conforto e tranquilidade para viver o resto da vida. Quando chegar nele, quero atualizá-lo conforme inflação acumulada desses últimos anos...
      Obrigada!

      Excluir
    2. 5 mileoes e ainda vai atualizar cacete..só rico pra ser IF

      Excluir
  3. Fala IFM, estou surpreso com o bom resultado do seu blog.
    Manda umas dicas aí! Quantos visitantes você recebe, em média, por dia?
    Tem alguma receita além do adsense?
    Outra coisa, renda passiva batendo os 5k, simplesmente fenomenal.
    Parabéns pela consistência.
    Estou começando num novo empreendimento, acredito que vai dar uma impulsionada na minha busca pela IF.
    Grande abraço.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura stark? Meu blog vai de forma muito tímida tomando certo corpo.
      Não tenho nenhuma receita fora o adsense, lembrando que eu nunca resgatei nenhum valor do adsense porque nunca nem cheguei a acumular os 100 dólares necessários.
      Realmente é um sonho a renda passiva batendo os 5k. Não vejo a hora de ultrapassá-la !
      Novo empreendimento? Parabéns pela coragem, eu ando um pouco sem energia para pensar em qualquer outra coisa, quero realmente ir na banguela até a aposentadoria agora...rs
      Abs!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)