quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Desapego: experimente você também!

E aí pessoal, tudo bem?


Em alguns posts atrás eu acabei comentando com vocês da minha mania de economizar em tudo, que vem desde quando eu era bem pequena. Isso fez com que eu ficasse muito apegada às poucas coisas que eu tinha e que inclusive me fazia ser muito apegada a bens materiais.

Ao crescer e conseguir comprar mais coisas, eu continuei com esse "modelo mental". Fato é que hoje ainda é muito difícil para eu desapegar de bens materiais e desde o ano passado eu venho seguindo blogueiras que falam sobre minimalismo e vida mais leve.

Comecei a mudar meus hábitos, a usar com mais frequência tudo que ganho e compro e isso foi um enorme passo, de verdade. Pensar que eu sempre guardava o melhor para poder usar depois e hoje quando ganho ou compro algo já saio usando (e aproveito muito).

Pois bem, um dos meus outros objetivos de desapego é doar coisas. Não venho só fazendo um esforço em usar o que eu tenho, mas preciso também aprender a desapegar do que eu não usei e não usarei mais ou até do que eu usei e já não gosto mais / não me serve mais.

Nos últimos dias me dediquei a isso. Abri uma das portas do meu armário e reorganizei gavetas, cabides, roupas em geral. É INCRÍVEL a quantidade de roupas que nós, principalmente mulheres, acumulamos e compramos e no fim sempre usamos a mesma roupa. Coloquei um objetivo para mim mesma: usar uma roupa diferente o mês de dezembro inteirinho, sem repetir. Eu tenho roupa para isso, mas sigo sempre usando as mesmas coisas.

Resultado dessa primeira "limpa" foi que eu consegui juntar 2 sacolas para doação. Esse gesto me faz tão bem e eu faço tão pouco. Precisamos deixar nossa vida mais leve e ajudar as pessoas a nossa volta é uma ótima maneira de desapegar sem peso, pelo contrário, com uma alegria enorme no coração.

Minha reflaxão nesta quarta-feira é sobre isso: seja você homem ou mulher, dedique algumas horinhas de algum dia mais tranquilo que você tenha para organizar suas coisas. Se você acumula dinheiro, é bem provável que acumula também bens materiais como eu. Se livre daqueles que já não podem ser mais usados (vencidos) e doe aquilo que não te serve mais (roupas).

Além de fazer bem ao próximo, você abrirá espaço para o novo, abrirá espaço para você enxergar o que você tem hoje (quando acumulamos muito mal podemos ver o que temos) e fará inclusive a energia circular (estou cada vez mais acreditando nessas coisas).

E você, como vem se preparando para 2019?

Abs,
IFM

17 comentários:

  1. ótimo post, o materialismo quando em excesso é algo terrível (chega a ser uma doença em alguns casos). Acho que uma "limpa" dessa é algo necessário todo final de ano. =D https://amigorico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Caramba, 31 calcinhas é coisa pra caramba...Quero ver usar uma diferente por dia.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto viver com menos coisas, de certa forma sou minimalista, mais não de maneira radical.

    Muito legal, você ter doado algumas roupas, ótima iniciativa, parabéns.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que blogs de minimalismo você segue?

    Conheço só o minimalizo (muito bom!)

    ResponderExcluir
  5. ótima publicação IFM, aborda um tema sobre o qual também me tenho debruçado.
    É mesmo muito difícil praticar o desapego, principalmente quando se viveu anos desse modo :/

    ResponderExcluir
  6. ótimo post e ótima atitude.

    só não vou doar dinheiro...kkk

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que tenho muita roupa, mas não creio que tenho 30 camisetas, por exemplo! hehehe
    Sou totalmente adepto ao desapego e minimalismo, além da frugalidade.. logo, sou suspeito para falar

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha eu acumulo viu Japa...não compro muito mas tenho roupas que acumulei durante anos e anos a fio...
      To de olho nesse desapego para eu ter uma vida mais leve tbm...
      Abs

      Excluir
  8. "Pois bem, um dos meus outros objetivos de desapego é doar coisas."

    Comece doando uma parte dos seus investimentos para caridade e desapegue do dinheiro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Anon, isso acho que só num nivel muito elevado, se eu mal consigo doar uma roupa, imagina dinheiro! hahahaha

      Excluir
  9. E o namorado? Despejou junto? Kkkkkk

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)