domingo, 8 de abril de 2018

IR, Viagem e 3 meses completos de emprego novo!

E aí pessoal, tudo bem?

Semana passou rápido, inclusive com essa prisão merecida do Lula. Que loucura né? Estamos vivendo um fato histórico, nossos filhos vão ler sobre isso no futuro. Até vejo o título do capítulo: "Primeiro ex-presidente preso do Brasil". Estamos evoluindo como país, assim espero.

Esta semana completei 3 meses de emprego novo, ou seja, já terei uma rescisão "normal" se for mandada embora no futuro. Fico mais tranquila, rs. O emprego em si está bacana, muitos desafios diferentes, já estou trabalhando em ritmo acelerado, tudo de novo. Obviamente que depois de algumas mudanças de emprego, chego à conclusão que a workholic sou eu, ou seja, o problema não é a empresa, mas eu mesma.

Por falar em trabalhar muito, não tive ânimo de ir à academia durante a semana (pois é...). Deixei para ir neste final de semana, mas adivinhem? Não consegui também. Tive mais um evento este sábado que me deixou sem energia de ir ou antes do evento ou hoje caminhar. Fazer o que, o negócio será tentar recuperar nesta semana.

E por falar em "sem energia", finalmente quase terminei todas as reservas para a viagem à Europa. São 5 países, aproximadamente 11 cidades, é uma viagem completa. O quase veio por conta de uma das reservas que foi cancelada pelo proprietário do local. Vou ter que buscar uma nova opção ainda hoje. É incrível como mesmo tendo comprado as passagens há 1 ano, eu ainda não terminei de reservar tudo que era necessário.

E por falar em "o que era necessário", entra nessa lista as moedas estrangeiras. Em janeiro eu fiz uma bela compra de 1.000 dólares (para utilizar em free shops) e 500 euros. O euro estava 4,00 reais na época. Agora, com euro a 4,23 aproximadamente, me arrependo amargamente de não ter comprado tudo em janeiro. Idealmente eu queria levar em torno de 2.500 euros para não ter que usar o cartão de crédito (cujo IOF é na ordem de 6,38%) e gastar apenas os 1,1% de IOF de moeda em espécie. Fato é que não entendi porque o Euro  aumentou tanto de valor, agora estou esperando uma possível baixa para comprá-lo, caso  contrário, comprarei muito próximo da viagem mesmo.

Tenho um pouco menos de 2 meses para minha viagem e já tenho que deixar tudo "esquematizado" no trabalho também para minha ausência na ordem de 3 semanas (15 dias úteis). Que delícia, mal posso esperar para ficar todo esse tempo longe do mundo corporativo. Faz muitos e muitos anos que não faço isso (pelo menos 4 anos). Irei aproveitar muito!

Para finalizar, apenas um lembrete para a finansfera: já fizeram sua declaração de IR? Sentei hoje pela manhã para faze-la, confesso que eu não tinha o menor conhecimento sobre como declarar FIIs ou ações. Minha sorte é que no ano passado eu só tive um FII e nenhuma ação. Nem sabia da questão de recolhimento de IR na ocasião da venda desses ativos (ainda não vendi nenhum até hoje). Fiquem ligados e não deixem para fazer no último final de semana, porque, não sei a declaração de vocês, mas a minha está dando um trabalho danado, afinal, são 8 bancos/corretoras que eu tenho conta (fora os FIIs que tem que ser declarados um a um, eu só tinha um ano passado, ainda bem!).

Depois de todo esse "trabalhão", eu estava até pensando em pagar para um contador fazer a minha declaração do ano que vem. Nunca paguei, sempre me virei, li sobre como fazer, vi videos, etc. Nunca tive problema de entrar em malha fina ou coisa parecida, mas fato é que a complexidade dela está aumentando consideravelmente com o passar dos anos.

Por outro lado, fico pensando se será seguro deixar todos os detalhes do meu patrimônio com uma pessoa que não conheço. Pensando ainda que meu patrimônio deve ultrapassar o 1º milhão neste ano, digamos que são números que chamam a atenção de qualquer um, não? Não tomei uma decisão sobre isso ainda, só tomei a decisão de ler mais sobre o assunto e de organizar melhor as minhas compras e rendimentos mensalmente para que eu sofra menos nesta época do ano que vem.

E você, faz sua declaração de ajuste anual de IR sozinho ou você delega para alguém que saiba fazer melhor que você? Como você lida com essa questão da confidencialidade e risco?

Uma ótima semana para todos!

Abs,
IFM

17 comentários:

  1. Realmente, com um capital desse tamanho talvez seja melhor "terceirizar", mas como vc bem disse, tem que ser alguém de confiança, se escuta tanto história por aí. Essa sua viagem, vc fez por agência de viagem ou planejou e cuidou de tudo sozinha?
    Cuidado. http://amigorico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, fico na dúvida. Talvez seja melhor criar uma rotina que facilite a declaração no próximos anos. Algo como:
      Preço + quantidade de compra + data
      Preço + quantidade de venda + data
      Rendimentos mensais

      Ainda não tenho algo assim, mas penso seriamente em armar para que facilite no futuro...vamos ver.

      Abs!

      Excluir
  2. Na verdade, Lula não é o primeiro ex presidente preso. Na história da República, a começar por Hermes da Fonseca até Juscelino, Lula é o sexto ex presidente a ser preso. Os que lhe antecederam na prisão; todos presos por perseguição política dos que se seguiram. Quanto à Lula, apesar de não gostar do PT, também tenho minhas dúvidas, se não é perseguição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon, posso ter me expressado mal, mas o Lula é o primeiro ex-presidente da Republica preso.
      Abs!

      Excluir
  3. Para a terceirização da declaração, recomendo buscar no GetNinjas ou em plataformas semelhantes. Há sempre bons profissionais e quase sempre baratos, além do mais você basicamente não vai ter contato "físico". Eu prefiro muito mais um bom desconhecido fazendo e mexendo com esse tipo de número, do que um conhecido... Enfim!

    ResponderExcluir
  4. Eu terceirizo a minha, sem preocupações. Pessoa (escritório) de confiança.

    Legal seu planejamento, estou enrolando pra começar o meu viu! Tenho que comprar as passagens!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VDC, sempre bom ter alguém de confiança ein?
      Sobre a viagem, a verdade é que essa parte do planejamento quanto mais complexo, mais enrolamos. Mas agora eu finalmente finalizei!
      Começa aos poucos que jajá vocÊ pega no tranco!
      Abs!

      Excluir
  5. Olá, estou tendo o mesmo problema para comprar euros. Tenho uma viagem no meio do ano e enho comprando desde o início do ano e o aumento recente me deixou preocupado. Confesso que não sei ao certo o motivo, mas parece que a tendência é continuar as altas. Se eu fosse você compraria logo o que falta para a sua viagem.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogo,
      Será? rs. Estou num modo de vida frugal para ver se alcanço a famosa milha antes da viagem, por isso estou comprando só o extremamente necessário para sobreviver.
      Ouvi dizer que no fim de abril poderia ter uma queda, vamos ver...
      Abs!

      Excluir
    2. Então, creio que a tendência de alta se mantenha pq estamos num ano eleitoral e geralmente o câmbio sobe nessas épocas. O dólar já vem numa alta e acredito que o euro está seguindo. Talvez possa dar uma aliviada no meio do caminho.
      Essa semana eu encerrei as compras com o valor que precisarei, agora só comprarei mais se tiver uma queda boa e para ter uma margem para alguns gastos não previsíveis da viagem..

      Excluir
    3. Olha, depois da notícia de ontem sobre a Síria, estou realmente apreensiva com o que vai acontecer com ele agora... =/

      Excluir
  6. Olá. Tenho acompanhado o seu blog há um certo tempo. Gostaria de perguntar como que você vai fazer para viajar "de boas" mesmo sem ter completado um ano de empresa. Isso é tranquilo nesse mundo coorporativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Obrigada por acompanhar, espero que esteja gostando.
      Eu negociei essa viagem antes da minha entrada. Ainda no processo seletivo (no final dele), comentei que eu tinha essas férias agendadas e que já estava tudo comprado e a organização aceitou em me contratar com essa condição.
      "De boas" não é bem a frase, porque lógico que não é legal com menos de 5 meses de empresa já ficar 3 semanas fora, mas depois de abrir mão de muita coisa na minha vida pessoal durante a minha trajetória corporativa, resolvi "relaxar" e aproveitar.
      Abs!

      Excluir
  7. Bom dia IF ou morte,

    Parabéns pelo blog, muito material útil aqui, li alguns posts antigos até, e gostei bastante.

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada IR!
      Be vindo à finansfera!
      Honestamente, estou incluindo blogs aqui ao lado, mas vejo que a lista não está crescendo, acho que não estou sabendo fazer isso...mas vou incluir o seu de qualquer maneira, ok?
      Abs!
      IFM

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)