domingo, 15 de abril de 2018

Eu era/sou acumuladora!

É fato meus amigos. Não posso fugir.

Algumas semanas atrás eu compartilhei a minha idéia de ter uma vida minimalista. Mal imaginava eu onde eu estava me metendo: uma mudança de vida radical, pelo menos para mim.

Desde pequena, por dar e saber muito bem o valor do dinheiro, eu sempre pensava se eu deveria "usar" ou "consumir" algo hoje ou deixar para depois. Coisa de criança doidinha poupadora pequena, eu sei. rs.

Pois bem, comecei desde muito cedo a acumular coisas que eu julgava que não deveria usar no momento, mas no futuro. Muito pensando que talvez no futuro eu não tivesse recurso/dinheiro/possibilidade de comprar aquilo. Tenho exemplo dos mais simples, como lápis e canetas que guardei achando que poderia usá-los no futuro, até perfumes, shampoos (sério), roupas, bijuterias, inúmeros itens.

Isso desde pequena. E é sério. A conclusão que cheguei em meados do ano passado é que tenho um armário abarrotado de coisas. Coisas que nunca usei e nunca vou usar, seja porque perdi o timing (roupas que não me cabem mais ou até que não se usam mais) ou que venceram mesmo e é impossível usá-las (como hidratante labial, por exemplo).

Confesso que fiquei em choque comigo mesmo: deixei de usar coisas bacanas (ou que eram bacanas para a época) no anseio de usá-las no futuro. E esse futuro não chegou. Tive que me desfazer (e isso dói muito para mim) de algumas poucas coisas e outras estou me desafiando a usá-las agora. Eu até parei para pensar que essa pode ser uma disfunção da mente (de poupar tudo o tempo todo) e que eu preciso lutar contra essa "natureza" no meu caso.

Imagino que devemos ter outras pessoas aqui na finansfera que sofram com isso. Por isso, resolvi relatar meu caso aqui de coração aberto, quem sabe eu ajudo mais alguém. Fato é: não tem porque guardarmos nada achando que vamos "melhor aproveitar" no futuro, porque quando esse futuro chegar, esse item será inútil. É inútil a palavra. E você sofrerá muito mais em saber que não usou algo e esse algo perdeu sua utilidade.

Me lembrei daqueles programas de TV que mostram pessoas acumuladoras nível hard, com quartos abarrotados de coisas de tanto guardar. Eu não quero ser uma delas. Eu não quero perder coisas que eram importantes para mim simplesmente porque guardei e não as utilizei. Eu tomei essa decisão e estou, passo-a-passo, me sentindo melhor.

Hoje mesmo, terminei com 2 itens que eu havia guardado ano passado, com o anseio de usar no futuro: um esfoliante corporal e um shampoo "especial". Isso só pode ser doença. E hoje vejo isso muito claramente. E a sensação de jogar as embalagens fora hoje foi como se fosse um viciado que larga o cigarro ou um alcoólatra que para de beber: eu me senti livre. E, o principal, me senti feliz. Feliz por estar usando algo que poderia ter ido para o lixo diretamente, pela data de vencimento ou não utilidade.

Já substitui eles por 2 outros itens que estavam na "fila" para serem utilizados. Essa fila está enorme. Tenho muita coisa para usar, aproveitar, "desacumular". Armários mais vazios, coisas novas entrando, energia circulando. Isso é vida meus caros!

De agora em diante, eu vou aproveitar absolutamente tudo. Chega de acumular, chega de guardar, chega de esperar. A vida é agora e vamos usar tudo que ela já nos proporcionou!

IFM

11 comentários:

  1. Eu também faço isso, quando olho os armários e guarda-roupas tem varias coisas que nunca usei, é sinal que comprei demais, então não compro mais e uso esses produtos, assim poupo um bom dinheiro.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa DIL, é isso que quero fazer, pouparei muito nos próximos meses (depois da viagem, claro...rs)

      Excluir
  2. IFM, eu sou assim também.
    Um exemplo clássico: sempre guardei as folhas de adesivos dos cadernos, para 'usar depois'. Só que esse depois nunca chegou, pois os adesivos nem colam mais, ou perdi, ou simplesmente não quero mais usar.

    Hoje, eu tenho 4 relógios, mas eu uso o meu pior (só para encontros eu uso o mais bonito) e não sei porque eu faço isso... eu deveria utilizar os outros.

    Aliás, por que ter 4 relógios né? É que eu fui comprando (3 deles custaram apenas 80 reais e são realmente muito bonitos, pessoal acha que custa uns 300) e outro eu ganhei do meu avô (esse quero dar para meu filho, se um dia eu tiver um)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o pessoal acha não interessa.

      Excluir
    2. hahaha Japa, me identifiquei DEMAIS com seu comentário!
      Folha de adesivos do caderno: SEMPRE guardei. Nunca usei.
      Relógios: tenho 5 e também uso o piorzinho e também guardo os melhores para ocasiões "especiais". Eu comprei eles na compulsão de achar muito barato no exterior...nada a ver!
      Muito parecido!
      Abs

      Excluir
  3. Também tenho um pouco de pulsão por acumular. Mas há muito tempo venho mantendo isso sob controle. Procuro avaliar se cada coisa em casa vai ter uso nos próximos meses: se sim, fica; se não, eu dôo.

    Nem sempre funciona, então costumo fazer espécies de expurgos nos armários a cada seis meses. Deixo apenas o que está em uso ou que será usado imediatamente, o resto vai embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa jardineiro! Nós que temos essa compulsão precisamos nos vigiar para não deixar essa natureza nos abater...eu faço isso 1 vez por ano, mas sempre tenho uma dificuldade enorme em desapegar...

      Excluir
    2. Uma boa dica no guarda-roupas é colocar os cabides todos "ao contrário" (do jeito difícil de tirar sabe?! com a abertura do gancho pra frente, você tem q levar ele pro fundo pra tirar). Quando for arrumar novamente em 6 ou 12 meses você identificará o que não foi usado (pois ainda estará guardado de forma contraintuitiva) e se você não usou em 12 meses, provavelmente não precisará nos próximos 12...

      Excluir
  4. Falando em guardar...uma coisa que eu tenho guardado é o meu cartãozinho da vacina BCG. Alguém lembra disso!? O meu é meio avermelhado fosco. Naquele tempo só se entrava na escola com 7 anos e se ia direto prá primeira série( do primeiro grau!!!) Ah...E se ia "diapé" prá escola.

    ResponderExcluir
  5. IFM, excelente reflexão.
    Escrevi um texto, inspirado em outro texto do Valores Reais, que eu acredito que seja interessante para ti:
    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/2016/08/fazendo-as-coisas-gastarem-minha-lista.html

    confere lá,
    abc

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)