terça-feira, 13 de março de 2018

789 reais em...

Cabelereiro.

Essa poderia ser eu. Poderia ser você (se você está lendo este blog, acho improvável ein?). Mas era uma amiga minha.

Fui encontrar essa amiga no shopping. Ela falou: estou no cabelereiro, me encontra aqui! Ok. Fui até lá, ela estava terminando de secar o cabelo. Esperei. Quando ela foi pagar, me chamou. Eu não gosto de ficar ouvindo essas coisas, mas não pude evitar:

- A senhora fez pé, mão, luzes, cortou, fez escova, hidratação. Deu 789 reais. Podemos parcelar em 3 vezes, você quer?

- Sim, pode parcelar.

- Ah, e você ganhou 3 cupons para concorrer a um dia de beleza.

- Ah, legal, estou precisando.

Gente, 789 reais!!! Em um dia. 5 horas no salão (luzes demoram mesmo). O cabelo estava bom. Mas uma pessoa que reclama que está sempre sem dinheiro (inclusive acabou de comprar um apartamento, e está pagando o financiamento), tem necessidade de gastar quase 800 reais em 5 horas em um cabelereiro?

Eu sempre fui econômica, como vocês sabem. Aliás, só me liguei que valeria a pena escrever sobre isso, porque tem muitas mulheres leitoras que me deram a sugestão de falar sobre temas mais femininos.

Eu não consigo achar normal gastar um valor desses, por mais que você esteja falando de se cuidar. Luzes, ok, não tem como fazer em casa. Escova? Tem sim, se aprende (pode demorar, mas a persistência é uma virtude). Hidratação? Dá para comprar vários bons cremes e fazer em casa também. Nem vou comentar sobre pé e mão, que comecei a aprender fazer sozinha em casa quando eu ainda era adolescente (e sim, ainda faço em casa, manicure só em ocasiões muito especiais).

Não deixei de ser feminina, de me cuidar, de ser mulher. Apenas desenvolvi habilidades de fazer essas coisas em casa e deixo o essencial para ser feito fora de casa. Mulher tem uma pressão social para gastar mais sim. Fora todas esses serviços de cabeleireiros (que muitas se recusam a não fazer e colocam culpa na falta de habilidade - e que sim, pode ser desenvolvida!), ainda tem depilação, e outras coisinhas.

Ok, você decidiu que não quer desenvolver algumas habilidades e não consegue fazer em casa. Precisa então ir em um cabeleireiro dentro do shopping? Será que não tem outro mais "em conta"? Será que precisa ir todo mês? São algumas variáveis que eu sempre avalio.

Terminamos nosso encontro falando da falta de dinheiro (depois de inclusive comprar vários itens em uma padaria "gourmet", muito mais caro que em um supermercado) e de como o cabelo, daqui 3 semanas, já não estaria do mesmo jeito. "Estou jogando dinheiro fora", ela me disse. "Mas não tem jeito né, precisamos se cuidar".

É, como se essa fosse a única maneira de se cuidar.

IFM

22 comentários:

  1. IFM, quando o assunto é estética e afins em média as mulheres ainda devem gastar muito mais que homens.
    Mas discordo um pouco sobre pressão social pra mulher gastar mais.

    O Homem de uma forma geral gasta bastante com carro. Quem namora geralmente se sente na obrigação de arcar com a maioria dos custos de um namoro.
    A cobrança pro homem ser independente é grande, pra isso te que se gastar com moradia. Moradia tem o mesmo custo pra homem e mulher, mas as críticas aos homens não independentes, creio que sejam mais ácidas.
    Em festas e baladas, shows etc, muitas vezes homens pagam mais pra entrar, as mulheres que chegam primeiro entram de graça em alguns eventos.
    Seguros de carros costumam ser mais caros para homens, especialmente os mais jovens. Entre outras coisas.

    Ao meu ver mulher só ainda gasta bem mais com estética e vestuário.
    E lógico tem aquelas mulheres que se acham musas do instagram e gastam o que não tem, mas aí é questão de vaidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Anon, não sei não. Vejo hoje em dia muitos homens sem essa obrigação de arcar com custo de namoros. Vejo muitos deles dividindo e às vezes até pagando menos.
      Sobre a moradia, concordo que ainda existe uma pressão, mas ela está diminuindo.
      Mas sempre bom ver pontos de vista diferentes!

      Excluir
  2. As vezes corto as unhas do pé em meu momento de beleza, investi 5,00 em um cortador bacana e tem me servido bem.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o grande cerne da questão é: esses 789 reais valem pelas 5h e pelo resultado? Essa resposta é muito individual. Acredito que, na grande maioria das vezes, a resposta sincera para esta pergunta, depois de muita reflexão e colocando na conta outros parâmetros é NÃO. Entretanto, se a resposta for sim, você deve gastar esse valor sem peso na consciência.

    Eu, por exemplo, deixo quase todo sábado cerca de 100-120 reais em um bar aqui perto de casa. É um momento super agradável, onde bato papo, como bem, bebo bem e relaxo, desestresso, curto a vida de fato. São quase 500 reais por mês. R$ 500 a menos pro meu aporte. Estou jogando dinheiro no lixo? Absolutamente não. O dinheiro foi feito pra nos proporcionar, além do básico para sobrevivência, alguns confortos e bons momentos. Agora, gastar dinheiro com roupa, tênis, carro, etc, é algo que eu odeio, porque acho completamente desnecessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então enriquecendo, a grande questão é saber o que de fato se acha necessário.
      Essa pessoa em questão acha todos os gastos com cabeleireiro necessários, também acha os com o carro, com viagens, com bares e etc. É difícil para uma pessoa que foi acostumada a subir de padrão de vida conforme subia o salário, virar e falar: isso não é tão importante para mim, vou deixar de lado. Tudo para ela é importante!
      Mudança de mindset difícil depois de alguns anos vivendo assim, mas ainda acredito ser possível.
      Abs!

      Excluir
  4. Esta mulher está claramente pagando uma coisa acima do seu padrão de vida, 789 reais no cabelo e nem sequer tinha dinheiro para pagar a vista.

    Com certeza, será sempre "escreva" do dinheiro, e viverá sempre endividada.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é justamente esse o problema!

      Como o Enriquecendo citou acima, ele gasta $500 por mês em cachaça e está feliz.

      O importante é a pessoa se sentir bem e ter tranquilidade em gastar aquele valor mensalmente.

      Agora quando vc gasta 700 contos e não tem nem grana para pagar a vista, ae fudeu-se . rsrsrrsr

      Excluir
    2. É DIL, essa é a cruel verdade!
      E sim Anon, estar endividado (mesmo que ache que não está, porque financiamento não é visto pela maioria com o dívida) e gastando esse luxo todo, é complicado!
      Abs!

      Excluir
    3. O brasileiro mediano não consegue entender que financiar (comprar) a casa própria não quer dizer que a casa é sua, somente após 30 anos rsrsrsr!

      Excluir
  5. Olá IFM,

    Ainda bem que minha mulher não tem gastos como esse. Ela se cuida e tal, mas de longe seus gastos chegam nesse valor.

    Acho que ela gasta um terço disso ai rsrs

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Pois é IFM, complicado. Ainda mais que ela reconhece que está sempre sem dinheiro e tal.

    Tenho uma ex que era assim, ganhava 4k por mês e vivia endividada

    até!
    (IFM, casa comigo! hahahah)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu macaco mangina.

      Excluir
    2. Complicado né Japa?
      rsrs bora juntar os fragmentos de milho e chegar no milharal? hahaha

      Excluir
  7. Junta 4 meses do seu salário, ou 4 meses dos seus rendimentos, faço uma ideia de quanto seja, não gasta um real! Você não compra essa camisa. Tá bom.

    Eu só sou arrogante com que é comigo.

    ResponderExcluir
  8. Sim, acho q mulheres sofrem mais pressão nessa questão, mas homens sofrem outras pressões como ser o provedor, estereótipos que aos poucos vejo que estão mudando (e acho mto bom). Não vejo problemas em gastar com o que te faz feliz, desde que acomode dentro do orçamento. O maior problema é que as pessoas consomem por efeito manada, e nao se perguntam se aquilo realmente faz sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão mudando mesmo esses estereótipos Anon.
      No caso dela a questão toda é viver um nível além do que possa pagar à vista.
      Abs!

      Excluir
  9. Você podia dar umas boas dicas para sua amiga. hahaha Não falou nada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até falo de forma sútil, mas a questão é que as pessoas acham normal viver nesse padrão (gastos altos, zero sobra de salário, pagando financiamento) e acham estranho viver o "nosso padrão" (bens quitados, gastos bem pensados antes de executá-los e vida simples)...

      Excluir
  10. Gente! Não sei qual o salário de cada um de vocês, mas tinha uma conhecida minha, bancária, que dizia: gente, eu não consigo entender como é que uma pessoa que ganha 8000 por mês, referindo-se a uma amiga dela, precisa estar seguidamente fazendo empréstimos. Quer dizer: as vezes os próprios funcionários de bancos ficam se perguntando como é que certas pessoas não conseguem administrar suas finanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é isso mesmo Anon! Tem pessoas que ganham muito mais que isso e são tão endividadas quanto! Não é o salário, mas o mindset!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)