domingo, 7 de abril de 2024

Por que escolhi o caminho do Fat FIRE

 Olá pessoal, tudo bem?

Enquanto aguardamos a atualização mensal - sim, terminei de receber meus pagamentos adicionais de inicio do ano e para o fechamento de abril pretendo ter o fechamento mensal - resolvi refletir sobre um comentário que vi em outro blog sobre eu ser Fat Fat Fat FIRE. 

Nunca tinha parado pra pensar nisso. E é verdade. Ao contrário da Lilian, do blog aposentada aos 30, eu resolvi esperar um pouco (ou muito, como preferirem) mais e me aposentar com liberdade plena e abundância. 

Estou lendo também o livro Psicologia Financeira - recomendo muito - e lá ele fala sobre o conceito de suficiência. O que é suficiente para um, pode não ser para o outro. Ele também comenta sobre um fenômeno que acontece comigo - o de constantemente revisar as metas, porque sempre se quer mais. 

Refletindo sobre o meu caso, eu vejo alguns pontos que vale compartilhar com vocês:

  • A inflação no Brasil corrói o nosso patrimônio, então não revisar as metas todos os anos é loucura. Eu acompanho e atualizo minha meta com relação à inflação desde 2015. 
  • Conforme vamos subindo de patamar, vemos que a vida rica e abundante de fato é viciante e vale a pena: ter acesso aos melhores médicos e profissionais, se cuidar, aproveitar das melhores viagens, restaurantes, locais para conhecer. Eu não quero abrir mão disso quando eu me aposentar. 
  • Viver em uma casa bastante confortável, aumenta nossa qualidade de vida. Não quero viver em um local fechado, longe de tudo, pequeno e apertado. Custo com moradia hoje pode ser um dos maiores custos que uma pessoa vai ter na vida, e eu me preocupo com isso. Recentemente adquiri meu primeiro imóvel - que ainda estou pagando - e ele realmente é muito bom para ser um primeiro, mas eu almejo ter algo muito melhor e maior no futuro. 
  • Quero me aposentar e parar de fazer contas. Para mim não faz sentido nenhum eu me aposentar e seguir me preocupando com finanças. Óbvio que algum controle semestral vou fazer, principalmente para verificar se as retiradas não estão consumindo o principal. Mas não faz sentido controlar como faço hoje, quase que semanalmente ou no mínimo, mensalmente. 
  • Quero viver uma vida sem grandes luxos, mas com abundância e conforto. E não quero regredir ao me aposentar. 
  • Não tenho necessidade de me aposentar agora. Apesar de eu sim passar por momentos de stress e pico de trabalho, eu me sinto realizada nele e tenho grandes amigos no trabalho. Não vejo necessidade de sair dele agora para viver uma vida de restrições. 
  • Ainda não tenho um plano B: assim como a Lilian, não vou conseguir ficar 100% parada quando me aposentar. Eu tenho muita energia e gosto de me sentir produtiva, então preciso ir pensando no que seria meu plano B quando isso acontecer. 

Acho que esses são alguns dos motivos de porque eu quero me aposentar com valores acima dos 7 dígitos. Serve pra mim e para o meu racional, mas pode não servir para você. Revisite o que você quer para sua vida. 

Revisitei minha planilha de finanças pessoais neste fim de semana e vi que, se eu continuar nesse ritmo (ou seja, igual ao atual, o que seria até bastante conservador considerar que não terei nenhum aumento de ganhos) eu chegaria na minha meta final FIRE aos 43 anos. E estamos falando da Fat Fire. 

Nada mal para quem hoje já está na faixa dos 35+, né?

Com paciência e perseverança, talvez eu esteja vivendo meus últimos anos no trabalho formal. Vamos ver.

Abs, 

IFM


9 comentários:

  1. Belo post.

    Concordo em tudo que disse.

    Acho que querer uma vida boa não é errado, você opta por conforto e aportes, é a melhor combinação.

    Eu mesmo abri mão de aportes em 2024 para fazer mais viagens para próximo da minha família, talvez evitar viagens me custaria emocionalmente mais dinheiro no longo prazo.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  2. Apoiador finansfera7 de abril de 2024 às 15:54

    Olá, IFM! A sua posição é totalmente respeitável e compreensível. A perspectiva de se aposentar os 43 em fat fire já é um grande feito! Parabenizo-a pela trajetória.
    Pessoalmente, estou mais alinhado à aposentada aos 30. Pra mim não existe maior luxo do que ter a liberdade de escolher o que quero fazer e não ter que vender horas minhas em um trabalho que, se não houvesse restrição de dinheiro, não estaria fazendo.
    São preferências pessoais, certamente ! Para mim a gestão da minha carteira é mais um hobby do que algo como uma obrigação.
    Minha impressão é que gastos com saúde e lazer tendem a diminuir em fire, já que não há a necessidade de “compensar” o stress gerado pelo trabalho pré-fire. Mas vai de cada um mesmo.
    Abs,

    ResponderExcluir
  3. É, poucos nascem para ser frugais e os que querem esta vida de luxo como você quer, precisamos penar e sacrificar mais daquilo que para mim é mais importante que tudo isso ai - meu tempo de vida!
    Recomendo a todos ler "Die with zero", mudou meu conceito e me fez decidir buscar lean-FIRE.

    ResponderExcluir
  4. Fat FIRE? Logo logo com este governo não terá nem como escolher o que quer comer. Será igual Cuba. Fuja enquanto é tempo

    ResponderExcluir
  5. A questão da inflação foi um dos motivos para eu ter alterado a meta para dólares, embora eu já não almeje tanto os luxos maiores ou mesmo uma casa assim, estou numa situação que isso pode mudar, e ainda não tenho plena certeza se quero que mude, porque isso me faria ter que "dobrar a meta" só pra manter o mesmo padrão.

    Mas concordo muito quando diz "quero me aposentar e parar de fazer contas" ...isso é o meu principal objetivo no geral. Eu fico triste de perceber que o dinheiro me limita em muitas coisas que desejo para a vida e perco muitas oportunidades incríveis por falta dele.

    Parece que somos controlados pelo dinheiro e quero sair dessa posição. Quero apenas fazer o que quero (e, como disse, não almejo grandes luxos), sem pensar que isso tá ferrando com o objetivo de IF, ou mesmo, exatamente agora, onde nem consigo aportar para algo com melhores rentabilidades porque estou com tanta insegurança que PRECISO que o dinheiro esteja líquido.

    ResponderExcluir
  6. Seu post nas entrelinhas nos mostra uma realidade brasileira que é de certa forma cruel.
    Precisamos de cada vez mais dinheiro pra ter um padrão de vida de classe média, e muito mais pra ter uma padrão de vida de classe média alta ou elitizado.
    Sei que isso não e só no Brasil, mas em outros países (economicamente mais desenvolvidos) o padrão classe média sempre foi mais alcançável do que aqui.
    Hoje com 1 milhão de reais mal se compra um bom imóvel em alguns bairros de cidades médias e grandes do Brasil.
    mesmo em cidades pequenas um imóvel bem localizado, novo e com um pouco mais de espaço passa fácil de 500 ou 600k. Isso em cidades minimamente estruturadas e geralmente acima de 30 mil habitantes.
    Quem não tem patrimônio físico no Brasil tá ferrado. Porque uma parte da população com mais de 50 anos ao menos tem um imóvel que muitas vezes vale bastante devido aos critérios que citei acima.
    O pessoal de 18 aos 40 anos em boa parte não tem isso, só tem no máximo dívidas com financiamentos para pagar.
    Fora o fato de salários que até pouco tempo eram considerados "bons" pra realidade do brasileiro comum como 5 ou 6k/mês por exemplo são os novos 3 contos.

    ResponderExcluir
  7. Nada pior dq ter muito tempo livre e sem dinheiro suficiente para poder usufruir desse luxo que é não precisar trabalhar. Está certíssima!

    ResponderExcluir
  8. IFM, vc está correta, penso que exista um limite para a frugalidade, ainda que ele seja dif para as pessoas, além disso, precisamos pensar que no futuro vamos envelhecer e que o nosso custo fixo invariavelmente irá aumentar, remédios, médicos, etc. não dá pra atingir a IF e viver no limite sem nenhuma margem pra imprevistos, eles vão ocorrer. Outro ponto importante é que se vc atingir a IF muito cedo e de fato parar de trabalhar, vc não ira mais se desenvolver e em um eventual imprevisto no futuro, vc correria o risco de não ter mais mercado, nem experiência suficiente pra se colocar em um bom emprego, enfim, vc estaria velho, sem experiência, sem mercado e precisando trabalhar, então o caminho é ser conservador e ter alguma atividade ainda que part-time. Abs!

    ResponderExcluir
  9. Acho que foi um dos melhores textos que li aqui, concordo bastante com esse raciocínio.

    Ao calcular o patrimônio necessário para "aposentar" parece que muita gente esquece que ser FIRE no Brasil é com emoção: juros altos, inflação alta, crises bizarras e por aí vai. Se aposentar no limite confiando na previsibilidade da economia e ignorando que no futuro tendemos a gastar mais do que hoje parece bastante arriscado sim.

    E existe um outro fator mais comportamental: imagine que alguém more numa capital e se aposente com, por exemplo, 3 milhões.

    3kk é MUITO dinheiro, mas, seguindo a tal regra dos 4% você poderia gastar 10 mil por mês (supondo que esta regra seja mesmo segura).

    Considerando a realidade brasileira não é possível dizer que 10 mil mensais seja pouco. Mas a depender do tamanho da família e da cidade onde se vive, esta quantia também não permite luxos.

    Quer fazer uma viagem internacional? Vai ter que fazer conta...
    Quer passar uma temporada no exterior? Vai ter que fazer conta...
    Quer trocar de carro? Vai ter que fazer conta...
    Gostaria de viver numa casa melhor? Vai ter que fazer conta...


    Ou seja, a pessoa é milionária (afinal, juntou 3kk de reais) MAS terá que passar a vida vivendo de forma bastante regrada financeiramente e contando com a sorte. Para alguém que juntou uma quantia super respeitável, você vai se contentar com isso? A vida sempre tem algo de imprevisível e qualquer mudança na rota pode botar o plano FIRE a perder. É algo que cada um tem que pensar.

    Não tenho a menor certeza se um dia conseguirei acumular o suficiente para ser FAT FIRE, mas não gosto de me iludir achando que um patrimônio "pequeno" é suficiente.

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)