segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Desanimo com o blog?

 Olá pessoal, como estão?

Um leitor, muito observador, fez um comentário sobre a falta dos meus posts e a falta de conteúdo dos posts que tenho feito. De fato, me fez pensar que ele tem razão. E refleti bastante o porquê, depois de tantos anos de blog, estou nessa fase menos ativa. Vou contar para vocês. 

Desde que comprei minha casinha, as contas ficaram mais apertadas. A verdade é que dois fenômenos enxugaram meu orçamento: 1. Abri mais a mão e me permiti fazer gastos mais significativos, 2. a parcela mensal da casa é bem gorda. Os 2 fenômenos somados geram um problema para quem quer falar de investimentos: a falta de aportes. 

No fim das contas tenho aportado pouquíssimo e o que eu tenho aportado, tem sido arroz com feijão (pós fixados atrelados à Selic ou ao IPCA). Nada demais que eu possa vir aqui compartilhar com vocês e dizer sobre as minhas estratégias de investimentos. 

Meus dias tem sido quase nada atrelados à estratégia financeira, eu tenho feito mais do mesmo e pensado em como posso alavancar meus ganhos (estou pensando em algum plano B de carreira) ou diminuir minhas faturas dos cartões para poder ter mais aportes. 

A verdade também é que estou satisfeita com a minha vida hoje - esses pontos não tem tirado meu sono. Sei que meu patrimônio vai crescer de forma mais lenta pela falta de aportes, mas no patamar que me encontro, isso não é uma urgência absoluta. 

O trabalho, que em outros momentos me estressava ao extremo, tenho levado em "banho maria". Não penso em mudar para ganhar mais (até porque está difícil isso), também tenho aproveitado para cuidar mais de mim (faço terapia no horário do trabalho, personal trainer, vou a médicos, cuido da minha saúde). Coisas que eu não fazia quando estava extremamente estressada. 

Tenho visto o trabalho como algo que me possibilita ter essas regalias e se, em algum momento, eu perder meu emprego, não vou me desesperar porque já tenho um montante bacana. Também não estou a fim de fazer sacrifícios para chegar aos 12MM mais rápido. Tenho lidado com o trabalho como uma "hora extra" que me ajuda a ter uma boa qualidade de vida. Com este mindset, a vida fica mais fácil. 

Meus objetivos agora estão muito mais atrelados a ter uma boa vida, consertar aspectos da minha saúde que deixei de lado enquanto estava acumulando loucamente e aproveitar para consolidar meu patrimônio (casa própria, carro melhor, etc). Isso tem me feito feliz e me dado tranquilidade, apesar de saber que minha chegada à meta será mais longa. E tudo bem. Não é só sobre chegar lá, mas também sobre como chegar lá. 

Nada vai adiantar eu chegar à meta com a vida, saúde e sejá lá o que for, destruídas. Meu momento está sobre aproveitar o caminho e não só atingir à linha de chegada. Eu sugiro que todos vocês façam isso em algum momento, quando chegarem em um patamar "de segurança". 

O que é o patamar de segurança? É aquele valor que quando você chega nele, você já sabe que perder o emprego não será uma grande dor de cabeça. Para mim, foi em torno dos 4MM. Para você, pode ser algum valor diferente e tudo bem. 

Obrigada ao leitor que fez essa pergunta, percebi que eu tinha muito conteúdo para compartilhar sobre isso e, por algum motivo, estava guardando dentro de mim. 

Vamos juntos, a IF não é uma linha reta. 

Abs, 

IFM

7 comentários:

  1. Boa IFM, acompanho sempre aqui, gosto bastante do blog. Desanima não! Apesar você ainda ter um caminho pra chegar na meta, você poderia dar algum conselho de carreira. Super nova, bem sucedida. Eu tenho 36 e estou no caminho do meu 2o milhãozinho. Eu chutaria que você trabalha na área comercial de uma empresa de alta margem que os bônus são gordos ou consultoria. É claro que não dá pra abrir deixando muitas pistas, mas já que a vida financeira já atingiu a velocidade de cruzeiro, seria legal ouvir de você sobre carreira ou sua história. Entendo talvez ser difícil fazer isso e manter o anonimato. Valeu e obrigado por compartilhar a jornada, faz com que muitas pessoas tenham referência.

    ResponderExcluir
  2. Acompanho o seu blog há algum tempo e já havia observado essa mudança em relação aos gastos.

    Acho que a sua virada aconteceu com a aquisição do seu imóvel, que certamente é um marco para qualquer um e uma das formas mais claras de se enxergar que o dinheiro que nós temos é para ser usado para aquilo que nos trás satisfação. Não precisamos ter culpa em gastá-lo, mas também devemos buscar um equilíbrio (será que existe?) com os objetivos da IF, que parece ser o que você está buscando agora.

    Acredito que esse processo é natural e vejo muito disso em outros blogs do mundo Fire. Dá para ver até que os assuntos estritamente financeiros começam a ser publicados com menos frequência, dando lugar a temas mais filosóficos e outras reflexões sobre a vida de forma geral.

    Fico feliz que esteja cuidando de sua saúde e buscando outros objetivos além dos 12MM. Certamente não um único caminho para uma vida mais feliz, mas estando fisicamente e mentalmente bem, conseguimos lidar com tudo de forma mais leve.

    Desejo boa sorte na sua jornada e que continue postando no blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi? Não era 10MM, já está em 12MM? P**** que banho de água fria em quem te acompanha! Não faz mais isso, pare de aumentar essa meta como a Dilma fazia!

    ResponderExcluir
  4. Desanimo com o blog ou desânimo com esta meta absurda ai ? abcs e ótimo blog, continue

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)