sábado, 11 de julho de 2020

Bolsa nos 100 mil pontos novamente! =O

E aí pessoal, tudo bem?

Uau, atingimos a marca de 100 mil pontos na bolsa novamente. Não estou mais negativa nos meus investimentos em RV (incrível). Confesso que estou um pouco desconfiada de tanta animação nos mercados locais, ainda acho que "cairemos do cavalo" nos próximos meses. Ainda estou pensando se me desfaço de parte dos investimentos, eu acho que farei isso.

Sigo estudando mercado financeiro e de investimentos. Estou realmente aprendendo muito. Não vou indicar o curso X ou Y para vocês, apenas façam algum curso e sigam aprendendo. Acho que por um período da minha vida eu vivi como se fosse só trabalhar (e viajar, férias, rs). Mas a vida é muito mais que isso.

A verdade é que estou, nesta quarentena, realmente me descobrindo como pessoa muito além da profissional e futura independente financeiramente. Estou focando em manter meus exercícios em dia o máximo possível (já emagreci mais de 7kg nestes pouco menos de 4 meses). E realmente esse ponto dos estudos abriu meus olhos.

Muita gente fica reclamando que "não tem nada o que fazer" e que "está desanimado". Pessoal, a vida é muito além de sair e ir para rua. Se você não consegue ficar em paz com você mesmo e se desenvolver mesmo que seja de forma online, você está desperdiçando seu tempo.

Desde que comecei a estudar, vi meu tempo "desaparecer". Ou melhor dizendo, o tempo "inútil". Não fico mais pensando "que chato, mais um sábado sem sair". Ou então um"nossa, fomingo já está acabando". Tornar o seu tempo produtivo é uma das melhores coisas que você pode fazer para se animar e se motivar. Nos sentirmos úteis e evoluindo é uma das melhores coisas da vida. E parece que quando isso acontece, muita coisa flui.

Estou reflexiva hoje, rs. Mas a mensagem que eu quero passar é: cuida de você, da sua mente, do seu tempo. Todos nós sabemos o que é bom para nós, de vez de reclamar, arrisque um pouco e dê alguns primeiros passos. =)

Abs,
IFM

9 comentários:

  1. A melhor coisa que podemos fazer é sempre continuar cuidados de nós mesmos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. É que na corrida pela independência esquecemos que precisamos investir não só nosso patrimônio, mas em nós mesmos para poder seguir evoluindo o próprio patrimônio.

      Excluir
  2. Eu também sigo bastante apreensivo com essa alta da bolsa, tanto aqui quanto nos EUA. Mas aí fico com uma dúvida: se "desfazer" de uma parte do patrimônio não vai contra os ensinamentos do Buy and Hold? (por exemplo, do livro do Benjamin Graham) Pois isso é "girar"patrimônio..ao mesmo tempo que eu também gostaria de fazer isso com uma parte da carteira, sinto que estaria indo contra os dados históricos, que mostram que girar patrimônio, no longo prazo, difícilmente traz benefícios.

    Também estou precisando utilizar meu tempo livre de maneira mais inteligente, sinto que tô perdendo muito tempo sem fazer algo realmente construtivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Engenheiro,
      Discordo. Os ensinamentos do Buy and Hold não fala da ausencia de vendas. Acredito que temos que ficar com um ativo enquanto ele tiver fundamentos. O próprio Buffet faz vendas de tempos em tempos e não deixa de ser holder. Mais recentemente fez venda das ações de cias aéreas, ainda que com prejuízo.
      o B&H não é uma prisão, rs.
      Minha opinião, mas aberta à discussão. =)

      Excluir
    2. Seus argumentos sobre o Buy and Hold estão corretos, mas não estão de acordo com o que você disse no seu post e com o que eu comentei, rs.

      Claro que o Buy and Hold não significa uma "prisão", não iremos manter ativos de empresas que perderam seu valor/governança/estratégia. Mas o que você diz na sua postagem é claramente algo como "vou me desfazer de ativos pois o mercado está caro e deve cair em breve". O mercado está caro para quem? E se ele subir mais ainda em breve, ao invés de cair? Simplesmente não temos como saber qual das alternativas irá se concretizar.

      Pensando dessa forma a sua venda me parece, sim, "girar patrimônio". Mas essa também é apenas a minha leitura do cenário =)

      Excluir
    3. Nenhuma estratégia de investimentos é escrita em pedra. Cada um se adapta da forma que estiver mais confortável e no que acredita ser melhor.
      Como dizem: A melhor forma de investimentos é aquela que funciona para você.
      Então digamos que não tem essa de ir contra a estratégia de B&H e etc. Cada um segue da forma que funcionar melhor para vc.
      Abraço!

      Excluir
  3. Otimizar o tempo é a coisa mais gostosa e benéfica pra mente!

    Manter a saúde mental em constante cuidado leva para uma bola de neves de coisas positivas!

    Tô começando a cuidar mais do meu corpo também e esse relato foi legal de ler.

    abrçs

    ResponderExcluir
  4. Super concordo que nosso tempo precisa ser distribuído de forma mais eficiente, eu mesma confesso que estou esquecendo de mim e não estou sendo nada produtiva no meu trabalho, cansaço excessivo de tudo.

    Por favor, sei que você não quer indicar os seus cursos feitos, mas seria tão valioso pra mim ter um "norte" de onde posso começar a pesquisar. É tanta informação que a gente acaba ficando confusa.

    Se puder me ajudar nessa gentileza, fico agradecida, segue meu e-mail: suzanamota25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. IFM

    Conheci seu blog há cerca de 1 hora e ainda não parei de ler suas postagens. Muito interessante a formação de seu patrimônio. Parabéns pela dedicação!

    Adicionei à blogroll!!

    Até mais.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)