Olá pessoal! Tudo bem?
Próximo de chegar ao 1,6k, fiquei refletindo o que seria mesmo a IF para mim. Sempre tive como alvo o valor de 5M, mas será que é isso mesmo que vai fazer com que eu pule fora da corrida de ratos?
Parei um pouco para pensar e vi que, na verdade, cada vez mais nessa jornada rumo à IF, nosso salário/renda vai se tornando mais insignificante. É claro que vamos evoluindo ao longo da jornada e auferindo rendas maiores também, o que faz com que ela seja regada de maiores e menores importâncias do salário.
Mas vejamos bem: uma vez que minha renda passiva superou os 5K e meus aportes rendem em torno de 18 ou 15k, estamos falando de uma representatividade de 25% - 33% da minha renda. É claro que o salário ainda tem uma enorme importância frente a esse montante total, mas quando olhamos que, em média, meu patrimônio cresce ao redor de 30k por mês, estamos falando de 50% de representação do salário versus o todo.
Talvez o parágrafo anterior tenha ficado confuso, mas escrevo como se eu realmente tivesse em um sofá com vocês. Será mesmo que a IF é apenas um valor alvo ou ela vai se concretizando conforme vamos evoluindo?
Meu profundo desejo é que, para eu sair da corrida de ratos, meus rendimentos superem o valor que ganho mensalmente com meu trabalho. Com isso, ele vai se tornando cada vez mais insignificante, a ponto de eu de fato me sentir segura para dizer o belo "basta".
Quando ainda pensamos que tem coisas na vida que não vale o "stress", aí sim vemos que cada vez menos o salário vai tendo importância. Dou alguns exemplos: quanto tempo você leva para se deslocar, todos os dias, para o trabalho? A possibilidade de você nem se quer ir a um médico durante o expediente, te incomoda? E muitas vezes nem poder escolher o que vai comer? Sem tempo para exercícios e um sono de qualidade? Para mim, o pior de tudo, é a convivência com pessoas altamente tóxicas em um ambiente doente.
O salário busca recompensar todos esses fatos "ruins"de um trabalho. Quanto maior ele for, muito provavelmente mais stress e mais vida pessoal você está tendo que deixar de lado, para viver mais à disposição da sua vida profissional. Já parou para pensar que uma promoção não é necessariamente algo bom, mas mais stress, mais conflito, mais pressão, mais viagens e mais engolição de sapo? Penso bastante sobre isso.
E é por isso que estou aberta à adaptar minha estratégia de investimentos e estar pronta para ganhar mais. Quanto mais rápido isso acontecer, mais cedo direi um "basta"a tudo isso.
IFM.
Mantenha o foco que logo logo vc chegará ao pote de ouro :)
ResponderExcluirJá alcancei a IF a muito tempo, desde os 20 anos de idade. Meu custo de vida não passa de 500 reais.
ResponderExcluirMorando sozinho ou com alguém, meu custo sempre é esse. O resto, é lazer puro se eu quiser.
O segrego é ter os custos fixos baixos. Custo variável pra mim é só lazer. Casa de massagens, viagens, etc etc...Nem comida é mais.
Uma das vantagens das cidades pequenas.
IFM, você ajuda alguém ou alguma instituição todos os meses?
ResponderExcluir"Quanto mais rápido isso acontecer, mais cedo direi um "basta"a tudo isso""
ResponderExcluirCuidado ! Chegar lá mais cedo mas toda detonada será que vale a pena ? Pra que ganhar mais se tiver que gastar o dinheiro com remédios, médico ou psicólogo ? Vai fazendo seu servicinho na manha, ganhando seu dinheirinho e aportando que o resto é consequencia. O legal de vc nao se destacar é que nao te passam as maiores buchas nem te promovem. Uma vida profissional mediocre pode levar a uma vida pessoal extraordinaria. Feliz 2020 !
IFM me contrata para ser seu assessor com metade do seu salário hahahah.
ResponderExcluirParabéns mesmo, eu me sinto como você e ainda estou em 130k com um salário "bosta". Vida que segue e vamos focar para 2020 render!
Parabéns por tudo que já alcançou. É a prova que é possível atingir grandes objetivos com muito trabalho e dedicação.
ResponderExcluirTem alguma data para atingir os 5M?
Boas poupanças.