segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O que é a IF: reflexões após alguns anos

Olá pessoal! Tudo bem?

Próximo de chegar ao 1,6k, fiquei refletindo o que seria mesmo a IF para mim. Sempre tive como alvo o valor de 5M, mas será que é isso mesmo que vai fazer com que eu pule fora da corrida de ratos?

Parei um pouco para pensar e vi que, na verdade, cada vez mais nessa jornada rumo à IF, nosso salário/renda vai se tornando mais insignificante. É claro que vamos evoluindo ao longo da jornada e auferindo rendas maiores também, o que faz com que ela seja regada de maiores e menores importâncias do salário.

Mas vejamos bem: uma vez que minha renda passiva superou os 5K e meus aportes rendem em torno de 18 ou 15k, estamos falando de uma representatividade de 25% - 33% da minha renda. É claro que o salário ainda tem uma enorme importância frente a esse montante total, mas quando olhamos que, em média, meu patrimônio cresce ao redor de 30k por mês, estamos falando de 50% de representação do salário versus o todo.

Talvez o parágrafo anterior tenha ficado confuso, mas escrevo como se eu realmente tivesse em um sofá com vocês. Será mesmo que a IF é apenas um valor alvo ou ela vai se concretizando conforme vamos evoluindo?

Meu profundo desejo é que, para eu sair da corrida de ratos, meus rendimentos superem o valor que ganho mensalmente com meu trabalho. Com isso, ele vai se tornando cada vez mais insignificante, a ponto de eu de fato me sentir segura para dizer o belo "basta".

Quando ainda pensamos que tem coisas na vida que não vale o "stress", aí sim vemos que cada vez menos o salário vai tendo importância. Dou alguns exemplos: quanto tempo você leva para se deslocar, todos os dias, para o trabalho? A possibilidade de você nem se quer ir a um médico durante o expediente, te incomoda? E muitas vezes nem poder escolher o que vai comer? Sem tempo para exercícios e um sono de qualidade? Para mim, o pior de tudo, é a convivência com pessoas altamente tóxicas em um ambiente doente.

O salário busca recompensar todos esses fatos "ruins"de um trabalho. Quanto maior ele for, muito provavelmente mais stress e mais vida pessoal você está tendo que deixar de lado, para viver mais à disposição da sua vida profissional. Já parou para pensar que uma promoção não é necessariamente algo bom, mas mais stress, mais conflito, mais pressão, mais viagens e mais engolição de sapo? Penso bastante sobre isso.

E é por isso que estou aberta à adaptar minha estratégia de investimentos e estar pronta para ganhar mais. Quanto mais rápido isso acontecer, mais cedo direi um "basta"a tudo isso.

IFM.

6 comentários:

  1. Mantenha o foco que logo logo vc chegará ao pote de ouro :)

    ResponderExcluir
  2. Já alcancei a IF a muito tempo, desde os 20 anos de idade. Meu custo de vida não passa de 500 reais.

    Morando sozinho ou com alguém, meu custo sempre é esse. O resto, é lazer puro se eu quiser.

    O segrego é ter os custos fixos baixos. Custo variável pra mim é só lazer. Casa de massagens, viagens, etc etc...Nem comida é mais.

    Uma das vantagens das cidades pequenas.

    ResponderExcluir
  3. IFM, você ajuda alguém ou alguma instituição todos os meses?

    ResponderExcluir
  4. "Quanto mais rápido isso acontecer, mais cedo direi um "basta"a tudo isso""
    Cuidado ! Chegar lá mais cedo mas toda detonada será que vale a pena ? Pra que ganhar mais se tiver que gastar o dinheiro com remédios, médico ou psicólogo ? Vai fazendo seu servicinho na manha, ganhando seu dinheirinho e aportando que o resto é consequencia. O legal de vc nao se destacar é que nao te passam as maiores buchas nem te promovem. Uma vida profissional mediocre pode levar a uma vida pessoal extraordinaria. Feliz 2020 !

    ResponderExcluir
  5. IFM me contrata para ser seu assessor com metade do seu salário hahahah.

    Parabéns mesmo, eu me sinto como você e ainda estou em 130k com um salário "bosta". Vida que segue e vamos focar para 2020 render!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por tudo que já alcançou. É a prova que é possível atingir grandes objetivos com muito trabalho e dedicação.

    Tem alguma data para atingir os 5M?

    Boas poupanças.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)