sábado, 21 de abril de 2018

Fatura do Cartão de Crédito pela Metade!

Eu me assustei neste mês.

Fui pagar a fatura de um dos meus cartões de crédito (sim, tenho alguns e não, não uso todos ao mesmo tempo e nem me descontrolo. Cada um tem um propósito): uma redução de 50%! Fui investigar o porque disso.

Peguei a fatura do mês anterior. Abri em outra aba da internet a fatura que eu estava pagando. Era aquilo, era real, exatos 50% a menos de pagamento (e exatos 50% para aportar neste mês) de despesas.

Eu procuro concentrar a maioria das minhas despesas no cartão. Primeiro porque estou de olho nas milhas. Seguro, porque acho mais prático e me organizo melhor pagando tudo de uma vez do que pagando no débito, no dinheiro, etc. Sem contar que é muito mais fácil deixar a fatura do débito automático e nem se preocupar com datas.

Mas voltando à redução da fatura. Vi que a redução foi significativa por causa de uma palavra: foco. Como eu comentei em alguns textos atrás, com o Euro aumentando, eu muito próxima da minha viagem e também muito próxima do sonho do meu primeiro milhão, eu simplesmente cortei tudo que não me é essencial.

É um sonho, mas quero ir para a Europa com meus Euros comprados, hotéis reservados e milhão comemorado (rimou, que poeta que sou! rs). E parece que quando falta tão "pouco", aquele gás adicional que a gente nem sabia que existia, aparece. É como quando a gente toma um energético e o corpo dá a sua última acelerada antes de entrar em um processo de descanso profundo. É exatamente isso.

O que eu fiz não foi nada além de antes de cada compra, pensar se eu realmente precisava daquilo, se tinha alguma outra forma de obter aquilo e principalmente, se eu poderia adiar aquilo. Conclusão: as saídas de final de semana eu transformei em jantares em amigos (muito mais baratos ou de graça até), os passeios em parques, livrarias, ou qualquer outra coisa de graça. Durante a semana, "ban" total em gastos desnecessários (como delivery de comida).

E o resultado disso tudo é que eu não fiquei mais infeliz por conta disso. Muito pelo contrário, reencontrei amigos de longa data, me diverti muito e fiz passeios que fazia muito tempo que eu não fazia. Adiei compras que literalmente poderiam ser adiadas e que não iam me acrescentar nada neste momento.Tomei decisões racionais e não por impulso ou ansiedade. And this feels great!

Não pretendo viver assim para o resto da vida, obviamente saídas mais caras e passeios com gastos são fundamentais e eu gosto. O que quero passar de mensagem aqui é que às vezes é possível sim dar um gás adicional para poupar mais. É possível ser mais racional e tomar decisões de cabeça fria quando temos um foco grande, um objetivo maior, algo que nos move para isso.

Continuarei nesse ritmo literalmente até eu embarcar (pouco mais de um mês) e depois relaxarei profundamente sem me preocupar com 1 centavo do que eu gastar no exterior. É assim que acho que a vida tem que ser vivida: economizar naquilo que não agrega tanto para nós, e gastar tranquilamente naquilo que é muito importante para a gente.

Esse balanço que fiz, foi muito importante para seguir essa caminhada até a viagem. Foi fundamental para ver que por mais que essa prática aumente apenas um pouco no meu aporte, cada pouco nesta época de bolsa em baixa e de milhão perto, vale muito e contribuirá para que os juros compostos façam seu trabalho.

Mensagem final então é: é possível fazer sacrifícios adicionais quando você está muito perto de um sonho! Faça e depois aproveite para comemorar muito a realização dele, valerá a pena, com certeza!

E vamos que vamos!

Abs,
IFM

4 comentários:

  1. Demais! Parabéns, acho que realmente é esse o objetivo, aproveitar a vida viajando, mas com traquilidade financeira. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amigo!
      Obrigada, não sei se vou atingir o 1M até a viagem, ainda mais que o euro não para de subir, mas...faremos de tudo!

      Excluir
  2. Você é solteira ou está namorando? Na boa, você parece ser uma companhia fantástica. Acabo de voltar da Europa e fiz exatamente o mesmo. Não voltei com 1 euro a mais para pagar. Dá uma sensação de liberdade incrível no retorno. Beijo grande, advogado carioca ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Essa liberdade é demais mesmo, vou aproveitar muito os 25 dias que estarei por lá!
      Abs!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)