domingo, 17 de dezembro de 2017

Reta Final de 2017: novidades!

Oi Pessoal, como estão?

Atualizando um pouco aqui: ontem à noite minha dog melhorou um pouco (praticamente um milagre) e estamos aqui em casa praticamente em um home care para garantir que ela fique bem. Lembram do post sobre "pensamento positivo"? Pois bem, estou praticando como nunca.

Por falar em pensamento positivo, está quase tudo certo que eu consegui um emprego novo! Sério, eu estou cada vez mais convencida que pensar positivo faz a diferença. Sem racional, sem números, sem comprovações, só faz a diferença! Acredito que isso veio no final de 2017 como uma grande lição que eu devo levar para o resto da vida!

Assim que tiver tudo certo conto um pouco mais para vocês sobre esse novo emprego. Parece mais um daqueles milagres: empresa melhor, cargo melhor, salário melhor, benefícios melhores. Agora só falta as pessoas serem melhores (acredito que serão, porque para superarem negativamente as do meu atual trabalho vai ser bem difícil, rs).

De qualquer maneira, não quero abandonar o barco no meu atual emprego. As próximas semanas devem ser mais tranquilas (ou não, nunca sabemos), mas quero trabalhar da mesma forma, até o meu dia final (se ele chegar, mas tenho fé). Quero deixar aquela impressão de que "olha o que vocês perderam", sabem como é né?

De resto, meus FIIs (FIGS11, RNGO11 e BRCR11) continuam na sua valorização de forma consistente. FIGS é algo inacreditável que não para de subir, BRCR teve uma valorização mágica bem depois que eu comprei e RNGO andou praticamente de lado para mim, mas nada que me preocupe.

Para variar, devido à correria, estou com uma grana parada na conta. Não consegui investir a 2ª parcela do salário de novembro, o adiantamento de dezembro e agora dia 20 terei o 13º salário. Eu sei, isso é imperdoável, mas precisarei devolver uma grana relativa ao adiantamento da viagem da Europa e preciso me organizar financeiramente para isso.Hoje devo organizar essa parte para amanhã já fazer as devoluções necessárias para a empresa. Com o restante, quero ver outros FIIs para investir.

De vez em quando eu penso em recuar nessa minha estratégia de ir para a RV, quando vejo as notícias e incertezas sobre o ano eleitoral, mais conhecido como ano que vem. O que vocês pensam sobre isso?

Abs e bom restinho de domingo!
IFM

23 comentários:

  1. Ainda bem que tudo está melhorando.
    Acredito que o pensamento positivo seja fundamental, mas claro que deve ser acompanhado de ação. Já vi tanta coisa, que não consigo mais não acreditar. Não acontecer exatamente o que nós queríamos não significa que não funcione.

    Sucesso e vamos lá, rumo à IF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a ação é fundamental também investidor!

      Vamos que vamos, IF está logo ali (ou não...hahaha)

      Abs!

      Excluir
  2. Acredito que quanto a RV, mantenha uma porcentagem da carteira que você se sinta confortável e não sinta pânico nas correções e quedas do mercado.

    Deve ser mesmo um ano de bastante volatilidades, mas também de oportunidades (ações e altcoins).

    Bons negócios e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, é, pensei nisso, algo bem conservador - 10%.

      Vamos ver se terei estômago ano que vem!
      Abs!

      Excluir
  3. Já considerou separar de 3 a 5% para criptomoedas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já investidor, mas fato é que não estou conseguindo estudar como investir nelas ainda...

      Excluir
  4. Investir em renda variável é para o longo prazo, uma carteira diversificada em boas ações e fundos imobiliários é muito bom para aposentadoria. Não se preocupe com quedas no curto prazo, a não ser que o ativo fique ruim.

    ResponderExcluir
  5. Dica para aproveitar melhor FII's.

    Invista neles quando a SELIC está alta e as cotas estão baratas.

    Com a SELIC em queda as cotas dos FII's se valorizam e não é uma boa hora para entrar nesse mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com isso que você falou. Acho que o timing dos FIIs passou, claro se for pra longo prazo aí não seria tããão critico. Mas para quem tiver muito dinheiro e quiser entrar agora de uma só vez não é uma boa ideia.

      Excluir
    2. É amigos, agora já foi. Como tenho quase nada em RV, estou investindo para longo prazo mesmo. Com a Selic voltando a patamares mais altos devo me posicionar de forma mais agressiva..
      Abs e obrigada pelas dicas!

      Excluir
    3. mas se é um investimento para LP focado em dividendos não é um pouco contraditório falar que o momento passou? O valor da cota deve e pode ser levado em consideração, mas não vejo como o principal motivo de escolha. Para ações eu aplico e sigo essa regra, mas para FIIs não, até pelo motivo de estudar cada FII antes de encarteirar o mesmo. Você tem razão quando diz que subiram muito, para LP é fazer a conta (custo / corretagem / dividendo).

      Excluir
  6. Coloque pouco dinheiro...o próximo ano será para quem tem estômago. Estou alocando tudo e RF para no proximo ano aportar na bolsa, em caso de baixa nas ações. Se o mercado não cair, penso em outra alocação conforme as condições futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estômago mesmo anon, BTC já se popularizou e tem muita gente dando ALL-IN de forma especulativa.

      Pra você ter uma ideia, só o aporte em BTC que fiz em novembro já valorizou 126% em um único mês.

      Tem muita gente se perguntando pra quê se matar de estudar com ações e FII's se as cryptos estão entregando rentabilidades absurdas ?

      Excluir
    2. Essa história do bitcoin é loucura ein galera. Medo de quando isso explodir...(medo pelos outros, não por mim que estou zerada nessa! rsrs)
      Abs!

      Excluir
    3. eu tive o mesmo receio, apliquei e quando se pagou tirei o inicial... problema é que nunca mais parei de ver subir... recente tirei mais um "pouco", não me arrependi... mas gerenciei o risco. Agora mesmo que pulverize o valor do BTC, o lucro foi mais do que embolsado e se transformou em RF + FIIs novos.

      Excluir
  7. Sobre ações penso o seguinte:
    Sou um critico da ideia de pulverizar investimentos em várias ações.
    Acho que o ideal é investir em 2 ou 3 ações que você realmente acredita.

    Pulverizar em 6, 10 ações diferentes dificilmente traz um bom resultado, já que provavelmente alguma(s) terão rentabilidade negativa e derrubarão a média.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Anon, estou pulverizando um pouco nos FIIs. Não acho grande um número de 10 diferentes. Mas isso é questão de opinião...
      Abs!

      Excluir
  8. Eu acho que a euforia da Bolsa com esse governo Temer, passou ou está passando. O mercado ficou eufórico com as ditas reformas(que ficou tudo no embromation) e já percebeu que esse é o governo dos desditos. Diz uma coisa de manhã; meio-dia, diz que não é bem assim, e de tarde desdiz tudo

    ResponderExcluir
  9. IFM, muito bom, que seu novo emprego se concretize!

    Em relação a RV, porque não adota a metodologia de alocação de ativos? Assim, essas incertezas do ano que vem podem ser gerenciadas de maneira mais racional e fria.

    No meu caso estou começando a considerar as criptomoedas, de maneira bem tranquila, no máximo 1% do patrimônio a princípio. Mas tbm dá pra adotar alocação em criptomoedas o que pode diminuir o risco.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada viver de boa!

      Olha, acabei de ver que em uma semana o bitcoin foi de 55k para 64k, 23%, loucura total! E eu perdendo o timing de entrar a todo momento...

      Obrigada pela ideia!
      ABs!

      Excluir
    2. 1% do seu patrimônio = R$ 8.400,00*23% = R$ 1932,00 de rendimento em uma semana.

      Para limitar o risco você pode ir realizando o lucro de forma a sempre manter a porcentagem geral da carteira. ;)

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)