terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Mudança no FGC: possível teto

Pessoal, boa noite!

Notícia de última hora: http://www.valor.com.br/financas/5224829/seguro-do-fgc-por-investidor-deve-ter-teto-de-r-1-milhao

Viram essa?

Será que vai ser aprovada?

Qual a estratégia que vocês pretendem tomar diante desse cenário?

Será que ter 1 milhão vai virar um pesadelo? (rs, claro que não, mas precisamos ter mais cautela...)

Vamos debater o assunto nos comentários?

Abs!
IFM

22 comentários:

  1. Olha aí, não tinha ficado sabendo dessa! Seu blog fez as vezes de portal de notícias para mim :P

    A questão é que poucos estarão dispostos a investir em LCs e CDBs a ponto de ficar nessa margem.. Nos dias de hoje, com CDI lá embaixo, só mesmo quem tem um patrimônio muito elevado para beirar esse limite.
    Eu tenho LCIs vencendo em abril, confesso que não sei onde reaportar esse valor, mas gostaria de mantê-lo em RF. Você tem alguma sugestão de ativo?

    Me conte qual a sua estratégia diante desse cenário, IF ou M! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DM, hahaha que legal, feliz em ajudar!

      Então, eu acho que essa notícia só faz com que sejamos mais cautelosos em colocar o nosso dindin em um banco muito desconhecido. Hoje eu já aporto em bancos pequenos, mas confiáveis, devo continuar com a mesma estratégia.

      Sobre os LCIs vencendo, eu estou reinvestindo em LCIs mesmo, ainda tem alguns poucos bancos que estão pagando boas taxas. Minha estratégia não é ficar tirando da RF para colocar na RV, mas ir aportandos os próximos salários na RV para ir equilibrando o meu portfólio...

      Abs!

      Excluir
  2. Eu tinha visto isso também. Mas acho que não me afetará muito, pois acompanho trimestralmente o balanço dos bancos (BancoData e site do BCentral). Então, só aporto em bancos que possuem boa saúde financeira.

    Pra mim, entrar em banco bomba é arriscar.... e esse capital de "risco", acabo direcionando para RV com ações e FIIs. Acho isso mais plausível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi Lucio, é uma boa acompanhar esses dados. Eu não acompanho muito não, confesso.

      Também concordo que se for para arriscar, melhor arricas na RV!

      Abs!

      Excluir
  3. Não acredito que deva mudar muito, o importante é manter até 250k
    Isso teria impacto num cenário de quebra de diversos bancos ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  4. Para já tem os 250k que serve bem, dá para diversificar entre os Bancos, para conseguir mais dinheiro com FGC, além de diversificar com tesouro direito, Fundos DI, Ações, Fundos Imobiliários.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  5. Olá IFM!
    Sempre invisto do CDB/LC mais longo 1400 dias para frente e sem liquidez diária. A minha estratégia tá lá no blog mais detalhada. Em todo caso estou querendo fazer uma estratégia que é conhecida por escada e apesar de estar longe dos 250k hoje , eu prevejo passar desse valor antes do vencimento do primeiro degrau, lá pra 2020, se aumentar para 1 Milhão, melhor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Janota, 1400 dias eu acho muito arriscado!
      Vou dar uma passada no seu blog para ver!
      Abs!

      Excluir
  6. Para mim não vai afetar quase nada, mas acho uma sacanagem o que os grandes bancos estão fazendo. Ao invés de melhorarem as taxas, eles forçam o investidor fugir dos bancos pequenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo Senhor Bufunfa! Temos que tomar um pouco mais de cuidado, mas acho que dá para manter a estratégia...
      Abs!

      Excluir
  7. No geral, vejo como uma péssima notícia, pois a medida, como sempre, ao invés de proteger o investidor busca proteger os banqueiros. De todo modo, dá para diversificar bem antes de ultrapassar o limite e para quem é casado(a) tem a vantagem (ou não, rs) de usar dois CPFs. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Finansfera, estão sempre tentando nos cercar. Mas acho que dá pra manter boa parte da estratégia, tomando um pouco mais de cuidado...
      Abs!

      Excluir
  8. Achei um absurdo realmente. O bancos mandam nesse país. Mas eles podem esperar sentados se acham que com isso vao recuperar clientes

    ResponderExcluir
  9. É mais uma das notícias ruins nesse país. Além desse governo faminto por cobrar imposto; agora, os bancos também estão usando de mequinhez. Vejam, que as taxas hoje de CDB, LCI, RDB, ETC, estão mixurucas, e se facilitar, muitas vezes, até perdem prá também mixada poupança

    ResponderExcluir
  10. Eu sou indiferente a tudo isso.

    Já ouviu falar do paradoxo da cerca? É mais ou menos isso que acontece no caso destes "seguros".

    Quanto mais seguradas as pessoas se sentem, menos elas olham para os riscos. Chegam ao ponto de pular numa perna só na beira do penhasco sem preocupação alguma.

    ResponderExcluir
  11. Nós estamos no Brasil, com uma crise financeira e principalmente de eficiência estatal. Você realmente acredita na possibilidade do FGC garantir algo quando a corda estourar? Eu, sinceramente, não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi acontecer enriquecendo, mas confesso que tenho um pouco de pé atrás...

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)