quinta-feira, 30 de novembro de 2017

A ironia do post anterior e os diversos golpes no mercado

Pessoal, boa tarde!

Acho que alguns leitores estranharam o post anterior. De fato ele foi totalmente irônico. Recebi o email que postei anteontem de uma pessoa desconhecida querendo confirmar meu nome e me fazendo a proposta que estava no email.

O golpista dizia que havia alguém na Malásia com o mesmo sobrenome que eu e que tinha muitos milhões em um banco X, quando morreu. Ele afirmava que a pessoa não tinha herdeiros e queria "dividir" 50% do valor total do milhões comigo. Sério, eu realmente não sei como ainda tem gente que cai em golpes como este.

Eu não tive energia ou vontade de responder esse email, quem sabe um dia a curiosidade me vença e eu responda só para ver no que daria. Com certeza em algum momento eles me pediriam uma quantia "simbólica" para me depositarem esses milhões.

De qualquer maneira, meu post anterior foi mais para alertá-los que os golpes chegam até nós (mesmo a gente achando que não) e que temos que ficar com o olho aberto. Vi em outros blogs outras pessoas sendo contactadas com histórias semelhantes então é algo que está ficando cada vez mais comum. Isso sem contar o golpe que passou nestes últimos dias na TV sobre aquele ser do Mato Grosso que prometia milhões para quem "investisse" 1 mil reais.

Pessoal, repitam comigo: NÃO HÁ CAMINHO FÁCIL no mundo dos investimentos/IF. Não há. Você nasceu rico? Que sorte! Quem não nasceu: é batalhar, batalhar, juntas aos poucos como se fosse uma formiga e construir o seu montante. A não ser que você tenha uma idéia genial e ganhe muito dinheiro com isso, esse é o caminho. Mas vejam, o protagonista é sempre VOCÊ, eu, nós. Nunca os outros. Ninguém dá dinheiro por nada para ninguém. Você daria? Pois é, acredito que não.

Eu sei que parece básico isso, mas vejam bem, eu vi uma pessoa cair em um golpe do meu lado. Uma pessoa humilde e que enxergou uma "oportunidade" de comprar um carro que valia 70k por 35k. Achou que estava fazendo um super negócio, que tinha de fato achando o negócio da China. Para resumir, ela descobriu que levou um golpe assim que depositou o dinheiro para o golpista. Detalhe: quem vendeu o carro tinha email da concessionária, endereço, atendia o telefone da concessionária, enfim, ela achou de fato que era real.

É real comprar um carro 0 km pela metade do preço que ele vale? Não, não é. Isso basta. Não interessa se o email é confiável, se os documentos são confiáveis. O preço não é confiável. Senti muita pena, porque ela pegou um empréstimo para depositar o valor. Ela está trabalhando em um contrato determinado de 1 ano e nem se ela juntar o salário dela de 1 ano inteiro vai somar os 35k. É uma pena de fato, por uma simples falta de atenção na hora de tomar uma decisão, ela sofrerá as consequências por um longo período.

É por isso que eu prefiro trabalhar como uma formiguinha, juntar os meus valores aos poucos e formar o meu montante. É o caminho mais longo, mais difícil, mas é o caminho mais certo. Certo de que um dia chegaremos lá e olharemos para trás analisando que valeu a pena! 

Juízo por aí pessoal!

Abraços,

IFM

7 comentários:

  1. Esse tipo de golpe da certo porque existem pessoas que querem dar uma de malandro, achando que tao tirando vantagem da situacao mas na verdade sao elas que estao sendo passadas pra tras.... Cultura da desonestidade enraizada nesse pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Anon, precisamos mudar isso. Vejo pessoas humildes também achando que é "a oportunidade da vida deles" ou que "Deus enviou esse presente" e que precisamos ajudá-los a abrir o olho...

      Excluir
  2. Certamente não há moleza nesse caminho pela Independência Financeira. Por outro lado, não é incomum aparecerem boas (às vezes muito, muito boas) oportunidades quando estamos bem capitalizados. Não era o caso da pessoa próxima a você que, infelizmente, aprendeu a lição da maneira mais custosa possível. Que ao menos tenha, de fato, aprendido com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que aprendeu Nazareno.
      Eu sou mais desconfiada mesmo, por exemplo, perdi o bonde do bitcoin (arrependida...rs)!

      Excluir
  3. Olá IFM, eu ando tão escabriado com esse tipo de coisa que e-mail desconhecido nem abro mais. A mesma coisa com telefone de DDD de fora. Ou é golpe ou é a operadora enchendo o saco.

    E por aí vai...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha é verdade Aportador! Eu tenho aberto e tenho atendido, mas é por pura necessidade de arranjar novo emprego, então preciso atender desconhecidos! ;)

      Excluir
  4. Acho que até existam caminhos fáceis, porém, com moralidade e ilicitude discutíveis, no mínimo. Sem contar que o que vem fácil, vai fácil.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)