segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Gastos Mensais - descobrindo para onde vai o nosso bem precioso

Semana nova iniciando e eu já com aquela energia (só que não) de começar com todo o gás. Tanto é que estou aqui escrevendo para o blog.

Consolidei (finalmente) meus gastos mensais e trago uma tabela e um gráfico sobre eles, abaixo. Importante: lembro que ainda moro com meus pais e não pretendo sair daqui tão cedo (pelo menos não enquanto não casar ou atingir a IF). Vamos aos números:



Tabela com os detalhes:













Nunca tinha feito essa análise. Na verdade resolvi fazer depois que alguém na finansfera falou que tinha um custo de 1K/mês. Curioso saber que estou acima desse valor e se eu colocar algumas estravagânças que faço com shows, viagens, ainda chegamos em 1.6k, quase 2k. Mês que vem ainda terei mais 0.3k da passagem da Europa do ano que vem, que finalmente comprei.

Como podem ver, meu gastos são bastante concentrados em saídas de final de semana, gasolina que grande parte gasto para trabalhar e outros itens de menor representatividade.

O que penso como próximos passos? De verdade, esses custos que tenho sei que são os menores que posso ter. Há muito tempo me desafiei a diminuir esses custos e cheguei no máximo que posso aguentar de diminuição.

Gasto muito com almoços, jantares e happy hours? Gasto, mas é a minha diversão do dia-a-dia. Faço viagens, vou a shows que são bastante caros? Vou, mas é o que eu gosto de fazer também. Os demais gastos são básicos de sobrevivência.

Para mim, o segredo é exatamente esse: reduzir os gastos que menos agregam valor para a sua felicidade e investir naqueles que realmente são importante para você. Sem culpa, sem lamentação, apenas focando no que vai te deixar feliz.

Sei que meus gastos se mantém baixos por conta de eu morar com meus pais. Contribuo pouco com as despesas da casa, o que me ajuda muito a aportar forte no meu futuro. Já pensei (principalmente na época de faculdade) a sair de casa para ter a tal "liberdade". Hoje não vejo dessa maneira. Hoje vejo que em pouco tempo eu posso não tê-los mais comigo, então procuro "aproveitar" a companhia deles, então não quero mais sair de casa. As coisas mudam, nossos objetivos mudam, nossos pensamentos mudam.

Penso em ter uma casa própria no futuro? Penso. Acho que quando eu tiver uns 2M, vou começar a me preocupar com isso. Até lá, não vejo vantagens em pegar meu rico dinheirinho e trocar por tijolos, por mais que os imóveis se valorizem.

Mudando um pouco de assunto, Agosto está chegando na metade e fiz uma parcial dos meus rendimentos neste mês: a queda da Selic de fato está puxando bem para baixo eles. Infelizmente, aportar é a solução, mas acredito que não vou conseguir evoluir nos rendimentos neste ano. Os aportes estão indo todos para manter (ou tentar recuperar) o alto nível de rendimentos. Por enquanto ainda estou na RF, mas pensando seriamente em pegar mais pesado nos estudos de FIIs. Ainda não quis "investir" um tempo nisso, mas vejo que não terei outra saída.

Abraços,
IFM

32 comentários:

  1. O importante manter o equilibrio entre os gastos e o lazer, para não ser só presente, nem só futuro.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  2. Parece que parasitar os pais é uma atitude comum na finansfera.

    Sem aluguel e contas pra pagar o aporte fica muito grande.

    São raros os casos de gente que contribui significativamente com os gastos dos pais hoje em dia.

    Acho que vai da criação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Parasitar não é bem a palavra, mas se você a escolheu, vejo um certo pingo de inveja neste comentário.
      De qualquer forma, os aportes poderiam sim ser 2k a menos por mês se eu morasse sozinha. O que isso mudaria? Talvez ao invés de chegar no 1º milhão em 2018, eu chegaria em 2019. Nossa, que grande diferença, não?
      Sucesso para vc!

      Excluir
    2. curioso que os comments polêmicos são sempre anônimos... IFM, lembre que vc pode ativar a moderação de comentários no seu blog.

      Excluir
    3. Hehehe sempre PD7! Sim, preciso fazer isso! Valeu!

      Excluir
    4. O comentário do anônimo 17:00 não foi ofensivo na minha opinião.
      Ele falou algo que é verdade, a palavra parasitar pode ser errada, mas de fato boa parte da finasfera mora com os pais e isso realmente faz diferença nos aportes.
      Com relação ao pão durismo, penso que desde que não haja ofensas fazer um blog só para receber comentários que agradam é bobeira.
      Se não aceita comentários contrários ainda que civilizados não se exponha na internet.

      Excluir
    5. Praticamente em todos os posts de gastos mensais da finansfera em geral, sempre tem alguém comentando sobre isso, e sempre gera a maior polêmica pois as pessoas tendem a fazer comparações vitimistas.

      Tem gente que não tem essa "facilidade" e fica chorando as pitangas de quem pode se dar a essa luxo.

      Na minha visão de mundo, se a pessoa pode aportar (ou seja sobra grana), ela pode muito bem contribuir com os gastos da casa pra não ficar tudo em cima das costas dos pais.

      Mas tem muita gente que usa esse "oportunismo", simplesmente para aportar mais e mais.

      Excluir
  3. IFM,

    O que seria HH (junto com almoço, etc)?

    Não achei que vc "gasta muito"... acho que está razoável, e de repente até baixo em relação ao seu patrimônio, hehehe... mas isso não quer dizer que a gente vai abrir a mão, né? kkkk

    Mas vc está certa... não adianta ter grana e ver a vida passar... temos que equilibrar as coisas e aproveitar o hoje.

    Abraço,
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HH = happy hour! Hehehe
      Eu me acostumei de fato a gastar como se eu fosse quase uma estagiaria ainda. Os itens que eu aumentei mais foram as saídas, viagens que de fato me fazem bem.
      Abrir a mão? Jamais! Hahaha
      Pelo menos enquanto não alcançar a IF.
      Abs!!

      Excluir
  4. Olá IFM, parabens pelo blog. Estou na mesma situação quw vc,tb querendo eatudar FIIs pq a renda fixa ta difícil, mas pra mim so ano que vem. Vou acompanhar sua evolução.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rabugento! Obrigada pela visita!
      Eu me simpatizo por FIIs porque vejo 2 chances de "lucrar": com a valorização deles e com os alugueis.
      Porém, ainda tenho que estudar em qual corretora vou operar com eles, porque a minha atual é cara.
      Quero também disponivilizar aqui no blog o meu estudo, quando eu finalizá-lo!
      Vamos juntos então nessa nova jornada!
      Abs

      Excluir
  5. Oi IFM, muito bacana toda sua luta pela tão sonhada "sombra e água fresca financeira"...
    Vale organizar na sua planilha os custos anuais de Seguro do Veículo (caso tenha) e também nossos amados impostos do veículo, como IPVA, DPVAT para uma organização anual dos custos...
    Já lí em alguns blog´s que alguns lutadores separam mensalmente um valor para este bendito perrengue com nosso tão suado dinheirinho.

    No mais, sucesso na caminhada...

    PS: ainda estou anônimo pois vou criar uma conta para um possível blog que quero montar contando a minha saga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ponto Anon! Seria a chamada provisão né? Eu sacrifico o salario do mes do pgto e não faço essas provisoes mensais, mas é de se pensar!
      Nao pense 2x na hora de fazer o blog, eu demorei mto, se tivesse iniciado 2 anos atras teria um verdadeiro diario de como dei esse up na vida financeira! Abs!

      Excluir
  6. Oi IFM!

    Você tem um ótimo aporte mensal, e o fato de ainda morar com os pais alivia em muito seus custos. Dá para se dar ao luxo de gastar um pouco com diversão. Admiro quem consegue níveis extremos de frugalidade, mas eu sou partidário do equilíbrio saudável. Acho que você também tem esse perfil, certo?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DM!
      Acho que a resposta é mais ou menos! Rsrs
      Eu tenho 2, 3 coisas que sao de fato importantes para mim (como viajar, beber um bom vinho/cerveja, etc) e gasto com isso. O resto é por pura necessidade básica (como me transportar para o trabalho) e vivo de forma simples com o resto (por exemplo, nao bebo refrigerante todo almoco, justamente pra economizar nos 5 reais diarios).
      Pra mim o segredo é esse, saber no que vc quer focar e desinvestir total no restante...
      Como vc equilibra esses pontos?
      Abs!

      Excluir
    2. Beber refrigerante em todos os almoços não faz bem para saúde nem para o bolso. Melhor deixar assim!

      Da minha parte, tenho alguns pontos positivos que me ajudam a economizar. Estou vivendo em um país com custo de vida sensivelmente mais baixo do que o Brasil, e não tenho gastos com carro (que costuma custar quase como um filho). Alguns outros custos que também comprometem eu amenizo por meio de adaptações na minha rotina (vivo em apartamento pequeno, e não pago faxineira; preparo comida para levar ao trabalho; tento me deslocar o máximo possível a pé ou via transporte público, já que aqui há segurança suficiente para isso). Não me considero consumista, não tenho um gasto mensal significativo com roupas ou com gadgets em geral. Meu notebook é o mesmo desde 2013, só vou trocar quando sentir necessidade.

      Nada disso é um grande sacrifício. Por outro lado, não tenho receio de gastar com o que gosto, principalmente bons restaurantes!

      Você escreve de forma bem agradável, aguardo os próximos posts!

      Abraço!

      Excluir
    3. Também acho DM!
      Você pode abrir em qual país você vive? Isso influencia muito!
      Me parece que você também eliminou aqueles gastos que não te agregam e foca naquilo que te dá prazer. Acho que o grande segredo é esse!
      Obrigada pelo elogio e parabéns pelo seu blog também!
      Abs
      IFM

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. IF ou M,

      Atualmente vivo nos EUA. E você, é de qual parte do Brasil? Eu arrisco SP.

      E sim, quando priorizamos o valor em relação ao custo, fica mais fácil decidir onde economizar em nossa rotina. Abraço!

      Excluir
  7. IFM, mesmo morando com seus pais, seus gastos são baixos.

    Eu não moro com meus pais, na verdade eu nem tenho moradia, pois a empresa em que trabalho banca minha estadia... mas não vejo quem mora com os pais uma situação de parasitismo não, está mais para um mutualismo (na maioria das vezes).

    É bem provável que seus pais gostem que você ainda viva com eles. E com eles ficando velhinhos, é até legal.

    Acho que, no caso de homens, esse lance de morar sozinho está muito ligado também a ter um local para levar garotas.

    Que mal lhe pergunte, quanto você ganha por mês?
    Pelo valo de patrimônio, idade e gastos, eu chuto cerca de R$ 13mil / mês... acertei? heheh

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Japa!
      Vejo aqui que muitos blogueiros da finansfera tem condições diferenciadas: o DM acima mora em outro país e tem alguns benefícios da empresa, você também mora em outro estado e sua empresa banca bastante coisa.
      Vejo que quem quer chegar "lá" (IF) rápido, tem que cortar gastos de alguma forma, tomando decisões inteligentes (seja aceitando uma proposta diferente na empresa, ou adiando a saida da casa dos pais, morando com amigos, etc).
      Meus pais amam para falar a verdade. Eles são super apegados...rsrs
      Tem razão, para homens é diferente!
      Sobre o quanto eu ganho, acredito que no final do mês quando eu postar os meus aportes de agosto você consegue chegar num valor aproximado...
      Abs!

      Excluir
  8. Oi IFM,
    Do ponto de vista financeiro, adiar a saída da casa dos pais é a melhor solução. Mas do ponto de vista pessoal, acho que vai depender muito da dinâmica da família. Ás vezes a permanência pode ficar insuportável com o tempo.
    Gostei de como você defende seu ponto de vista, de que gastos com diversão são, de certa forma, essenciais. Também penso assim, mas tento estabelecer um limite no orçamento.
    Parabéns pelo blog. Ótimos textos!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samurai,
      Você tem razão. Tenho uma amiga que está saindo de casa agora porque a situação está insuportável. Coisas básicas como cozinhar, sair e voltar na hora que bem entender e etc viram um pesadelo na casa dos pais dela e é por isso que ela se meteu em um financiamento e se muda mês que vem.
      No meu caso é diferente. Já tive umas brigas bem feias na época de adolescência e nos acertamos. Desde então, temos uma relação saudável...
      Obrigada pelos elogios!
      Um abs!
      IFM

      Excluir
  9. Olá IFM, tudo bem? Venho acompanhando seu blog e li ele inteiro hoje, gostando muito da sua breve história de vida e desejo muito sucesso pra você futuramente e que atinja sua IF nos próximos anos.

    Acompanho o blog de outros colegas de finanças que comentam em seu blog também e penso em criar o meu, mas talvez sem ser anônimo, usando meu nome mesmo (sou maluco? acho que não, mas como já tenho uma certa "exposição" na internet por conta de outro blog (de TI, área que trabalho) não vejo muito uma necessidade de ser anônimo criando um blog sobre investimentos e finanças, mas ainda estou pensando sobre isso).

    Gostaria muito que existissem mais homens e principalmente mulheres com o pensamento focado em poupar pensando no futuro como o seu em nosso país, infelizmente é uma minoria.

    Abraço e muito sucesso, continuarei acompanhando o seu blog, não pare de escrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon!
      Obrigada!
      Sobre ser anonimo ou não, acho que depende um pouco do que você quer compartilhar no seu blog. Acho "delicado" compartilhar valores tão abertamente como faço aqui e não ser anônimo. Mas isso é uma opinião pessoal, ok?

      Também tenho o sonho de as pessoas se tornarem mais conscientes sobre o futuro do seu próprio dinheiro. Acho que ainda chegaremos lá, mas são pequenos passos que estamos dando. Resolvi criar o blog justamente para mostrar que mesmo que seja aos poucos, é possível chegar lá. Eu resolvi radicalizar em alguns aspectos para chegar lá mais rápido, mas pessoas que não tem tanta pressa, também é possível!

      Pode deixar, não vou parar de escrever não. Tive uns imprevistos no trabalho semana passada e neste fds viajei, mas vou arranjar um tempinho para escrever durante esta semana! ;)

      Abs!
      IFM

      Excluir
  10. Há várias formas de economizar ano a ano e morar com os pais é uma delas. Eu morei até os 22 com meus pais, depois mudei de cidade para cursa faculdade e moro no alojamento da faculdade com custo baixíssimo (aluguel, água, luz) por volta de 200/mês. Cada um deve se adaptar e recorrer a melhor opção que tem no momento.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí SE! Acho que temos que jogar com as possibilidades que existem para nós. Nem todo mundo terá as mesmas chances de economizar que tenho e eu também nao terei as mesmas oportunidades que outros tem. O importante é enxergar as oportunidades que temos no nosso "mundo" e fazer acontecer através delas!
      Abs!
      IFM

      Excluir
  11. Cara compra uma moto de cilindrada baixa pra ir pro trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brasuca!
      Juro que já pensei em fazer isso no passado, mas desisti dessa idéia depois de ter um amigo que se acidentou feio! =/

      Excluir
  12. (BRUNO): Ótimo Blog!!! Parabéns!!! Estou pensando em criar um para escrever minhas experiências, apesar de ser em valores bem menores que os seus. Acredito que escrever nos causa uma maior reflexão sobre o assunto. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  13. Preciso fazer isso também...
    Não conhecia seu blog, mas vou passar a acompanhá-lo!
    Um abraço!
    https://tartarugapoupadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)