Olá pessoal, tudo bem?
Sexta ou domingo volto com o fechamento mensal (finalmente!). Querem fazer apostas nos comentários de qual quantia de patrimônio vou fechar este mês? rs.
Enquanto os próximos 3 dias não passam, estava pensando sobre zona de arrebentação. O que chamo de zona de arrebentação? Vou explicar abaixo.
Zona de arrebentação, para mim, é aquela fase onde você sente que, ao passá-la, os investimentos fluem de uma forma tão natural, que você não precisa mais se preocupar de forma tão forte com os aportes ou com aquele 0,1% a mais de rentabilidade. O "bolo de dinheiro" começa a render por si só e você pode muito mais curtir outras coisas do que ficar focado nas suas finanças. Outro ponto importante pra mim, é que você começa a se dar ao luxo de acessar certas coisas que não acessava antes (seja qualidade de viagens, produtos, o que seja importante pra você - esses gastos acabam não fazendo tanta "cosquinha" no seu patrimônio) e você, naturalmente, começa a relaxar em termos de gastos e a ver que você terá, para o resto da vida, acesso a itens de qualidade que você não tinha antes.
Comecei a pensar que uma parte da população brasileira tem esse status e não se preocupa em tomar decisões por conta de centenas de reais. São pessoas que colocam o filho em escolas caras porque podem e não faz diferença uma escola um pouco mais barata, tomam suas decisões sem levar em consideração como fator principal, o financeiro. Quando pensei nesse exemplo hoje, foi a idéia de trazer isso como post. Acho que quando nos sentirmos dessa maneira, passamos dessa zona.
Eu confesso que já me sinto em partes assim. Boa parte das minhas decisões não me baseio em preço. Por outro lado, pensando na eu do futuro, escola de filhos talvez ainda pesaria a parte financeira. Ainda não compro passagens de avião de classe executiva. Imagino eu que esse tipo de decisão começa a ser mais fácil a partir de uns 15 milhões de reais. Isso, obviamente, na minha cabeça.
Pra mim, super vale você pensar nas diferentes partes da sua zona de arrebentação. Tem desde você não se preocupar com as suas contas de consumo, até mesmo você escolher ir de executiva na sua viagem de férias. Acho que esse pensamento ajuda a você pensar em pequenas metas de patrimônio de milhões de reais e ir comemorando conforme passa por cada zona de arrebentação.
Faz sentido? O que acham?
Abs,
IFM
vc deve ter uma auto-estima muito baixa pra ficar usando o seu patrimonio como forma de se auto-afirmar.. "olhem seus pobres, eu estou no 0.1% mais rico da população' e nao tenho que me preocupar com preços" . O que isso acrescenta a quem está interessado em independencia financeira? seu blog é um desserviço.
ResponderExcluirVc já leu o blog desde o início? Se quisesse realmente aprender teria lido. Tu pega um livro para ler e já vai logo para o capítulo final, onde diz "...e foram felizes para sempre!" e quer dar opinião? Deixa de preguiça e faça o seu estudo direito! "Desserviço" é o seu comentário.
ExcluirAcho engraçado, em vários blogs da "finansfera" onde o pessoal já está há alguns anos nesse mundo e já alcançaram relativo sucesso, sempre surgem uns comentários atacando...Se não quer ver morangos, não vá na feira de morangos!
ResponderExcluirDe toda forma, acredito que a partir de uns 2 milhões de dólares dê pra ter uma vida tranquila, certamente luxuosa...usando a regra dos 4% da 80 mil usd anuais ou 433 mil reais.
se vc acompanha outros blogs do mundo FIRE já percebeu que este aqui distoa totalmente dos demais.. enquanto muitos blogs falam sobre frugalidade, questoes filosoficas sobre satisfação pessoal e felicidade, essa aqui só quer ficar se auto-bajulando. A autora deslumbrada nunca estará satisfeita com o que tem. E parece que seus seguidores estao na mesma maluquice (aain com 2 milhoes de dólares acho que dá pra ficar tranquilo kkkkkk
ExcluirEntendo seu ponto, agora me diga, porque que temos que ter uma vida frugal pra sempre? Porque as pessoas tratam querer um pouco de luxo como se fosse o fim do mundo? A gente só vem nessa terra uma vez*, a verdade é que cada um faz o que quiser, alguns se contentam com pouco, outros com muito, alguns preferem comer cenouras e outros beterrabas. Você percebe que no Brasil existe essa aversão à riqueza, talvez pelos maiores exemplos públicos que temos ou são políticos, ou artistas, ou criminosos (incluindo as categorias anteriores). Mas se eu te perguntar agora, se for pra você viver o resto de sua vida sem nunca mais trabalhar, você prefere com 100mil reais ou com um milhão? Talvez se você for de uma país extremamente pobre, você não produza nem mil reais em toda sua vida, enquanto que se for pra um lugar rico faça isso numa tarde passeando com cachorros. Porque existirem pessoas que querem mais te incomoda tanto?
ExcluirVou te contar o porque que tenho esse valor em mente:
Quando mais novo, perdi minha mãe pois ela precisava de um remédio de 20k, de um mês para o outro ela adoeceu e não tinha condições de bancar, não existia tratamento pelo sus e o plano de saúde não cobriu o remédio. Agora se tivesse uma reserva gorda, você acha que teria algum problema em pagar os medicamentos?
Viemos nesse mundo para produzir e melhorar a vida dos outros, e dificilmente se consegue ajudar o próximo sem antes ajudar a si mesmo.
Rapaz, não traga a sua realidade para aqui achando que é a regra.
ExcluirAcho 2 milhões de USD pouco para uma família de 4 pessoas (02 adultos e 02 crianças).
Não sustenta 02 colégios particulares americanos no RJ, plano de saúde para 04.
OLM que não é das mais caras está 6500 por criança, 02 da 13k. Plano de saúde Bradesco ou Sul américa com direito a rede dor para 04 pessoas ta 4k. Aluguel de apto 120m2 na zona sul do RJ 7-8k (botafogo, laranjeiras, etc) Ipanema ou leblon é o dobro. Já deu 25k de custo só aluguel, colégio e plano de saúde. Sem babá, sem empregada, sem lazer, luz, água, condominio, viagens etc.
Se não gosta do Blog não venha aqui, atrapalhar a dona e quem gosta de ler.
abçs e sucesso
Complementando pela regra de 4% da 36 mil por mês, fica apertado para fazer viagem nacional em Resorts que fica 2-3 mil a diária para 4. Viagem internacional fica impossível, estando 5-7 mil a passagem para 01 pessoa para europa.
ExcluirExecutiva então que gira de 10-20k... por pessoa
pelas respostas ao meu comentario vejo que os seguidores dessa maluca dona do blog estão na mesma vibe que ela: acham que um dia terão um numero de zeros na conta que, enfim , lhes trarão tranquilidade e felicidade. Pois eu digo: não trará. Se fosse assim nao haveria pessoas milionarias infelizes ou suicid@s. Se vc acha q um apto de 120 m² é condição sine qua non para felicidade, sinto informar que vc está errado. Só vai despertar a vontade de ter um de 240 m². Por isso esse blog me dá tanto asco, ele se traveste de uma busca por independencia financeira mas na verdade é outra coisa, é só ostentação e necessidade de auto-afirmação
ExcluirPrimeiro, não liga pro Anon invejoso acima, é a típica pessoa que não se esforça em nada e coloca a culpa sempre nos outros, nunca é ele.. preguiça de pessoa assim.. mas enfim… sobre a zona de rebentação, concordo contigo, é muito claro olhar pra trás e ver que as contas basicas como agua, luz, celular eram preocupações e eu vivia tentando baixar, hj eu nem olho, pago tranquilo e segue a vida. Claro que cada um tem seu momento e montante, e quanto mais alto o valor acumulado, o que vc deixa de se preocupar são luxos, e eu, assim como você, quero minha FIRR FAT, com mto esforço, trabalho, ESTUDO, aproveito de oportunidades, saindo sempre da zona de conforto, um dia chegaremos lá. Parabéns pela trajetória e continue nos alimentando de suas experiências que sao incríveis e nos inspiram a chegar lá tbm
ResponderExcluira proposito, eu estou pouco me lixando pra quanto seu patrimonio vai fechar esse mes e se vc será a primeira ou a segunda pessoa mais rica do cemitério
ResponderExcluirTá sim kkkkk
Excluirkkkk que invejoso
ExcluirQuanto mais haters um blog possui, maior é o sucesso do dono(a) do blog. Parabéns IF ou M. Delete os comentários desse invejoso e nos brinde com o seu fechamento. Muitos blogs foram abanonados por esse tipo de anônimo comentarista. O melhor blog de finanças que foi do viver de renda foi descontinuado por esse tipo de pessoa fracassada. Chega um momento em que o autor se frusta com os haters e pára de escrever no blog. Essas pessoas, sem perspectiva de sucesso, sentem um prazer enorme em denegrir o sucesso alheio. Mas saiba que você é inspiração para 99% dos seus leitores.
ResponderExcluirTá sim kkkk
ResponderExcluirNossa, sucesso realmente atrai inveja, né? Sugiro que você modere os comentários e delete esses invejosos antes mesmo de aparecerem publicamente. O melhor a fazer é ignorar e não dar visibilidade a esse tipo de gente fracassada e frustrada.
ResponderExcluir